Kareem Abdul-Jabbar: “Adoraria ver LeBron e Oscar Robertson se marcarem”

Kareem Abdul-Jabbar é um dos grandes ícones de longevidade da história da liga. O lendário pivô atuou por 20 temporadas na NBA, somando 1.560 partidas e mais de 57.400 minutos em quadra. Entre suas (diversas) conquistas estão seis títulos, seis prêmios de MVP, quinze seleções para quintetos ideais da liga e 19 eleições para Jogos das Estrelas. Qual é o segredo para atuar tantos anos em alto nível no maior palco do basquete? Querer.

“Eu acho que isso passa por sua dedicação ao esporte, pelo esforço para manter-se em forma e por não relaxar. Para fazer uma temporada dominante com uma idade avançada, você não pode descansar ou relaxar. É preciso compreender que, com o passar do tempo, você tem que trabalhar cada vez mais duro para permanecer em quadra. E isso porque cada temporada extrai um pouco do seu corpo”, contou o gênio, em entrevista a podcast do site oficial da NBA.

Longevidade voltou a ser um assunto em alta na liga por conta do desempenho de LeBron James recentemente. Em sua 15ª temporada e prestes a completar 33 anos de idade, o astro do Cleveland Cavaliers é considerado um dos principais candidatos ao prêmio de MVP e não dá sinais de declínio em uma carreira que já registra quase 1.100 jogos disputados. Para Kareem, o alto desempenho do ala é uma ode à sua devoção ao esporte.

“LeBron possui uma dedicação absurda por fazer as coisas que vem permitindo-lhe jogar nesse nível por tanto tempo. Ele deve tirar só uma ou duas semanas de folga por ano, antes de retomar uma rotina de esforços para certificar-se que seu físico estará pronto para o primeiro jogo da próxima temporada. Isso é algo realmente marcante e mostra seu comprometimento com o jogo”, elogiou o ídolo de Los Angeles Lakers e Milwaukee Bucks.

Kareem é integrante do Hall da Fama e um dos inquestionáveis melhores jogadores de todos os tempos. Esse é um grupo notável e seleto do qual, quando sua carreira estiver encerrada, LeBron certamente fará parte também. Ao contrário de diversos contemporâneos, o ex-pivô não gosta de comparar atletas de diferentes eras, mas admite que adoraria ver um embate específico envolvendo o quatro vezes MVP da liga e outra lenda do basquete.

“Eu adoraria ver LeBron e Oscar Robertson tentando se marcarem. Simplesmente por suas condições físicas combinadas a maestria em todos os aspectos do jogo, sabe? Eu acho que as pessoas não sabem hoje em dia, mas Oscar tinha bastante alcance em seu arremesso. Ele seria um ótimo chutador de longa distância hoje. Mas nós nunca saberemos como seria isso, né?”, lamentou o maior cestinha da história da NBA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • 76

    Falou um cara que briga tbm pelo posto de G.O.A.T. Kareem Fucking Jabbar

    • Claudio R.

      Com totais méritos e argumentos para tal. Pro meu avô ele foi o maior de todos e não tem quem o faça mudar de ideia… 6 títulos , 6 mvps e 38 mil pontos… não posso dizer q meu avô tá errado

      • JOSE MARINHO

        Respeita o “omi do ocrinho”, que nem diz meu avô quando fala do KAJ, eu não vi, mas meu avô diz que ele tinha um gancho imparável. Kkkkkkk

        • Claudio R.

          É sem dúvida alguma a maior arma da NBA … o movimento mais indefensável da história o Sky hook

    • felipe fernando Oliveira

      Pra mim ele é o verdadeiro G.O.A.T

      • 76

        Ele pode tranquilamente falar que é GOAT que fica tudo em casa kkk

    • Vinícius Maia

      Eu não concordo contigo, mas tem um cara de pouquíssimo peso na história da NBA que concorda: Pat Riley!

      • 76

        Assim, eu nao disse que ele é o GOAT, mas ele é um dos poucos que podem dizer que é o GOAT e ngm vai achar ruim

        • Vinícius Maia

          Mas foi isso que eu quis dizer. Tem gente grande na história do basquete que acha que ele é GOAT.

          • 76

            entendi

  • Claudio R.

    Acho ( espero eu) q Lebron bate o recorde de pontos do Jabbar … e se tudo correr bem chega ao final da carreira com 5 títulos ou até mais…. tô na torcida por isso

    • JOSE MARINHO

      Eu tbm acho que bate, além de ta próximo dos 10k reb e dos 10k Ass, mas 5 títulos, sei não.

      • Claudio R.

        Pode ser sim 40k -10k -10k … acho mais 2 títulos possíveis sim pro James…

        • JOSE MARINHO

          É pq eu mesmo tenho mania de me apegar muito ao presente, mas ano que vem, ninguém sabe pra onde ele irá, realmente pode acontecer.

