Jumper Brasil discute – Prêmios da temporada

Um novo ano já começou e a metade da temporada se aproxima rapidamente. Em um mês, a NBA faz uma parada em Nova Orleans para o Jogo das Estrelas. Já parece ser uma boa hora para fazermos um levantamento de tudo o que passou. Em postagens publicadas nas últimas semanas, os integrantes do site já falaram sobre surpresas e decepções da temporada no “Jumper Brasil discute”. Já repassaram os principais acontecimentos do início da campanha 2013-14 no “Podcast Jumper Brasil”. Agora, é hora de falarmos em prêmios individuais.

Hoje, nós reunimos três integrantes do Jumper Brasil e o convidado Vitor Camargo (do blog Two Minute Warning) para falar sobre suas escolhas para cinco prêmios se a temporada terminasse hoje. E aí, quem seriam os vencedores? Nossa equipe opina…

 

1. O melhor técnico do ano é…

Luiz Fernando Teixeira: Jeff Hornacek. O que ele vem fazendo com o elenco limitado do Suns é espetacular. Ninguém esperava que um time com Gerald Green e P.J. Tucker de titulares fosse se sair tão bem. Resta saber como vão se sair sem Eric Bledsoe – e, agora, veremos quão bons realmente são.

Kaio Kleinhans: Jeff Hornacek. O treinador novato vem fazendo um trabalho espetacular a frente de um elenco muito limitado no Phoenix Suns. A equipe era cotada para ser a pior da conferência Oeste e, hoje, estaria classificada aos playoffs.

Ricardo Stabolito Jr.: Frank Vogel. O Indiana Pacers é o melhor time da liga no momento e resultado de um trabalho de anos consolidado pelo treinador. Sinto muito por vários técnicos (Hornacek, Clifford, Stotts), mas já passou da hora de premiar Vogel.

Vitor Camargo: Jeff Hornacek. Antes da lesão de Eric Bledsoe, o ex-jogador levou um Suns que foi montado para “tankar” a 22 vitórias em 33 jogos. Isso é incrível e ele merece o crédito.

 

2. O melhor reserva da temporada é…

Luiz Fernando Teixeira: Manu Ginobili. Poucos estão falando dele, mas, com o Spurs sendo líder do Oeste, ele seria meu voto mais uma vez. É o atual terceiro cestinha, segundo maior assistenciador e segundo melhor ladrão de bolas do time atuando apenas 24 minutos por partida.

Kaio Kleinhans: Jamal Crawford. Ele é o típico sexto homem, que entra em jogo incendiando o Clippers com arremessos certeiros e capacidade de decidir jogos. É exatamente o que você espera de um melhor reserva. Meu voto seria em Isaiah Thomas (Kings), mas ele tornou-se titular recentemente e deve ser mantido.

Ricardo Stabolito Jr.: Manu Ginobili. Ele ressurgiu das cinzas após uma participação pífia nas finais do ano passado, lembrando suas melhores temporadas na função de sexto homem. A falta de concorrência abre espaço para uma homenagem à carreira do argentino.

Vitor Camargo: Manu Ginobili. Provavelmente, ele já ganharia esse prêmio pela falta de concorrência neste ano, mas está jogando bem e sendo crucial em um banco do Spurs. Merece mais uma vez.

 

3. O melhor defensor do ano é…

Luiz Fernando Teixeira: Paul George. Ele é o melhor defensor da melhor defesa da NBA (Pacers), responsável por marcar o melhor jogador do time adversário – que não seja um pivô –, e sempre dá conta do recado.

Kaio Kleinhans: Roy Hibbert. A disputa é boa entre o pivô do Pacers e Anthony Davis, mas fico com aquele que vem sendo a peça principal e fundamental da melhor defesa da NBA.

Ricardo Stabolito Jr.: Roy Hibbert. Sinceramente, ele é a única escolha possível. Pilar da melhor defesa da liga e provável melhor protetor de aro da liga. Sem concorrentes.

Vitor Camargo: Roy Hibbert. Hoje, nenhum jogador na NBA tem maior efeito sobre os arremessos perto do aro – os mais importantes do jogo por serem aqueles de maior aproveitamento.

 

4. O jogador que mais evoluiu na liga é…

Luiz Fernando Teixeira: Lance Stephenson. Ele já esteve na briga pelo prêmio na temporada passada e, agora, conseguiu melhorar ainda mais. Já perdi as contas de quantos triplos-duplos fez na atual campanha e, assistindo aos jogos do Pacers, percebe-se que ele é o condutor das jogadas em muitos momentos – e não George Hill. Olho nele.

Kaio Kleinhans: Anthony Davis. O jovem atleta do Pelicans faz grande temporada e evoluiu em todos os aspectos de seu jogo. É um dos candidatos ao prêmio de defensor do ano e foi colocado entre os dez mais cotados para o prêmio de MVP por semanas.

