Josh Hart dispara contra utilização de estatísticas no basquete: “Besteiras”

Josh Hart ainda não parece ter se acostumado com a variedade de profissionais por trás da tomada de decisão dos times na NBA. E, na verdade, o segundo-anista nem está disposto a “abraçar” essa pluralidade. O ala-armador do Los Angeles Lakers disparou contra a crescente influência dos analistas estatísticos na forma de atuar das equipes e jogadores na liga.

“Tem um monte de gente que nunca jogou basquete antes, com essas besteiras de estatísticas avançadas e afins, tentando ditar o que devemos fazer em quadra. Nós treinamos por anos para merecer um lugar na NBA e vem um homem de 45 anos, que nunca foi atleta, falando que estou jogando errado?”, questionou o jovem, em entrevista ao “The No Chill Podcast”, apresentado pelo ex-jogador Gilbert Arenas.

A lógica de Hart é simples: qualquer pessoa pode dar a sua opinião, mas as únicas avaliações realmente válidas são aquelas vindas de quem já esteve em quadra. “O que essas pessoas podem dizer para mim que eu nunca tenha feito antes, em que não trabalhei na minha vida? Se você nunca jogou, não deveria ficar palpitando o que devo fazer. Mas, agora, tudo gira em torno dessas estatísticas, né?”, resumiu.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.