[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=UvKDw-EkfYg]

Kevin Durant confirmou as expectativas e quebrou o reinado de LeBron James para conquistar o primeiro troféu de MVP da carreira. O astro do Oklahoma City Thunder recebeu 119 de 125 votos possíveis em uma votação que envolveu, além dos profissionais especializados norte-americanos e canadenses, os fãs ao redor do mundo. LeBron, Blake Griffin, Joakim Noah e James Harden fecham os TOP 5 da eleição.

Líder do Thunder na temporada, Durant comandou a equipe ao segundo melhor recorde da liga (59 vitórias) mesmo sem contar com o armador Russell Westbrook por parte da campanha. Ele quebrou o recorde de partidas consecutivas com 25 pontos ou mais anotados na era moderna da NBA (41) e alcançou a casa dos 40 pontos em 14 jogos disputados ao longo do ano. Além disso, registrou médias de 7.4 rebotes e 5.5 assistências por duelo.

“Kevin foi o jogador mais consistente neste ano e fez um grande trabalho liderando a equipe até onde estamos agora. Basicamente, ele colocou-se a frente de todos na liga e mostrou que é o melhor jogador do mundo”, elogiou Westbrook, exaltando as atuações do companheiro em sua ausência.

Com a premiação, Durant torna-se o primeiro atleta a ser cestinha e MVP da temporada desde Allen Iverson (2001). Ele conquistou o prêmio de jogador da semana na conferência Oeste em seis oportunidades. O ala quebrou a hegemonia de LeBron, que havia conquistado quatro dos últimos cinco troféus Maurice Podoloff e recebeu os seis votos restantes de primeiro lugar.

“Eu tenho muito respeito por Kevin e ele mereceu ganhar esse prêmio. Ele teve uma grande temporada, digna de um MVP”, reconheceu o ala do Miami Heat, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira.

Resultado final da votação:

Candidato

Votos Resultado
Jogador

Pontos

Kevin Durant (Thunder)

119 6 0 0 0 1.232
LeBron James (Heat) 6 118 1 0 0

891

Blake Griffin (Clippers)

0 1 66 30 7 434
Joakim Noah (Bulls) 0 0 32 50 12

322

James Harden (Rockets)

0 0 7 10 20 85
Stephen Curry (Warriors) 0 0 4 9 19

66

Chris Paul (Clippers)

0 0 5 6 2 45
Al Jefferson (Bobcats) 0 0 2 4 12

34

Paul George (Pacers)

0 0 1 4 16 33
LaMarcus Aldridge (Blazers) 0 0 2 2 10

26

Kevin Love (Timberwolves)

0 0 2 3 6 25
Tim Duncan (Spurs) 0 0 1 3 7

21

Tony Parker (Spurs)

0 0 2 2 5 21
Dirk Nowitzki (Mavericks) 0 0 0 1 4

7

Carmelo Anthony (Knicks)

0 0 0 1 1 4
Goran Dragic (Suns) 0 0 0 0 3

3

Mike Conley (Grizzlies)

0 0 0 0 1

1

 

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Diego

    Merecido.

  • Mailson Silva de Sena

    Ainda bem que o Oklahoma passou por Memphis, porque se não o Lebron James iria ganhar o prêmio de MVP…

    • pedrokadf

      Acho que não Mailson Silva de Sena .. independente do resultado, acho que ele levaria o premio .. jogou muito na temporada regular !!

      • Mailson Silva de Sena

        Isso foi uma ironia, cara. Tinha gente dizendo que se Oklahoma perdesse pro Memphis o Lebron é quem iria ganhar, o que é um absurdo levando em conta o que Kevin Durant jogou essa temporada, coisa que nem mesmo o melhor jogador do mundo (Lebron James) conseguiu chegar perto, nesta temporada.

      • pedrokadf

        Se foi um ironia, foi bem colocada hehe .. realmente uma coisa não tem nada haver com a outra, o premio é para o melhor da temporada, ele realmente foi ..

      • pedrokadf

        Se foi uma ironia*

  • pedrokadf

    Realmente foi o melhor da LIGA .. jogou muito, pontuou bastante, além de ser cestinha da liga .. fazia um bom tempo que isso não ocorria, o ultimo foi um tal de Allen Iverson ..
    Agora tem que mostrar pq ele é o MVP, nos playoffs está abaixo do esperado, mas ele ainda pode retomar ..
    Enfim, mesmo ganhando o MVP, ainda acho que LBJ é o melhor da atualidade ..
    Se LBJ sair do Heat na próxima temporada esperamos Vc KD em um futuro próximo kkkkkkk não custa sonhar, quem sabe Pat riley não diz o mesmo que ele disse para LBJ ” Quer ganhar titulo ? eu posso te dar, assine com o Heat ”, foi algo mais ou menos assim, mas a ideia é essa kkkkkk !!
    Lets Go Heat !!