Ricardo Stabolito Jr.: Xavier Henry. Para mim, não há maior evolução do que não ser um jogador de NBA e tornar-se um. Henry foi péssimo em todas as temporadas que atuou até então e, contra qualquer previsão, parece ter redescoberto o que é basquete.

Vitor Camargo: Lance Stephenson. Não gosto de votar em jogadores de segundo ou terceiro ano que foram escolhas de loteria porque, afinal, é esperado que evoluam. Stephenson vem revelando-se um “falso armador” extremamente competente e possui um jogo completo. Após George e Hibbert, ele é o mais importante da equipe.

 

5. O MVP da temporada até o momento é…

Luiz Fernando Teixeira: LeBron James. Tem como votar em outro até agora? Seu jogo conseguiu melhorar ainda mais em relação à temporada passada, o aproveitamento nos arremessos é absurdo e os fundamentos estão ainda mais sólidos. Difícil imaginar outro ganhando o prêmio.

Kaio Kleinhans: Chris Paul. Eu acredito que LeBron, Durant, George e Paul estão jogando em um nível muito parecido e alto, mas o armador é quem mais tem me agradado. Ele fazia jogos espetaculares até a lesão e comandava o Clippers como poucos fazem em seus times. Além de fazer seus companheiros melhores, ele vem jogando de forma como não vemos há anos: atacando a cesta e pontuando mais.

Ricardo Stabolito Jr.: Kevin Durant. Sendo bem direto, ele é quem está jogando mais bola na temporada. É quem está entrando em quadra com tudo o que tem a cada noite. Um jogador melhor do que o astro do Thunder que não esteja jogando com a sua entrega continua sendo melhor do que “KD”, mas não é o MVP.

Vitor Camargo: Kevin Durant. LeBron James é o melhor jogador do mundo, mas claramente joga a temporada em ritmo menor, sabendo que o importante é chegar inteiro aos playoffs. Como o astro do Heat está longe de ter o impacto que pode, meu voto seria em Durant – que conduzia o melhor time da NBA antes da lesão de Russell Westbrook.

[polldaddy poll=7707901]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • 1. O melhor técnico do ano é: Frank Vogel;
    2. O melhor reserva da temporada é: Manu;
    3. O melhor defensor do ano é: pelo rendimento da equipe, Roy Hibbert;
    4. O jogador que mais evoluiu na liga é: Eric Bledsoe;
    5. O MVP da temporada até o momento é: Kevin Durant.

    • concordo quase com toda a sua lista, menos o melhor tecnico e melhor reserva! 😉

    • filipe ramires

      1. O melhor técnico do ano é: Frank Vogel;
      2. O melhor reserva da temporada é: Manu Ginobili;
      3. O melhor defensor do ano é: Anthony Davis
      4. O jogador que mais evoluiu na liga é: Lance Stephenson
      5. O MVP da temporada : Lebron James

  • Jeff Hornacek merece o COY, mas será que vão olha pra ele com bons olhos, sendo que Frank Vogel tem o comando do melhor time da NBA? Eu espero que sim, pois a campanha do Suns é espetacular, perto do que se imaginava.

    E sobre MVP, Kevin Durant merece um reconhecimento pelo que tem feito, não só nessa temporada, mas desde que entrou na NBA. LeBron está jogando mais leve, sem forçar muito, e sem “brilhar”, ja que o importante é chegar inteiro nos Offs, não só ele, mas todo o elenco. Obs: colocar Paul George no nível de KD, LbJ e CP3 é de mais.

    Lance Stephenson MIP
    DPOY Roy Hibbert
    6th man Ray Allen (hehehhehe) Manu

  • Renato Lgb

    Concordo tbm com os nomes do pessoal da matéria!

  • Luan

    Eu votaria no Anthony Davis pra Defensor e principalmente MIP
    Ta jogando demais

  • Tom

    Faltou aí o time mais sem vergonha do ano: Wolves!

    Não tá em modo Tank, não vai pros playoffs… enfim, uma piada!

  • Jogador Estrela!

    O Melhor jogador de banco o Manu? Bem até se pode aceitar mas quando há um tipo chamado de Nick Young sendo o melhor jogador do Lakers vindo do banco isso é espetar uma faca nas costas nas melhores temporadas dele.

    • Michel Moral

      É mais do que claro que Manu faz a sua melhor temporada desde que sua carreira entrou em declínio pela idade e lesões.

      Aliás, os três veteranos do Spurs têm jogado como meninos nessa temporada. Acho que chegam muito mais fortes do que na temporada passada, quando foram vice!

