Depois de uma vitoriosa temporada no basquete europeu, o ala Andrei Kirilenko está retornando à NBA. Em entrevista à agência de notícias RIA Novosti, o atleta da seleção da Rússia confirmou a decisão de retomar sua carreira no basquete norte-americano após a disputa das Olimpíadas de Londres. O veterano ainda disse que a definição sobre qual time defenderá vai acontecer mais cedo do que se espera.

“Eu vou dar seguimento a minha carreira na NBA. Em que franquia, nós saberemos dentro de um ou dois dias. Quero decidir isso antes dos Jogos”, afirmou o jogador, MVP da última Euroliga com a camisa do vice-campeão CSKA Moscou.

As excelentes atuações na Europa foram o principal fator que motivou o retorno de Kirilenko ao basquete dos EUA. “Após uma temporada tão boa pelo CSKA, eu entendi que ainda posso jogar em alto nível. Estou com 31 anos, mas ainda posso e quero jogar”, declarou.

Os dois principais interessados nos serviços de Kirilenko são o Brooklyn Nets e Golden State Warriors. Embora os nova-iorquinos tenham uma equipe mais competitiva e um dono russo (Mikhail Prokhorov), a limitação de sua folha salarial é um grande empecilho nas negociações. O gerente-geral Billy King, porém, não perde a confiança na contratação.

“Você precisa de jogadores que possam marcar caras como LeBron James e Carmelo Anthony. Este é o motivo pelo qual queremos Andrei”, explicou o dirigente, fazendo referência à versatilidade defensiva do ex-atleta do Utah Jazz.

Kirilenko tem 10 temporadas de experiência na NBA e 681 partidas com a camisa do Utah Jazz, único time que defendeu nos EUA. Neste período, ele acumulou médias de 12.4 pontos, 5.6 rebotes, 2.8 assistências, 2.0 tocos e 47% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.