    • Vinícius Maia

      Gostaria muito de 5 títulos, ainda mais se os próximos anéis vierem enquanto ele veste a camisa do Cavs, mas eu acho difícil de acontecer. Sou torcedor do Cavs, mas a sensação que eu tenho é que esse time do GSW ainda não alcançou seu potencial máximo e, quando alcançar, vai ser difícil tirar os caras do topo. Digo isso porque Durant, apesar de já ser o segundo melhor da liga, ao meu ver, ainda não atingiu o seu auge e eu tenho a impressão que Klay Thompson também não. Isso sem falar do jogo coletivo dos caras que é fenomenal.

  • Caíque Paro

    Lebron James é o melhor da nossa geração, isso não tem discussão. Mas acredito que Kareem Abdul-Jabbar e Michael Jordan estão na frente dele (por enquanto), na minha opinião, King James termina a carreira como o 2º melhor de todos os tempos, por mais que eu odeie admitir, Michael Jordan é insuperável!

  • felipe fernando Oliveira

    Hoje tenho mais respeito por LeBron, pois me perdoem a sinceridade mas pra mim Jabbar é o 01, depois vem o outros.

    • WLuz

      Mesmo sendo Lakers, acho que ninguém dominou a NBA como Bill Russell, 11 títulos em 13 temporadas sendo o principal jogador da equipe, e depois técnico tb, é um feito inigualável.

    • Albert Santos

      Concordo ctg !

    • Roberto Cardoso Gomes Baliera

      Meu top 5 seria Russel e Jabbar, não saberia qual colocar em primeiro, depois Jordan isolado em 3º e James e Magic brigando pela 4ª posição.

      Obs: Se vcs virem vídeos do Russel é surreal o quanto ele era dominante e fazia caras lendários como Wilt parecerem crianças qnd marcados por ele.

  • Lucas SEP

    Quando o LeBron se aposentar possivelmente será o terceiro melhor da história.

    1- G.O.A.T Jordan
    2- Kareem Abdul-Jabbar
    3- LeBron

  • vsr.snake

    Big O pra mim é o terceiro melhor PG a pisar na liga na história, e Lebron provavelmente estará no top 3 SF all time

    • Danilo

      Top 3 SF all time ele já é e com tranquilidade, briga com o Bird pelo posto de melhor SF da história(pra mim já é)

      • Claudio R.

        Já é melhor ala ha algum tempo já…. já faz parte do quinteto ideal da história da liga …

      • vsr.snake

        Tem uma galerinha aí que é meio esquecida, ou que o pessoal não faz questão de lembrar, como Elgin Baylor e Dr J.

        • Danilo

          Respeito mas discordo, LeBron tem mais títulos individuais e coletivos q ambos, é no mínimo um dos 3 jogadores mais completos da história, maior pontuador da história dos playoffs com 32 anos(tem potencial pra chegar nos 7 mil pontos e tornar esse recorde praticamente impossível de ser alcançado), enfim, a longevidade q o LeBron alcançou na carreira é absurda, praticamente toda temporada ele evolui alguma coisa

          • Danilo

            Falei q tem potencial pra chegar aos 7 mil pontos nos playoffs, e agora q fui olhar fiquei espantado, já tem 6163 pontos e se manter a média é capaz de bater os 8 mil pontos, incrível

          • Albert Santos

            Obg mano. Pq se eu falasse isso iriam falar que eu sou clubista. Mais concordo com vc.

        • Caíque Paro

          Meu deus cara, quem são essas caras? O que fizeram? Lebron James é comparado com o Michael Jordan velho e você me manda esses nomes ai? Se liga..

      • Caíque Paro

        Bird já foi faz tempo parceiro…

        • Albert Santos

          Fato. Se comparar os números … os de James ganham rs.

    • Claudio R.

      Na minha opinião o top 10 alltime PG é : Magic, Big Ô , Stockton, Thomas, Kidd, Cousy, Payton, Curry, Frazier, Nash.

      • vsr.snake

        Coloco Stockton na frente do Oscar, e o Curry nem entraria no meu top 10

        • Claudio R.

          O curry já tem 2x títulos e 2x mvp , é será o maior recordista de 3 pontos da história , no que ele deve pro Nash ?

          • K E R C H O O

            vc deveria é deixar o Curry e Nash na frente do Payton, Cousy e Frazier pra mim.

