Jumper Brasil Discute – Os agentes livres de 2014

Há um excelente motivo para que todos os fãs da NBA acompanhem a atual temporada com uma expectativa especial para a chegada do meio do ano. A offseason de 2014 não guarda só uma das melhores classes de prospectos universitários das últimas décadas, mas também um grupo possivelmente estrelar de agentes livres – que pode incluir astros como LeBron James, Carmelo Anthony e Dwyane Wade. Por enquanto, porém, tudo o que podemos fazer é projetar e especular sobre o futuro de cada um deles.

Nesta semana, o Jumper Brasil reuniu três de seus integrantes e o convidado Vinícius Veiga (Spinball Net) exatamente para trabalhar com essas projeções. Com menos de seis meses para a abertura da mais esperada offseason dos últimos anos, o que pode acontecer com alguns dos principais futuros agentes livres? Nossa equipe opina…

 

1. Verdadeiro ou falso: LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh vão assinar novos contratos com o Heat no meio deste ano.

Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. É bastante visível que os três estão felizes jogando juntos e, dentro de quadra, as coisas funcionam bem. Com LeBron reclamando do seu salário aqui e ali, um novo (e mais lucrativo) acordo para todos faz sentido.

Kaio Kleinhans: Falso. Eu acredito que os três ficarão em Miami, mas acho que eles não vão optar pela rescisão de seus atuais contratos na próxima offseason. Os três passariam a chance e apenas cumpririam os compromissos até o fim.

Gustavo Lima: Verdadeiro. É provável. Em time que está ganhando não se mexe. Simples assim.

Vinícius Veiga: Verdadeiro. Não vejo motivo para que o trio se desfaça. LeBron queria títulos, conseguiu em Miami e não vai querer abrir mão da chance de conquistar mais alguns. Wade deverá encerrar a carreira no Heat e Bosh adora atuar com os dois. Tudo se encaixa.

 

2. Eric Bledsoe, Greg Monroe ou Gordon Hayward: qual destes agentes livres restritos têm mais chances de trocar de time na próxima offseason?

Ricardo Stabolito Jr.: Greg Monroe. Não sei até que ponto o Pistons estaria interessado em negociar o pivô. Mas, independente disso, acho que Suns e Jazz estão dispostos a cobrir quaisquer ofertas que cheguem para Bledsoe e Hayward. Com sua folha salarial inchada, Detroit deverá pensar algumas vezes antes de fazê-lo.

Kaio Kleinhans: Greg Monroe. Ele receberá um contrato bem alto de alguma das equipes com flexibilidade salarial e, com o Pistons encontrando dificuldades para fazer funcionar o trio que forma com Josh Smith e Andre Drummond, os dirigentes devem pensar em envolvê-lo em uma sign and trade. Acho que a única chance do pivô permanecer seria o time trocar Josh Smith.

Gustavo Lima: Greg Monroe. O Pistons tem Josh Smith e Andre Drummond para preencher o garrafão, por isso Monroe pode ser uma importante moeda de troca. Não dá para ficar com os três e ter uma lacuna enorme na posição dois. Bledsoe e Hayward deverão ganhar generosos contratos de suas atuais equipes.

Vinícius Veiga: Greg Monroe. Não acho que ele sairá do Pistons, mas é quem tem mais chances de sair. Drummond é um monstro no garrafão e Josh Smith está jogando fora de posição. A saída do pivô colocaria Smith em sua situação de conforto (ala-pivô), além de abrir espaço na folha salarial para buscar um ala confiável e com bom chute de fora.

 

3. De zero a dez, quais as chances de Carmelo Anthony continuar no New York Knicks após a atual temporada?

Ricardo Stabolito Jr.: Quatro. Tudo que vem acontecendo com a temporada do Knicks (má fase, rumores, hostilidade da torcida) deve estar minando as chances dos nova-iorquinos manterem o ala. Hoje, eles se “abraçam” no fato de poderem oferecer mais dinheiro do que qualquer outro interessado para renovar seu contrato.

Kaio Kleinhans: Três. Parece que a ligação entre Carmelo e Knicks está bastante abalada. Se, antes do início da temporada já existiam rumores de descontentamento, os resultados atuais do time deixam as chances de permanência ainda menores. Minha aposta seria que ele vai para Los Angeles – jogar ao lado do amigo Chris Paul, se possível.

