Jumper Brasil Discute – Os agentes livres de 2014

Integrantes do site fazem uma análise prévia sobre as perspectivas dos principais jogadores que estarão disponíveis na próxima offseason

Fonte: Integrantes do site fazem uma análise prévia sobre as perspectivas dos principais jogadores que estarão disponíveis na próxima offseason

Há um excelente motivo para que todos os fãs da NBA acompanhem a atual temporada com uma expectativa especial para a chegada do meio do ano. A offseason de 2014 não guarda só uma das melhores classes de prospectos universitários das últimas décadas, mas também um grupo possivelmente estrelar de agentes livres – que pode incluir astros como LeBron James, Carmelo Anthony e Dwyane Wade. Por enquanto, porém, tudo o que podemos fazer é projetar e especular sobre o futuro de cada um deles.

Nesta semana, o Jumper Brasil reuniu três de seus integrantes e o convidado Vinícius Veiga (Spinball Net) exatamente para trabalhar com essas projeções. Com menos de seis meses para a abertura da mais esperada offseason dos últimos anos, o que pode acontecer com alguns dos principais futuros agentes livres? Nossa equipe opina…

 

1. Verdadeiro ou falso: LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh vão assinar novos contratos com o Heat no meio deste ano.

Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. É bastante visível que os três estão felizes jogando juntos e, dentro de quadra, as coisas funcionam bem. Com LeBron reclamando do seu salário aqui e ali, um novo (e mais lucrativo) acordo para todos faz sentido.

Kaio Kleinhans: Falso. Eu acredito que os três ficarão em Miami, mas acho que eles não vão optar pela rescisão de seus atuais contratos na próxima offseason. Os três passariam a chance e apenas cumpririam os compromissos até o fim.

Gustavo Lima: Verdadeiro. É provável. Em time que está ganhando não se mexe. Simples assim.

Vinícius Veiga: Verdadeiro. Não vejo motivo para que o trio se desfaça. LeBron queria títulos, conseguiu em Miami e não vai querer abrir mão da chance de conquistar mais alguns. Wade deverá encerrar a carreira no Heat e Bosh adora atuar com os dois. Tudo se encaixa.

 

2. Eric Bledsoe, Greg Monroe ou Gordon Hayward: qual destes agentes livres restritos têm mais chances de trocar de time na próxima offseason?

Ricardo Stabolito Jr.: Greg Monroe. Não sei até que ponto o Pistons estaria interessado em negociar o pivô. Mas, independente disso, acho que Suns e Jazz estão dispostos a cobrir quaisquer ofertas que cheguem para Bledsoe e Hayward. Com sua folha salarial inchada, Detroit deverá pensar algumas vezes antes de fazê-lo.

Kaio Kleinhans: Greg Monroe. Ele receberá um contrato bem alto de alguma das equipes com flexibilidade salarial e, com o Pistons encontrando dificuldades para fazer funcionar o trio que forma com Josh Smith e Andre Drummond, os dirigentes devem pensar em envolvê-lo em uma sign and trade. Acho que a única chance do pivô permanecer seria o time trocar Josh Smith.

Gustavo Lima: Greg Monroe. O Pistons tem Josh Smith e Andre Drummond para preencher o garrafão, por isso Monroe pode ser uma importante moeda de troca. Não dá para ficar com os três e ter uma lacuna enorme na posição dois. Bledsoe e Hayward deverão ganhar generosos contratos de suas atuais equipes.

Vinícius Veiga: Greg Monroe. Não acho que ele sairá do Pistons, mas é quem tem mais chances de sair. Drummond é um monstro no garrafão e Josh Smith está jogando fora de posição. A saída do pivô colocaria Smith em sua situação de conforto (ala-pivô), além de abrir espaço na folha salarial para buscar um ala confiável e com bom chute de fora.

 

3. De zero a dez, quais as chances de Carmelo Anthony continuar no New York Knicks após a atual temporada?

Ricardo Stabolito Jr.: Quatro. Tudo que vem acontecendo com a temporada do Knicks (má fase, rumores, hostilidade da torcida) deve estar minando as chances dos nova-iorquinos manterem o ala. Hoje, eles se “abraçam” no fato de poderem oferecer mais dinheiro do que qualquer outro interessado para renovar seu contrato.

