Kevin Durant decide assinar com o Nets por quatro temporadas

O Brooklyn Nets será o destino de Kevin Durant pelos próximos quatro anos. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o craque de 30 anos finalizou contrato de quatro temporadas com a equipe nova-iorquina que renderá cerca de US$145 milhões em salários. O valor é pouco inferior ao máximo a que ele teria direito e visa permitir que a franquia feche a aquisição do seu amigo, DeAndre Jordan.

A decisão, anunciada por meio do perfil no instagram do novo programa do astro na ESPN+ (“The Boardroom”), coloca um ponto final em sua vitoriosa estadia de três temporadas pelo Golden State Warriors. Pela franquia de Oakland, ele foi duas vezes campeão da NBA – os primeiros títulos da carreira – e conquistou o prêmio de MVP das finais nas duas oportunidades.

Além do Warriors, franquias como New York Knicks e Los Angeles Clippers tinham interesse na contratação de Durant e planejavam ter reuniões com seus representantes no domingo. No entanto, os planos foram mudados pelo próprio jogador e a resolução foi tomada sem ouvir os interessados. A postura confirma informação de que ele não queria ter a sensação de que estava sendo recrutado.

O experiente ala, mesmo que tivesse tido encontros com esses times, certamente não teria assinado com o Knicks. Segundo Ramona Shelburne, da ESPN, os nova-iorquinos não ofereceriam um contrato máximo para o agente livre por conta de preocupações com problemas físicos. A informação ajudou a aumentar as críticas sobre o retumbante fracasso da equipe na offseason até o momento.

A opção pelo Nets ganhou corpo, em essência, por uma questão pessoal. De acordo com Marcus Thompson, do site The Athletic, Durant escolheu o time pela chance de atuar ao lado de grandes amigos em um clima amistoso. Além de Jordan, a direção de Brooklyn já tem um compromisso firmado com Kyrie Irving e possui elenco majoritariamente formado por atletas mais jovens.

O grande mistério que permanece em torno do craque, agora, é quando ele estará pronto para retornar às quadras. Ele acaba de passar por gravíssima cirurgia para reparar uma ruptura do tendão de Aquiles sofrida durante as finais da última temporada. A tendência é que fique afastado por até um ano e as chances de não participar da próxima campanha inteira são reais.

Durant é um dos grandes talentos da NBA atual e está entre os melhores scorers que o basquete já viu. Seus feitos pessoais incluem dez convocações para o Jogo das Estrelas, nove seleções para um dos quintetos ideais da temporada e o prêmio de MVP da liga em 2014. Em 849 partidas na carreira, a segunda escolha do draft de 2007 registra médias de 27.0 pontos, 7.1 rebotes e 4.1 assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.