Depois de uma vitoriosa temporada no basquete europeu, o ala Andrei Kirilenko está retornando à NBA. Em entrevista à agência de notícias RIA Novosti, o atleta da seleção da Rússia confirmou a decisão de retomar sua carreira no basquete norte-americano após a disputa das Olimpíadas de Londres. O veterano ainda disse que a definição sobre qual time defenderá vai acontecer mais cedo do que se espera.

“Eu vou dar seguimento a minha carreira na NBA. Em que franquia, nós saberemos dentro de um ou dois dias. Quero decidir isso antes dos Jogos”, afirmou o jogador, MVP da última Euroliga com a camisa do vice-campeão CSKA Moscou.

As excelentes atuações na Europa foram o principal fator que motivou o retorno de Kirilenko ao basquete dos EUA. “Após uma temporada tão boa pelo CSKA, eu entendi que ainda posso jogar em alto nível. Estou com 31 anos, mas ainda posso e quero jogar”, declarou.

Os dois principais interessados nos serviços de Kirilenko são o Brooklyn Nets e Golden State Warriors. Embora os nova-iorquinos tenham uma equipe mais competitiva e um dono russo (Mikhail Prokhorov), a limitação de sua folha salarial é um grande empecilho nas negociações. O gerente-geral Billy King, porém, não perde a confiança na contratação.

“Você precisa de jogadores que possam marcar caras como LeBron James e Carmelo Anthony. Este é o motivo pelo qual queremos Andrei”, explicou o dirigente, fazendo referência à versatilidade defensiva do ex-atleta do Utah Jazz.

Kirilenko tem 10 temporadas de experiência na NBA e 681 partidas com a camisa do Utah Jazz, único time que defendeu nos EUA. Neste período, ele acumulou médias de 12.4 pontos, 5.6 rebotes, 2.8 assistências, 2.0 tocos e 47% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • marcar caras como lebron, carmelo e durant ele pode… mas pará-los não é possível.

  • RafaelRox

    Eu não gosto do basquete do Kirilenko… parece que ele numca se adptou direito… e joga basquete europeu dentro da nba rsrsr.. queria que ele continuasse no CKSA, jogando akele basquetezinho feio europeu.

    • thiarlesgoncalves

      Respeito sua opinião, mas não gostar do AK47 é osso. O cara tem média de 2.0 tocos por jogo na carreira. Cara, 2.0 tocos por jogo de média, em 10 temporadas, por um ala, é algo inimaginável!

  • thiarlesgoncalves

    Kirilenko é ótimo jogador. Se encaixa na maioria das franquias da NBA. Grande defensor e razoável ofensivamente. Espero que ele não assine nem com o Brooklyn Nets, nem com o Warriors. Gostaria que ele fosse para o Timberwolves, que também mostrou interesse nele.

    Rubio – Roy – Kirilenko – Love – Pekovic. || Wolves ficaria uma bela equipe, bem ajeitadinha.

  • Gustavo

    Eu iria pro Nets. Já recebeu muito dinheiro, e no Nets ainda teria espaço. Deron – JJ -G-Wall – Humpries – Lopez com AK de sixth man é um grande time

  • ricardoramone@gmail.com

    Essa questão da folha salarial é complicada.
    Nada impede, por exemplo, o AK47 assinar pelo Nets pelo mínimo, mas ganhar por fora um dinheiro a mais do Prokhorov.

  • Dedé

    é pode acontecer isso, mas como vai declarar o leão?????acho q vai para os warriors!!!!!!

  • Rodney

    Ele no Wolves encaixaria certinho msm, mas acho que o Wolves não tá mais tão preocupado com a 3 pra desenvolver o Derrick Williams

    Rubio – Roy – Williams – Love – Pekovic, dá pra beliscar uma vaga nos playoffs, e ver como o time se comporta depois!

    Love pode esperar mais uma temporada pra ser contender rs e se o Roy voltar jogando o basquete que jogava antes, e não sofrer com as lesões, terá um TIMAÇO