    • pedrokadf

      * ” Quer ganhar tituloS ? eu posso te dar, assine com o Heat ”

  • “Quebrou o reinado de Lebron James” kkkk Que piada, o cara tá caminhando pra o terceiro anel, e quebrou o reinado kkk. Eu queria ver KD naquele time lixoso do Cavs no qual Lebron botou nas costas. O cara nesse time do OKC na hora do vamos ver ele some. Mas enfim, pode ter ganhado esse prêmio pelos números e tal. Mas pra mim o jogador da atualidade é LJ!

    • MARCOS OKC

      CARALHO ENTENDE NÃO E PARA O JOGADOR DA ATUALIDADE E SIM PRO JOGADOR DA TEMPORADA !

      QUE MULEQUE BURRO.
      LOGICO QUE O LBJ É BEM MELHOR !

      SÓ UMA PERGUNTA SE DEVE TORCE DO PORTLAND ? SÓ PODE SER RAIVA

      • Entendi, não precisa se estressar, só não associei muito bem a quebra de reinado e tal. Eu torço pra o Heat, mas sou fã mesmo Wade, mas sou um pouquinho do Lebron também. Também acho que ele ta oscilando nesse offs, mas o prêmio é da regular, mas acho que foi merecido também. Quando James sair de cena, KD vai dominar na liga.

    • Cara ele quer dizer que o James veio de 2 mvp seguidos. Merecido pra mim tbm ,mas minha escolha número 1 ainda é James.

  • Guilherme Martins

    Merecido pela grande temporada regular que fez, porém ta muito incostante nos playoffs até aqui. “É a hora de separar os meninos dos homens” já dizia Jordan.. veremos.

  • Harley

    Justo. Jogou muito bem a temporada regular, foi cestinha e melhorou o próprio jogo em vários aspectos. Ainda não o acho o melhor jogador da liga, mas vem fazendo muito bem seu nome.

  • M Dias

    Parabéns ao Durant!
    Embora haja controvérsia pelo prêmio que recebeu, ele jogou muito bem a regular e mereceu ganhar, mas… nos playoffs há no mínimo uns 15 caras colocando ele no bolso!

  • Anônimo

    Dragic???? 3 votos pra quinto? what?

    • Leo

      E o que dizer de 1 voto no Mike Conley pra 5°

      • esses votos podiam ter ido pro melo

  • Diego

    Olha, ele não produz mais pq o time tem que dividir o espaço dele com o RW.
    Gosto do RW, mas quando ele se machucou e o time teve tempo pra se organizar/entrosar sem ele, o Durant foi um monstro comparável ao LBJ nos melhores dias. Ele pontuava mais, pegava muitos rebotes dava muita assistência.
    Aí essa “queda de rendimento” dele nos playoffs, talvez (ênfase no talvez) seja boa parte responsabilidade do técnico.
    Talvez ele tenha que saber distribuir melhor as responsabilidades dentro de quadra, tirar um pouco da condução da bola só da mão do RW e dividir mais ela. Esse time do OKC nas mãos do Pop seria quase imbatível pelo elenco que tem, que talvez hoje seja o que melhor combina talento e físico.

  • HAAAA NÃÃÃÃO E O MITO, LENDA, MONSTRO JOAKING NOAH???????? INJUSTIÇA, LEBRON E DURANT NEM LAVAM O TÊNIS DO MITO. QUARTO LUGAR É MUITO POUCO.

    • Antonio P.

      hauhauahuahuahua.

      essa foi a piada do dia =D

      • Não desrespeita o mito, melhor pivô da liga, o armador do seu time tem médias de 5.4 apg???

  • rodrigohawks

    me lembro no começo ainda no ano passado quando diziam que ia ser o Paul George o MVP Chegou nem perto ….

    • pedrokadf

      Me lembro disso tbm, também lembro que eram alguns torcedores do lakersque diziam isso, ate mais do os proprios torcedores do Pacers .. diziam que ele ( P.George) era o novo Kobe kkkkkkk

      • robertolakers

        Fui um desses.

      • pedrokadf

        é complicado robertolakers .. essas comparações geralmente não dão certo, mas na época parecia que ele iria se tornar um grande jogador mesmo, alias, ele ainda pode né, só que não demostrou nessa temporada ..

    • pedrokadf

      Me lembro disso tbm, também lembro que eram alguns torcedores do lakersque diziam isso, ate mais do os próprios torcedores do Pacers .. diziam que ele ( P.George) era o novo Kobe kkkkkkk

    • Vinícius Maia

      Mas PG realmente começou a temporada jogando como um MVP e a boa campanha do time no inicio colaborou para que ele aparecesse como candidato ao prêmio. Mas depois ele só caiu de produção

  • Leo

    Parabens pro Durant, muito merecido.

    Todo mundo diz, inclusive eu, que o Durant tá muito abaixo nos playoffs, mas a média dele é de 30 ppg, isso só mostra o quanto o cara é monstro. Claro que ele pode e deve fazer mais pelo time, mas penso que o OKC piorou coletivamente em relação as últimas temporadas e isso afeta todo mundo.

    Quem sabe esse prêmio dá uma motivação pro Durant e ele emplaca bons jogos contra o Clippers e faz essa série ser épica

  • maia-bucks

    O resultado pode ser lido como: o incentivo q faltava a James pra fazer chuver – de novo. Vai entrar mordido e engulir os nets hj (embora tds saibamos, inclusive ele, q Durant tenha sido o melhor durante a temporada regular – mas oq realmente importa sao os offs neh?!).