          • Claudio R.

            bob Cousy foi o primeiro verdadeiro point guard da nba, um magico com a bola, e foi 6x campeão, o Payton era um monstro nos dois lados da quadra, e junto com walt frazier o melhor defensor desse top 10, e Walt frazier alem de ser o melhor defensor de perimetro da historia da nba, foi 2x campeão com o Knicks na era Jerry West e Elgin Baylor… pouca coisa não boy…

          • vsr.snake

            Os dois são perfis de armadores diferentes, mas com similaridades. Nash foi um shooter tão competente quanto o Curry (pra quem gosta de stats, Nash só perde em 3 pt FG%), só que ele era um jogador bem mais cerebral (um dos maiores QI da liga) que o Steph, ele não vencia os jogos marcando mais de 30 pts sempre, como é mais costume do Curry, mas elevava o nível de seus companheiros. E também acho que ele foi um líder bem melhor.

            Lembremos que o Suns fazia 120 ppg chutando menos bolas de 3 que o time do Celtics atual, por exemplo, ou a maioria dos times da NBA “moderna”. Defensivamente ambos são fracos, mas talvez o Curry leia um pouco melhor os passes adversários, a ponto de roubar algumas bolas.

            Óbvio que podemos fazer uma análise bem mais profunda de ambos os jogadores, eu até preferiria isso. Mas eu dei esses pontos (ainda que batidos), só pra n te deixar sem resposta por agora.

          • Claudio R.

            Entendo… blz … seria bom msm essa análise…

      • Erich Zager

        isaiah thomas? é isso mesmo produção?

        • Claudio R.

          Isiah Thomas o outro…

    • Gustavo – DefendTheLand

      Ai é questão de opinião sua, mas a maioria das revistas americanas de basquete ja colocam o LeBron como top 1 all-time SF, e no top 3 all-time.

      • vsr.snake

        A opinião das revistas americanas não deixam de ser opinião também. E dependendo dos critérios, o melhor jogador pós Jordan pode ir tanto pro Duncan (que é o mais vitorioso dos três e top 2 PF quase unânime), pro Kobe ou pro Lebron.

        • Gustavo – DefendTheLand

          A diferença é que são opiniões de analistas do jogo, tem critérios para colocar cada um em seu devido lugar. Eu digo isso pq nós somos torcedores e podemos ser facilmente influenciados, ja analistas tem critérios mais sólidos pro que dizem, tornando as suas opiniões mais confiáveis.
          Basicamente todas as revistas colocam o LeBron como melhor jogador dps do jordan, logo dps vem o Duncan, dps Shaq e dps o Kobe.
          Mas cada um tem sua opinião, eu por exemplo n gosto de fazer top, pq eu n vi a maioria dos melhores jogar, logo minha opinião é muito tendenciosa, prefiro buscar informação de quem tem mais tempo assistindo e analisando o jogo.

          • vsr.snake

            Não só eles possuem critérios, eu e você também podemos ter nossos critérios particulares. No frigir dos ovos, os dados comentaristas não são nada mais do que fãs de basquete. E assim como qualquer um aqui, estão sujeitos a críticas, como, por exemplo, aquelas listas patéticas que a ESPN tem costume de fazer.

            Ademais, cada escola vê o basquete de uma forma. Os americanos tem um péssimo hábito de só seguir números e poucos são realmente criteriosos em suas análises. Stats nu e crus são basicamente 70% do peso que eles dão pra avaliar o legado de um jogador. Só que, se contextualizarmos, vemos que é muito diferente um guard fazer 30 pts hoje do que fazer 30 pts a 30 anos atrás.

          • Albert Santos

            Fato.

  • O Pensador

    Kareem pra mim foi o melhor de todos os tempos , Sorry Jordan

    • Albert Santos

      Concordo com vc mano !

  • Dudu Ferrero

    Se o Lebron se manter saudavel chega a 40 mil pontos, 10 mil rebotes e 10 assistencias
    nunca ninguem chegou a 10mil reb e assistencias juntos faltam 2 mil rebotes e 2,300 assistencias
    se ele manter uma boa media chega sim

    • Claudio R.

      Sera o primeiro jogador a ter 30k 10k 10k 2k 1k na história …. provavelmente terminará como o maior pontuador, assistente , ladrão de bolas dos offs e o top 5 nos rebotes, o q é absurdo vide q os 5 primeiros são pivos ou PF históricos, Russell, Chamberlain, Duncan, Oneal , Malone todos com mais de 2 mil rebotes … absurdo

      • Vinícius Maia

        E nem dá para desmerecer o cara pelo fato de que, provavelmente, ele jogará até os 40 anos, porque a maioria dos caras que você citou ai jogaram até os 40 ou próximo disso.

        • Claudio R.

          Verdade… da não

  • xmaah

    ia ser um passeio do Oscar porque LeBron só anda defendendo no ultimo quarto. rs

  • DNT

    Seria um grande confronto, mas o que eu gostaria de ver mesmo era Bulls de 1995-96 contra o GSW 2016-17, Jordan-Pippen-Rodman vs Curry-KT-KD-Green….que confronto.