Jusuf Nurkic sofre fraturas na perna e desfalca Blazers pelo restante da temporada

Uma infeliz e assustadora contusão encerrou a temporada de Jusuf Nurkic nesta segunda-feira. O Portland Trail Blazers confirmou que o pivô de 24 anos sofreu fraturas expostas na tíbia e fíbula da perna esquerda durante a vitória da equipe contra o Brooklyn Nets e ficará afastado por tempo indeterminado. É certo que ele vai precisar ser submetido a cirurgia e está fora do restante da campanha.

A gravíssima lesão ocorreu já na segunda prorrogação da partida, quando o jogador bósnio saltou para tentar pegar um rebote e “desceu” de forma desajeitada. Assim que os atletas próximos do lance perceberam a gravidade da situação, afastaram-se perplexos e desesperados. O jovem precisou ser removido de quadra de maca, que foi carregada por alguns de seus colegas de elenco.

“Nosso vestiário está absolutamente quieto. Não há nada a ser comemorado hoje. Fizemos um momento de silêncio e uma prece coletiva por Jusuf, depois do jogo. Isso foi devastador. Simplesmente devastador”, lamentou o treinador do Blazers, Terry Stotts, segurando as lágrimas, em entrevista coletiva. O amargo resultado positivo assegurou a vaga do time do Oregon nos playoffs deste ano.

Nurkic deixou a quadra enquanto realizava uma das melhores atuações da carreira, com 32 pontos (um a menos do que seu recorde pessoal) e 16 rebotes no duelo. “O que aconteceu deixou-me enjoado, embrulhou o estômago. Quando cheguei perto e avistei a perna de Jusuf… nem dá para explicar. Foi um flashback do que presenciei quando Paul George quebrou a perna”, contou o astro Damian Lillard.

Para o Nets, a assustadora lesão trouxe lembranças pesadas. O ala-armador Caris LeVert também saiu de quadra em uma partida do início da atual temporada com suspeita de fratura e uma toalha cobrindo sua perna. A cena causou muita aflição entre os jogadores, mas o fim da história foi positivo: diagnosticado “só” com um deslocamento no pé, ele retornou ao time após três meses.

“A lesão de Jusuf é tudo o que estamos comentando no vestiário. Ninguém fala do jogo, na derrota. Só estamos pensando em um colega de profissão, um excelente jogador que fazia ótima atuação, e rezando para que consiga recuperar-se. Nós passamos por isso com Caris e é muito duro. É duro para os atletas, torcedores e todos que estão aqui”, afirmou o técnico do Nets, Kenny Atkinson.

Nurkic vivia a melhor temporada da carreira na NBA, após assinar uma extensão contratual de quatro anos com o Blazers na offseason passada. Em 72 partidas disputadas nesta campanha, o jovem pivô acumula médias de 15.6 pontos (com 50.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra), 10.4 rebotes e 3.2 assistências – todas, maiores marcas pessoais na liga.

Em respeito ao titular de Portland, que poderá ser substituído por Zach Collins ou Enes Kanter no restante da competição, e aos leitores do Jumper, optamos por não disponibilizar o vídeo da impressionante lesão em nossa página. Você pode acompanhar, abaixo, os melhores momentos da grande atuação de Nurkic.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Guilherme Petros

    simplesmente sem palavras… 🙁

  • Rafael Victor

    Terrível

  • Nâo esqueço do arbitro passando por cima do cara e acertando de levinho o pé dele, custava dar a volta. Uma coisa pequena perto da lesão, mas me irritou d+.

    • Alexandre Wagner

      Eu reparei isso tbm, que arbitro sem noção.

    • Killjoy_br

      Quero crer que o árbitro não notou a gravidade da situação, ou mesmo não viu que ele estava lesionado. Se não foi isso é doentio mesmo.

      • Com certeza ele viu que estava lesionado e foi tomar a posição dele(posicionamento),foi falta de noção total.

        • João Víctor Matos

          Cara, ele literalmente toca de leve no pé do Nurkic enquanto passa por cima. Falta de responsabilidade.

    • Alan Um Musashi

      Sem noção demais, que ódio.

    • Douglas costa

      E pegou alguma coisa para o árbitro?

  • Meu nome é Chamberlein

    Que triste
    Achei que o Blazzers ia surpreender nos offs pela evolução do Nurkic e pelo Curry estar bem.
    Mas com essas lesões acho que não.