Gustavo Lima: Cinco. O Knicks parece fadado ao fracasso nesta temporada e, com poucas moedas de troca, terá que “rebolar” para melhorar o elenco. Melo sabe que, com esse plantel, não dá para pensar em ser campeão. A dúvida de Anthony é a seguinte: assinar por menos e ter uma chance de conquistar títulos ou ganhar muito dinheiro em Nova Iorque?

Vinícius Veiga: Sete. Acho que ele vai ficar. Depois de tanto querer estar em Nova Iorque, eu não acho que Anthony sairá a esta altura da carreira. Assinar um contrato volumoso com o Lakers é uma possibilidade viável também, mas, em minha opinião, o ala continua por lá.

 

4. Se eu dissesse que apenas um dos três seguintes atletas vai continuar em sua atual equipe no segundo semestre, em quem você apostaria: Pau Gasol (Lakers), Luol Deng (Bulls) ou Paul Pierce (Nets)?

Ricardo Stabolito Jr.: Paul Pierce. Gasol terá sorte se terminar a semana no Lakers. Não acho que Pierce vá querer sair do Nets deixando a imagem de um provável fiasco na atual temporada. Deng também poderia ficar no Bulls, mas isso depende tanto dos dirigentes de Chicago quanto do ala. É mais complicado.

Kaio Kleinhans: Paul Pierce. Chegou recentemente à equipe e, embora não esteja feliz, eu não acredito que o Nets pensa em se desfazer do atleta por toda sua capacidade, liderança e experiência. Se houver uma mudança por lá seria a demissão de Jason Kidd.

Gustavo Lima: Luol Deng. A direção do Bulls já avisou que deseja estender o contrato de Deng. Já Gasol e Pierce têm contratos expirantes e estão com os dias contados em suas equipes. O espanhol deve arrumar um bom contrato em outro lugar, enquanto Pierce está em fim de carreira e pode assinar com algum candidato mais sério ao título.

Vinícius Veiga: Paul Pierce. Por um motivo: ele não vai querer sair de Brooklyn como um fracasso. A temporada está praticamente perdida para o Nets e, sabendo que o veterano é um competidor nato, deixar esse projeto com uma campanha decepcionante não deve acontecer.

 

5. Qual é o melhor agente livre da próxima offseason de quem ninguém está falando?

Ricardo Stabolito Jr.: Spencer Hawes. Ele é um jogador bem particular na NBA atual: pivô de ofício capaz de pontuar próximo da cesta, passar a bola com muita qualidade e converter 40% dos arremessos para três pontos. Acho que pode ser o primeiro homem de garrafão saindo do banco de um time campeão por um preço muito, mas muito mais acessível do que outros nomes badalados por aí.   

Kaio Kleinhans: Lance Stephenson. Aqueles que comentam sobre o ala-armador já falam automaticamente em sua renovação com o Pacers, mas, com ótimas atuações e a carência de talentos ao redor da liga na posição dois, algum time pode oferecer um “caminhão” de dinheiro pelo jovem jogador e complicar o pessoal de Indiana.

Gustavo Lima: Na dúvida entre Lance Stephenson, Evan Turner ou Kyle Lowry. Os três vêm fazendo a melhor temporada de suas carreiras. O primeiro, inclusive, é um forte candidato ao prêmio de jogador que mais evoluiu. Certamente, eles serão bem recompensados.

Vinícius Veiga: Lance Stephenson. Pontua, marca, reboteia, é versátil… Ele é um jogador completo e peça fundamental desse timaço do Pacers com apenas 23 anos. É alguém que merece muita atenção no mercado de transferência. Atualmente, recebe só US$1 milhão e deve pedir uma boa grana. Indiana vai ter que investir alto para mantê-lo.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Renato Lgb

    Torcedores Celtas, com sinceridade, o que vcs acham da possibilidade de Carmelo vir pro nosso time, na próxima temporada?
    Será que com um time com potencial, liderados por Melo e Rondo temos chances de voltarmos a brigar pelo caneco?

    • Raphael Mascarenhas

      O Boston já tem 48 milhões no CAP. Se pegar o Melo, num vai poder pegar mais nenhum jogador basicamente cara. Acho pouco provável.

