Jogadores da NBA passarão a ser testados para hormônio do crescimento

Caso atleta seja pego no exame antidoping por três vezes, novas regras preveem banimento da liga

Fonte: Caso atleta seja pego no exame antidoping por três vezes, novas regras preveem banimento da liga

Os jogadores da NBA vão começar a passar por exames antidoping para detectar a presença de hormônio do crescimento (HGH) no sangue a partir da próxima temporada.

A medida foi anunciada pela liga e pela Associação dos Jogadores (NBPA) nessa quinta-feira e prevê que os atletas sejam testados três vezes por ano, sendo uma vez na pré-temporada e outras duas durante a temporada.

Se o teste der positivo pela primeira vez, as novas regras preveem que o jogador será suspenso por 20 jogos. Caso ele seja pego pela segunda vez, a punição é de 45 partidas, enquanto uma terceira violação acarretaria no banimento do atleta. Esta é a primeira vez que os jogadores vão ceder amostras de sangue para exames antidoping. Até esta temporada, eles são testados apenas através da urina.

Publicidade

A discussão sobre o modo como os exames para detectar o hormônio de crescimento seriam feitos começou a partir do último acordo coletivo entre a liga e a NBPA, em 2011. Com a decisão, a NBA segue no mesmo sentido da MLB (Beisebol) e da NFL (Futebol Americano), que passaram a aplicar esse tipo de exame a partir de 2013 e 2014, respectivamente.

Últimas Notícias

Comentários