  • Rafael Vieira

    Nao acho que Durant ta sumido dos playoofs, ele foi marcado pelo jogador que na minha opiniao e o melhor defensor de perimetro da NBA diga-se Tony Allen. Merecido o premio de mvp,

    • Eu iria dizer exatamente a mesma coisa quando vi as reclamações sobre Durant. Além do que Thunder x Grizzlies, é ataque contra defeza, e convenhamos, que excelente defesa essa de Memphis. Agora contra Clippers vai ser ataque contra ataque, afinal do meu ponto de vista são os dois melhores ataques da liga, e vocês vão ver as médias de pontos por jogo das equipes, vai ser um absurdo!!!

  • rhafaheat

    Imagino a felicidade que o KD deve tá sentindo hoje, é a realização de um sonho, se é por uma temporada ou por uma vida, o cara é o número 1, e é isso que importa. Felicitações a ele e parabens ao feito, muitíssimo merecido.

  • rodrigo

    justo

  • Kleber

    Merecido. Mas não pensaria duas vezes em escolher o LeBron pro meu time.

  • Kyrie Irving: ””’ARMADOR””, Médias de assistência quando foi ROY – 5.4

    Joakim Noah: ”””PIVÔ”’, médias de assistências quando foi DPOY – 5.4

    • Olavo

      E Dai???

      Pessoal não entende que Kyrie não é um Rondo/ Paul tipo de armador , e sim um scoring ( e de grande qualidade ) .

      Se fosse pra escolher um tipo de armador pro meu time , também escolheria um Rondo/Paul , mas não é por isso que eu faço esse tipo de comparações….

      p.s.: Não estou tirando o mérito do Noah.

      • Armador não arma, pontua! Esse é o novo conceito bosta que vem se criando na NBA.

        Mas enfim, que venham mais Rose’s, West’s e Irvings!

      • Olavo

        Cara não acho que seja um conceito bosta , mas sim uma questão de gosto pessoal.

        Muitos levam só em consideração Stats dos jogadores , achando que só porque o cara não distribui 8 , 10 Assists por jogo ele não é um bom armador.

        Irving ainda não é aquele “Floor General ” que todos gostariam de ver , mas pode ser em um futuro próximo. Mas isso ele não precisa só de Stats pra ser.

        Volto a dizer : Prefiro muito mais um John Wall do que um Irving , mas isso não quer dizer que Kyrie não é um bom jogador.

      • Meu comentário não tem nada a ver com Irving, que fique claro rs’

        Acho que o nome “Armador” já explica muitas coisas. Não que o cara tenha a obrigação de dar assistência, mas tem sim de armar a jogada para o time pontuar. E normalmente esses novos armadores, seguram a bola, infiltram e… dale bandeja! e assim saem com 40pts no jogo, 3 assistências e 1 bilhão de turnovers.

        O Irving sem sombra de duvidas é um dos melhores armadores que estão na liga, e provavelmente está entre os 3 mais habilidosos deles. Mas ficaria muito mais em evidencia, se trabalhasse seu jogo coletivo.

      • Olavo

        Concordo contigo.

        Uma coisa também que faz com que times da NBA não sintam tanta falta de um armador é por conta do quão atlética é a liga hoje ( vide Thunder , Blazers , Warriors que mesmo sem um puro armador conseguem competir em alto nível )

        Mas enfim. Gosto não se discuti…rs

        Abraço.

      • Nettmann

        rotciv891, tu tá certo, ao que tudo indica teremos menos armadores (criadores de jogadas) e cada vez mais pontuadores, o mesmo serve pro pivôs, cada vez mais teremos jogadores da posição 4 jogando no pivô, porque esse tbm é um artigo em extinção, parece ser mesmo uma tendência.

    • Dragic

      Mas lembrem que CP3 virou um “facilitador” depois da sua lesão. Também concordo com o conceito de armador ter que armar, tanto que olho muito as assists, mas levem em conta o fator time. Por que LeBron tem muitas assistências? Sim, ele da muitos passes que pegam a defesa de surpresa, mas ele tem um time que pontua, um time que consegue fazer as cestas. Assistência não é só passar a bola, é ela entrar! Pra mim, o melhor armador é Rondo, que tem passes sem iguais. Agora, juntando pontos, assistências, roubos… sou muito mais Curry, Wall e CP3

  • Pro bem da NBA!

  • MERECIDO

  • pedrokadf

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Matt Barnes

    CADÊ OS HATERS ENTENDIDOS DE BASQUETE PRA DIZER QUE LOVE É MELHOR QUE GRIFFIN?

    Griffin melhor PF da liga nesta temporada e, sinto muito haters, a tendência é que ele evolua ainda mais e melhore no próximo ano!

  • Depois daquela cesta espírita contra o menfis não restou dúvidas.

  • Anônimo

    Depois do discurso q o KD fez ao receber o MVP, fiquei mto mais Fã dele, parabéns pelo merecido premio.