    • Nick Young? Melhor sexto homem? Vou até ali rir um pouquinho e já volto…

  • Big

    1. Terry Stotts – O Portland tem impressionado a todos por se manter desde o inicio do campeonato entre os 3 melhores da conferência, históricamente, mais dificil da NBA. O trabalho do Terry Stotts têm dado bons resultados mesmo;
    2. Manu – Nesse caso, não só por falta de concorrência (não vemos nenhum outro sexto homem se destacando realmente) mas pela qualidade com que tem jogado até agora;
    3. Roy Hibbert – Parece que é só pra concordar com todo mundo, mas o cara ta fechando meeesmo o garrafão. E mostra o erro do Vogel ao tirar ele daquele jogo contra o Miami nos playoffs da temporada passada;
    4. Anthony Davis – Parece outro jogador em relação ao novato da temporada passada. Impressionante como têm chamado o jogo e feito a diferença no time (ruim) do New Orleans. E seu posicionamento defensivo é sensacional. Falta um pouco de vivência, mas melhorou pra caramba esse ano. Confesso que quase votei no Lance Stephenson que ta jogando muito tbm…
    5. Lebron James – Vejo ele ainda crescendo no seu jogo. Lembro que uma das maiores críticas ao jogo do Lebron é o fato de ele usar muito seu físico (como se isso não fosse, também, um mérito seu. Quantos jogadores atléticos a gente ja viu que não conseguia jogar direito…) Pois nessa temporada vemos ele arremessando com uma precisão impressionante (o percentual de FG é de 59%, se naõ me engano) mostrando, ao que me parece, que está focado na melhora de sua qualidade técnica.

    Mas ainda não chegamos na metade da Regular Season. Muito cedo pra cravar qualquer um desses votos.

  • Michel Moral

    Acho cedo para fazer as previsões. Para ser mais exato, o pessoal do Jumper deveria aguardar uns 3/4 de temporada, lá para março, antes dos playoffs. Têm times que podem engrenar agora, jogadores que podem se machucar e tudo mais.

    Entretanto, se a às votações fossem hoje, acho que os prêmios ficariam entre os nomes cutados
    Citados na matéria.

  • Rafael

    Se não me engano um jogador de segunda temporada não pode ganhar o premio de MIP.

  • Melhor técnico: Jeff Hornacek
    Melhor reserva: Jamal Crawford
    Mlehor defensor: Roy Hibbert
    M.I.P: Lance Stephenson
    M.V.P: LeBron James

    Observação: Love não consegue elevar o nível da sua equipe, que por sinal, não é das piores, tem Pekovic e Rubio que são muito bons em suas posições… Paul George não tá em um nível suficiente pra ser MVP da liga, apesar da campanha fantástica que sua equipe vem fazendo…Durant, tá jogando o fino da bola, com uma vontade absurda e na ausência de Westbrook carregando o time nas costas, mas James consegue melhorar seu nível de jogo, mesmo sem jogar a 100%, ele tá melhor em todos os fundamentos, exceto, sua defesa, que tá pior em razão da exigencia que a temporada regular requer. Enfim, por isso, pra mim, o jogador mais valioso da liga pra sua equipe é LeBron James.

  • Marcelo

    Aki no Jumper tem mais caras que poderiam dar opinioes como os Gustavos Lima e Freitas e o Ricardo Romanelli que sempre escreve bons artigos, acho que poderiam coloca-los, suas opinoes acrescentariam muito!

    De resto muito bom o site parabens sempre leio e acompanho pq não falo nada de ingles kkkk

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Valeu, Marcelo. Existe um sistema de rodízio nas participações e, algumas vezes, alguns não conseguem responder a tempo. O Gustavo Lima estava escalado para participar, mas não teve como responder a tempo. O Gustavo Freitas está com alguns problemas de internet também. Nossa equipe está um pouco desfalcada, mas, em breve, estaremos completos novamente. Mas, mais uma vez, valeu pelos elogios!

  • Raphael Mascarenhas

    Melhor técnico: Jeff Hornacek
    Melhor reserva: Nick Young
    Mlehor defensor: Roy Hibbert
    M.I.P: Lance Stephenson
    M.V.P: Kevin Durant

  • Luiz Henrique Santos

    Para mim o melhor técnico é o Mark Jackson, o sexto homem é o Manu Ginobili, Melhor defensor: Anthony Davis, MVP: Kevin Durant, M.I.P: Lance Stephenson e Rookie do ano: Michael Carter-Williams.

  • Lucas Preis

    Pra mim o Nick Young tá disparado o melhor reserva! tá jogando muito, entra nas partidas e faz cestas dificílimas, e sempre chama a responsabilidade pra ele

  • Fernando

    Manu é péssimo. Foi o principal armador do heat nas finais.
    Se ele tivesse hombridade teria encerrado a carreira depois de 2013.
    E mvp é lebron… Durant é crazy shooter.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Foi mesmo, deu raiva. Mas foi. Hoje, está jogando novamente em alto nível.