      • Pedro Cortez

        Cara nao lembro se o celtics tem isso tudo pra temporada que vêm não. Alem disso a gente tem uma exceção salarial de uns 16 senão me falha a memoria. Tem espaço pra trazer o Melo e mais 1 all star. Fora a galerinha do draft

      • Raphael Mascarenhas

        Tem 48,206,135 já garantidos. Ainda tem o Crawford e o Bradley que tem Qualifying Offer. Ai não conta pro já garantido. Se for incluir o salário deles pro ano que vem, o CAP fica em 54,994,303

      • Raphael Mascarenhas

        Bom, agora com essa troca, o CAP no geral, contando com o Crawford e o Bradley, cai pra 49.544.303. Sem contar eles, cai pra 42.756.135

      • Oberdan Gonzalez

        O Melo tecnicamente é rei. Mas taticamente…
        Sou contra sua vinda pro Celtics.

        Rondo – Bayless
        Bradley – Crawford – Brooks
        Green – Gomes(sim, Gomes)
        Sully – Olynik
        ? (Monroe???) – Faverani

        + 2 Drafts

        Ainda tem como moeda Humphries, G-Wall, Pressey e Bogans.

        Dá ou não dá pra ser pelo menos campeão de conferência já na próxima season?

    • Marco

      Ainda prefiro Monroe ao Melo , é um pivô jovem e que jogando junto com o Sullinger podem fazer um garrafão de respeito.

    • Luiz Henrique Santos

      Não torço para o Celtics, mas acho que o time precisa mesmo de um bom SG, Carmelo iria roubar minutos do Green ou Sullinger, no draft provavelmente Gary Harris caia no colo de vocês e se não selecionarem ele tem o Jamal Crawford, Lance Stephenson, Gordon Hayward, Nick Young e Evan Turner entre outros na FA…

    • Eric Andrade

      Problema de trazer Carmelo eh tirar Jeff green da posição, e to acreditando que Green junto com Rondo vai encaixar e muito esse ataque do Celtics, acho que seria melhor trazer Monroe e da um gás no banco com draft e tentar trocar Lee e bass. Talvez de pra trazer Monroe e Turner, se livrando de Bradley numa troca com os já citados.

      • rafael freitas

        ia ficar um otimo time , rondo,turner,green,sulinger, monroe e uma otima base . pega um bom nome no draft e fica um time que podera brigar firme com pacers e heat

      • Renato Lgb

        Concordo que Monroe seria mais interessante para nós, claro, se Green realmente se tornar aquilo que nós esperamos que ele seja!!!

        Estou ansioso para formarmos um time competitivo novamente!

    • Raphael Mascarenhas

      A burrada do Celtics foi o Wallace. Um dos piores contratos da liga.

    • RafaelRox

      Não gosto do Melo.. não precisamos dele…temos o Jeff Green jogando bem e ganhando bem menos rsrsrsr!
      O Negocio é arrumar um pivô… e um 4.
      Na 1 tem o Rondo que é bom na 2 Bradley.. que se não é tão bom.. dá o sangue na partida…e é um defensor de perimetro excepcional..na 3 o Jeff Green que é tão bom quanto qualquer ala atual rsrs.

    • Marcos Efraim

      Cara msm vendo mtos problemas no estilo de jogo do Melo eu acho q ele com Rondo, teríamos um time no minimo pra brigar com Pacers e Heat , pq não adianta termos um Pivó qnem o Monroe, o Celtic’s e mto grande precisamos de um time que dispute títulos todos os anos e também temos que lembrar que o RR9 ja não é um garoto, e em relação ao Green adoro ele mas era para ser muito mais e ainda não chegou lá nem sei se vai chegar, pega ele e o Breadley e tenta fazer trocas para montar um elenco en torno desses dois

    • CosmeCelta

      Difícil cara, desde que começou a reconstrução no Celtics eu via como clara essa transferência de Melo pra Boston, hoje não sei se faz tanto sentido. Precisamos reforçar o garrafão, isso é fato!
      Quero muito acreditar que o Green vai dar conta da 3, o problema é o mesmo de antes, ele é muito instável, faz jogos de all-star mas no próximo jogo faz 9 pontos e some em quadra, é complicado.

      Mas analisando hoje, prefiro um jogador de garrafão all-star do que um 3 all-star, e de preferência um “CINCÃO”. Nossa defesa no garrafão com o Olynyc e o Humpries/Bass é muito fraca. Temos uma pancada de PF que podem quebrar o galho ao lado de um pivô realmente bom (esse PF pode ser o Sully de preferência).