  • Pesado, imagem muito forte, lembro de estar cochilando vendo o jogo na segunda OT, quando de repente o sono foi embora na mesma hora, boa recuperação ao bósnio, que fará uma falta absurda ao Blazers…

  • Lobato p

    Que lesão terrível 😞 que se recupere logo..força besta Bósnia..!!

  • Ninguém faz screams como o Nurk, as merdas sempre em cima do Portland.
    Façam um favor agg que tudo se estragou, mandem o evan turner e o Neil Olshey embora.
    O time não estaria jogando no limite a Season inteira se tivesse um GM decente.

  • Dannilo Roberto

    Não lembro de uma cena no esporte que me causou mais aflição que essa fratura do Nurkic

  • João Víctor Matos

    Lillard é um dos FP que tem plenas condições de liderar esse time para uma redenção após essa triste lesão.

    https://twitter.com/trailblazers/status/1110422192049647617?s=21

  • Adriano Goveia

    Portland é outro time que deveria ser mais badalado do que estava sendo (mesmo com os Playoffs contra os Pelicans)… terceiro ano consecutivo que vem numa crescente quando se esperava que ia tankar…

    Mas fora isto, numa carreira curta num capeonato tão competitivo é triste uma lesão desta, lembro o Rose chorando quando jogou bem nesta temporada. Tomara que se recupere bem.

  • Daniel Nogueira

    Eu não vi as cena.
    Mas ocasiões em que ocorre fratura exposta são realmente de embrulhar o estômago.
    Lembrei da cena do garoto de Louisville, anos atrás.
    Uma pena!
    Esse time do Blazers é azarado demais.

    • Pablo Leite

      Foi uma lesão pior do que essa.

      • Daniel Nogueira

        OMG, man!
        Nem vou procurar ver.

        • Ruan

          Foi a pior lesao que vi na vida…

    • Francimarques Lakão

      Igual a de A. Silva no UFC e Paul George.

      • Pablo Leite

        Se brincar, foi até pior. A do Anderson e do George a perna dobra para fora, que é o lado da curvatura dela. Nessa a perna se partiu para o lado de dentro.

  • Allan Lopes Soledade

    Muito triste,Nurkic estava muito bem nessa temporada.Que a recuperação Seja rápida e plena.

  • Timóteo Rezende Potin

    Putz, que barra. Nurkic vinha sendo sensacional essa temporada, com atuações monstras. Tomara que se recupere igual PG13 se recuperou.

  • Dudu Ferrero

    Que azar bem na chegada dos playoffs, espero que se recupere bem, mas se bobear nao volta nem na proxima temporada

    • Carlos Augusto Conceição

      Pior, to achando que vai levar mais de ano…mas espero que não

  • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

    Eu fico imaginando a dor que esse rapaz sentiu… Pqp, bicho. Torçi o pé uma vez quando cai disputando um rebote e quase que eu me cago de dor,imagina uma lesão assim ? Triste por ele.

  • Franchise 🏀 !! – ThiaGO

    atitude nobre dos editores do Jumper. Parabéns.

  • Brockbell

    Só de ler que foi fratura exposta me arrepiei. Nossa cara, que triste, ele vinha fazendo uma ótima temporada, e seria muitíssimo necessário nesse offs do oeste, que tem pra ser o mais disputado dos últimos anos.
    Para quem não quer ver o vídeo, e agradeço ao jumper por não compartilhar, a situação se resume em uma disputa de rebote ofensivo do Blazers, Nurkic pula alto e na descida ele pisa em cima do pé de um jogador do Nets, que acredito que foi o nº 6, Jared Dudley. Pé de um lado e o peso do corpo do outro, e o resultado já sabemos.
    Muito triste, espero que ele supere e volte ao alto nível que vinha jogando. Me lembrou muito a situação de Gordon Hayward, na melhor fase da carreira, acontece.

  • Pablo Leite

    Rapaz, não sei se já vi uma fratura como essa. E o mais estranho foi que ele não aterrissou tão mal assim no chão, parece que ele deu uma topada no pé de alguém e a perna dobrou. Tomara que ele consiga se recuperar dessa lesão medonha.