  • Marcos Gordinho

    Frank Vogel merece demais este prêmio pelo conjunto da obra dos últimos anos.
    Jamal Crawford além de sexto homem é o jogador clutch do Clippers.
    Roy Hibbert se tivesse em quadra quando Lebron fechou uma certa partida de palyoff a história teria sido outra.
    Damian Lillard este merece demais ganhar um prêmio individual, e o de MIP é o que mais facilmente , ele se enquadra e nivela com outros concorrentes. Votava em Beal, mas acho que o Wizzards fez estrago no muleque nesta temporada.
    Kevin Durant além de voando em quadra, Durântula é sobrenatural nos dois lados da quadra, e com as deficiência. do Thunder a mostra desde a temporada passada o mesmo demonstra que seu passe será disputado a tapas pois ele consegue ser pontuador, clutch, defensor, líder, e as vezes altruísta. Coisa que Melo nunca conseguiu.

  • Daniel

    Ninguém votou no Mike Clown pra COY ?

  • Anônimo

    Esse Kaio Kleinhans só vota em jogador do Pelicans, e para MVP votou no CP3(ex hornets), clubista demaaaais, pqp! E nao é o primeiro post q ele faz isso.

  • Renato Lgb

    Com meu humilde entendimento, ficaria com CP3 para MVP, essa lesão que está azedando um pouco a marmita!

    E Legal ver o Manu dando a volta por cima!

  • Esse ano o técnico do Suns merece,se o Suns sem o Bledsoe se manter bem ele deve ganhar.
    Por enquanto o Durant merece o MVP,Lebron na temporada regular joga em ritmo menor,mas mesmo assim,essa temporada o Durant merece e muito.

  • M Dias

    Brincadeira colocar o PG no mesmo nível do demais citados né?
    Ele não passa de um mlk perto desses caras… Tem muito, mas muito mesmo o que evoluir para poder ser ao menos lembrado perto dos outros!
    Durant é o mais acessado para finalizar pq seu time não tem tantas opções para finalizações como o Heat por exemplo. Não desmerecendo Durant e sua excelente qualidade mas ser estrela em time fraco não é tão impactante assim…
    Meu voto de MVP vai para LBJ que consegue evoluir absurdamente seu FG mesmo pegando leve nessa regular. Mesmo tendo ainda que dividir o ataque com vários companheiros de sua equipe LBJ consegue ser impactante no Miami.

  • Marcos

    caramba hein o pessoal que torce pro heat, tem uma raivinha do PG, ele tá jogando mto, pode não estar no mesmo nível do KD, LbJ e CP3, mais tá voando pra mim melhor Técnico: Hornacek, com aquele time horrivel do suns, fazendo isso tudo, tá tirando leite de pedra, Melhor Reserva : Ginobili, Defensor: Roy Hibbert, M.I.P: Lance Stephenson, M.V.P: Kevin Durant, Calouro do ano: Michael Carter-Williams e a decepção: Anthony Bennett

    • Jogando muito ele está sim, sem dúvidas. Mas não sei se vc ja acompanhou algumas outras matérias, tanto aqui no Jumper, quanto no facebook ou em sites/blogs americanos, onde pra desmerecer o LeBron ou o Durant, muitas caras ,e até gente da mídia, tem a capacidade de dizer que Paul George é mais jogador que ambos. Pode ser que vire, mas ele tem que comer muito arroz com feijão pra chegar no nível desses caras. Chegam a desmerecer o trabalho coletivo que o Pacers vem fazendo. E não se trata de “raivinha” nem ser torcedor de um respectivo time, mas sim de isso ser um fato, Paul George só esta na conversa de MVP pois esse premio vai pro jogador com maiores médias do time com a melhor campanha, na maioria das vezes. Mas isso divide opiniões, e todas são respeitadas 😉

  • Melhor Técnico – Tom Thibodeau
    Melhor Reserva – D.J. Augustin
    Melhor Defensor – Jimmy Butler
    Jogador que mais evoluiu – Taj Gibson
    MVP – Joakim Noah

    • filipe ramires

      Que time você torce mesmo ? rsrsrsrrs

  • Raphael Mascarenhas

    Galera, agora que o Green vai ficar fora por um mês, será que o Ginobli sai da disputa do Sexto homem?

  • Técnico: Jeff Hornacek
    Reserva: Ginobili
    Defensor: Roy Hilbert ou Anthony Davis (qualquer um está de bom tamanho)
    M.I.P:Lance Stephenson
    MVP: Durant, sem dúvidas. Lebron está segurando o braço, ritmo mais sussa. Faz sentido.
    Rookie: Michael Carter-Williams