      Monroe é uma aposta boa, jogando com Sully, Green, AB e Rondo. Mas ainda não acho um time pra bater de frente com Heat, Pacers e OKC. Seria se o Green se transformasse no que a gente espera, e se o Rondo voltasse voando de novo.

  • E pensar que o Knicks poderia ter draftado o Stephenson que tinha até falado antes do draft que era torcedor do time… Enfim, acontece. Quanto ao Melo, pode ir. Melo adora NY, mas a torcida não tem a mesma idolatria por ele, nem é pelo fato de não ganhar título, e sim porque já sente que o cara tá indo embora. E nem é oportunismo meu querer o cara fora do time, simplesmente o Melo não pode liderar a equipe. Tem o maior arsenal ofensivo da liga, sempre chuta bem e marcado, mas só. Volta pra posição de SF e seja feliz.

    • Draft é loteria, pra fala a verdade é essencial o Carmelo continuar em Nova York pelo menos para nós irmos ao offs durante os próximos anos porque o futuro da nossa franquia não é animador, não temos escolhas de draft durante os próximos anos e o nosso CAP continuara auto durante 2 anos. O jeito é permanecer o Melo, mesmo não sendo o esperado e tentar pegar o Kevin Love ano que vem com o contrato do STAT terminando, mesmo sendo o meu jogador favorito não deu sorte no Knicks muito por culpa desse lixo do Mike Woodson com o seu esquema ridículo e por culpa dele próprio com o seu joelho de vidro e alguns atos ridículos. . Se nesse ano nos fomos aos offs vamos da trabalho a miami e ao indiana.

  • Bruno#L.A.Lakers

    Carmelo no Lakers ??? bem possível !!

    • Raphael Mascarenhas

      Dejavu 12-13.

      • Bruno#L.A.Lakers

        Não msm Melo e mto mais jogador q Coward …. !!

      • Raphael Mascarenhas

        Mas e o banco? Você acha que o Henry por exemplo, vai ficar com os 900 mil que ele recebe agora? Ele vai pedir bem mais cara. Sinceramente, tenho medo da temporada que vem.

      • Bruno#L.A.Lakers

        A diretoria tem q pensar nisso.. manter jogadores pro banco como Young , Henry , Farmar q são fundamentais e baratos , so nos resta torcer pra diretoria fazer algo certo !

      • Raphael Mascarenhas

        O que não é muito provável com os caras que nós temos comandando o time.

      • Luiz Guilherme

        Verdade seja dita… O contrato do Bryant nos fudeu… Não estou comentando que o cara não valha isso, só de camisas, imagem paga isso de longe… O problema é que com as novas regras ficamos um pouco engessados na hora de fazer um rebuild. Acredito que algo na casa dos 13 a 15M seria mais razoável que os 25M atuais…

    • Jogador Estrela!

      Meta também o CP3, Kobe, LeBron, Monroe e Cousins depois no banco D-Will, D-Wade, Melo, Love e o Drummond.

      • Bruno#L.A.Lakers

        Cara achava q o pedrinho era o laker mais chato q eu ja tinha conhecido mais vc o supera de longe … se tá loko viu !!!!

      • Bruno#L.A.Lakers

        Meta 2014 : Magic Marshall , Kobe , Carmelo , Draft 2014 , Hill , troca de tecnico , e mantem a base do banco atual : Farmar , Young , Henry , etc !!

      • rafael freitas

        vou fingir que não vi um torcedor dos LAKERS comparar o grande magic ( maior da historia da franquia ) com o marshall , um jogador que e conhecido como bust

      • Bruno#L.A.Lakers

        E eu vou fingir q vc não levou isso a serio ……. pelo amor de Deus q povo maluco !!

  • O Carmelo Anthony disse que ano que vem as prioridades dele são Clippers, Bulls e Lakers.

    O Bulls pode simplesmente não renovar com o Luol Deng, contratar o Carmelo, anistiar o Carlos Boozer e trazer o Nikola Mirotic do Real Madrid, com Butler e Dunleavy compondo o perímetro, além de Tony Snell e uma escolha no próximo draft; Para o garrafão além do Joakim Noah temos Taj Gibson e mais uma possível escolha dos BobCats, ou também podemos trocar o Boozer em um outro jogador de perímetro.