    • Francimarques Lakão

      Isso é certeza, nesse tipo de queda vertical o normal é torção de articulação (tornozelo, joelho) mas a tíbia romper assim é pq os ossos já estão danificados, frágeis, e muito peso e comprimento pra suportar tantos saltos, existem organismos que possuem uma alta porosidade nos ossos, mas isso já é especular demais, os exames vão detectar o que ele precisa fazer pra não ocorrer o mesmo novamente.

  • Cello Bulls

    que triste isso, tomara que ele volte o mais rápido possivel e bem, forças para o bosnio!

  • Paulo Henrique

    Triste demais, ainda mais no fim da temporada e com os offs tão próximos. Que se recupere bem e volte a jogar no mesmo nível

  • Carlos Augusto Conceição

    Tá na hora dessa aberração de 82 jogos acabar. Claramente a lesão, embora tenha sido provocada pelo pisão no pé do adversário, tem mais a ver com o desgaste da competição. E ainda por cima no segundo overtime. Por isso o Kerr, está certíssimo em poupar seus atletas, em controlar minutagem. Não se trata apenas de ganhar o campeonato, mas de respeitar a integridade do atleta. A Nurkic, desejo a mais plena recuperação.

    • Alan Um Musashi

      Estou 110% com vc e com o Kerr.

      A temporada é abissal de longa e com muitos jogos. Lesões deste tipo estão cada dia mais frequentes.

    • Brinell Arcanjo

      Na minha opiao deveria fazer um draft de expansao de 2 times (Seatle merece ter uma franquia de novo) e todos se enfrentam em casa e fora. Da 62 jogos.

      • Marco Antonio Brasil

        E os jogos da regular ainda seriam mais decisivos

    • Zazi10

      Tem muito tempo que eu defendo fechar conferência e daí reduzir o confronto na conferência a qual pertence. Dava pra diminuir 15 jogos e finalizar a palhaçada de qq coisa vai pros offs no leste.
      Tá certo poupar jogador, dps acaba como o blazers que perde um titular prós offs.

      • Carlos Augusto Conceição

        Exatamente…82 partidas…mas offs…putz…insano…destrói o jogador

        • Zazi10

          Não dá, não existe corpo que resista.
          A gente vê as loucuras que o LeBron faz dps de jogos pra se recuperar.
          E o maior problema de todos é que os jogadores votam contra a redução pq menos jogos = menos dinheiro.

  • Alan Um Musashi

    E o filha da puta do juiz ainda me dá uma topada na perna lesionada.

    Juiz nasceu pra fazer merda, não é possível.

  • Guilherme

    Muito triste. Melhor temporada da carreira dele, e acontece uma coisa dessas. Nessas horas, é só torcer que se recupere plenamente e consiga exercer a profissão em plena forma novamente. Todo o resto é irrelevante.

  • Daniel Alves

    Lamentável a contusão do bósnio! Que tenha uma boa recuperação e volte o mais rápido possível.

  • Beto cargnin

    Não sei se alguém ja postou aqui sobre a cirurgia bem sucedida .
    Eu nem cheguei a ver a lesão, pq eu vi a do G.Hayward ano passado e fiquei algumas semanas pensando naquilo.
    #ForçaNurkic https://twitter.com/NBAdoPovo/status/1110654140777226245?s=09

  • Michel Moral

    Sei que não é momento de falar sobre isso (e não é mesmo), em respeito à grave lesão de um jogador importantíssimo, mas vou me adiantar.

    Está chegando a hora de o Blazers ousar na offseason. Para o próximo ano é difícil, porém, para 20-21 é obrigação, quando os contratos horríveis já não existirão mais.

    Nem que tenha que sacrificar CJ em uma movimentação, mas os caras precisam limpar esse cap.

    Usa a próxima temporada para recuperar Nurkic. Aproveita que tem um pivô excelente por 12 mi anuais. Em 20-21, a franquia poderá fazer estragos!

    Lillard vai entrar no momento mais maduro e no auge técnico da carreira. A franquia tem que aproveitar isso de qualquer jeito

  • suiciniV_Vascão

    Infelizmente pode voltar a jogar, mas a melhor temporada dele já foi essa. O mais bizarro foi o árbitro, ainda tô chocado com aquele esbarrão!! Alguém sabe se foi punido?

  • Michael James

    A recuperação do Paul George deve servir de motivo de esperança para jogadores que sofrem esse tipo de lesão.