Kaio Kleinhans: Três. Parece que a ligação entre Carmelo e Knicks está bastante abalada. Se, antes do início da temporada já existiam rumores de descontentamento, os resultados atuais do time deixam as chances de permanência ainda menores. Minha aposta seria que ele vai para Los Angeles – jogar ao lado do amigo Chris Paul, se possível.

Gustavo Lima: Cinco. O Knicks parece fadado ao fracasso nesta temporada e, com poucas moedas de troca, terá que “rebolar” para melhorar o elenco. Melo sabe que, com esse plantel, não dá para pensar em ser campeão. A dúvida de Anthony é a seguinte: assinar por menos e ter uma chance de conquistar títulos ou ganhar muito dinheiro em Nova Iorque?

Vinícius Veiga: Sete. Acho que ele vai ficar. Depois de tanto querer estar em Nova Iorque, eu não acho que Anthony sairá a esta altura da carreira. Assinar um contrato volumoso com o Lakers é uma possibilidade viável também, mas, em minha opinião, o ala continua por lá.

 

4. Se eu dissesse que apenas um dos três seguintes atletas vai continuar em sua atual equipe no segundo semestre, em quem você apostaria: Pau Gasol (Lakers), Luol Deng (Bulls) ou Paul Pierce (Nets)?

Ricardo Stabolito Jr.: Paul Pierce. Gasol terá sorte se terminar a semana no Lakers. Não acho que Pierce vá querer sair do Nets deixando a imagem de um provável fiasco na atual temporada. Deng também poderia ficar no Bulls, mas isso depende tanto dos dirigentes de Chicago quanto do ala. É mais complicado.

Kaio Kleinhans: Paul Pierce. Chegou recentemente à equipe e, embora não esteja feliz, eu não acredito que o Nets pensa em se desfazer do atleta por toda sua capacidade, liderança e experiência. Se houver uma mudança por lá seria a demissão de Jason Kidd.

Gustavo Lima: Luol Deng. A direção do Bulls já avisou que deseja estender o contrato de Deng. Já Gasol e Pierce têm contratos expirantes e estão com os dias contados em suas equipes. O espanhol deve arrumar um bom contrato em outro lugar, enquanto Pierce está em fim de carreira e pode assinar com algum candidato mais sério ao título.

Vinícius Veiga: Paul Pierce. Por um motivo: ele não vai querer sair de Brooklyn como um fracasso. A temporada está praticamente perdida para o Nets e, sabendo que o veterano é um competidor nato, deixar esse projeto com uma campanha decepcionante não deve acontecer.

 

5. Qual é o melhor agente livre da próxima offseason de quem ninguém está falando?

Ricardo Stabolito Jr.: Spencer Hawes. Ele é um jogador bem particular na NBA atual: pivô de ofício capaz de pontuar próximo da cesta, passar a bola com muita qualidade e converter 40% dos arremessos para três pontos. Acho que pode ser o primeiro homem de garrafão saindo do banco de um time campeão por um preço muito, mas muito mais acessível do que outros nomes badalados por aí.   

Kaio Kleinhans: Lance Stephenson. Aqueles que comentam sobre o ala-armador já falam automaticamente em sua renovação com o Pacers, mas, com ótimas atuações e a carência de talentos ao redor da liga na posição dois, algum time pode oferecer um “caminhão” de dinheiro pelo jovem jogador e complicar o pessoal de Indiana.

Gustavo Lima: Na dúvida entre Lance Stephenson, Evan Turner ou Kyle Lowry. Os três vêm fazendo a melhor temporada de suas carreiras. O primeiro, inclusive, é um forte candidato ao prêmio de jogador que mais evoluiu. Certamente, eles serão bem recompensados.

Vinícius Veiga: Lance Stephenson. Pontua, marca, reboteia, é versátil… Ele é um jogador completo e peça fundamental desse timaço do Pacers com apenas 23 anos. É alguém que merece muita atenção no mercado de transferência. Atualmente, recebe só US$1 milhão e deve pedir uma boa grana. Indiana vai ter que investir alto para mantê-lo.

Últimas Notícias

Comentários