    Rose/Kirk/Augustin
    Butler/Snell
    Carmelo/Dunleavy
    Mirotic/Gibson
    Noah/Mohammed

    É uma base muito boa, com duas escolhas e mais um dos free agents, e é time de final de conferência no mínimo.

    • RafaelRox

      Continuando com Butler de 2 o time não vai lugar nenhum.

    • Maicon

      Carmelo nesse time seria um sonho hein…manda o Deng capinar e traz o Melo Gar Forman..

    • Jogador Estrela!

      Todo o europeu que não tiver no mínimo 25ppg NA Europa vem para a NBA é uma bosta total. Ainda por cima um jogador de poste magricela, impossível isso dar certo.

      • Michel Moral

        Concordo. Não só pelos números em si, mas principalmente pelo fato de que a NBA é a liga mais forte no planeta. O cara que quer ter minutos de quadra, ter a bola na mão pra definir e ter algum respeito dentro do time, precisa ser “o cara” nas outras ligas, mesmo na Euro que é a que mais se aproxima da liga norte americana.

      • Fernando #3for#3

        O Mirotic é muito bom jogador, mas muitos estão na esperança dele virar um Kevin Love de cara, em questão de estatísticas, na NBA. Acho que ja estão colocando a corda no pescoço do cara.

      • Mas ele é um estilo raro de jogador, ele tanto pode ser o novo Kevin Love quanto pode ser um novo Andrea Bargnani, mas uma decepção ele não vai ser não, até porque o garoto é novo, e difícil ele ser titular de cara, nesse time aí eu me desfiz do Boozer e do Deng mas a diretoria e o Thibo gostam deles e podem ficar, enfim…. temos um grande time, sem lesões ganha campeonato tranquilo, o difícil é ficar sem lesões.

  • Fernando #3for#3

    1. Verdadeiro. Bosh e Wade sairão de seus contratos pra receber um pouco menos. LeBron recebe o máximo.

    2. Greg Monroe. Dará mais espaço pra acensão de Andre Drummond

    3. Cinco. Ele não sabe se ama, ou odeia. Se faz ou não faz, se fica ou não fica. Meio a meio pra mim.

    4. Paul Pierce. Pra mim se aposenta no Nets.

    5. Lance Stephenson. Meu voto de MIP dessa temporada, vai querer um UP considerável pro próximo ano e se o Pacers não for campeão, acho que quem der mais, leva.

    hehehe

  • Michel Moral

    De todas as questões respondidas pelo pessoal do Jumper, a mais pertinente de todas é Carmelo Anthony.

    Eu acho que o Knicks deve negocia-lo. Ele é um grande jogador, talvez entre os 5 melhores do mundo hoje, mas não conseguiu cumprir sua principal missão: tornar o time de Nova Iorque uma potência no basquete. Todas as fichas foram apostadas em Melo.

    Só que tem que fazer bom negócio. Eu tentaria escolhas boas no próximo draft. Pra mim, Melo Vale una primeira escolha…

    • Dou Boozer e Hinrich por Carmelo e Shumpert….

      pega????

      • Michel Moral

        Obrigado, Alisson. RS RS RS

    • mesmo se nos trocamos o carmelo não pegaríamos boa escolhas de draft pôs o contrato dele acaba agora nessa temporada, o jeito é renova com eles pra não passamos vacas magras que nem na década passada

  • Guga

    Duvido muito que os Pacers deixem o Stephenson sair.. Além de ser agente restrito, no fim da temporada eles se livram do contrato do Granger, que acredito irá pro Lance.. Depois de quase ser dispensado durante a sua 2ª temporada, o garoto evoluiu como ninguém imaginava e hj só é, sem dúvidas, menos importante que o Paultrão, defende o perímetro como poucos e está armando muitas jogadas, coisa que o Hill tá longe de fazer… Acho que renovam com o Lance, chuto uns 10-11 milhões/ano… A não ser que apareça algum GM maluco (o que não seria incomum) disposto a oferecer um contrato absurdo, fica no Pacers, já podem descartá-lo do Pool de Free Agents!

  • Wade renova com o Heat,isso é certeza absoluta,não a o pq dele sair de Miami aonde ele é idolo dos idolos.
    Mesmo com os boatos de que o LeBron volte pro Cavs,acho que ele renova,e o Bosh tbm.