Klay Thompson rompe ligamento do joelho em último jogo dos playoffs

A onda de lesões que assolou o Golden State Warriors ao longo dos playoffs fez uma última vítima na noite dessa quinta-feira. A franquia confirmou que o craque Klay Thompson sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na sexta partida das finais da temporada, que sacramentou a derrota do time de Oakland para o Toronto Raptors na decisão do título da NBA.

A trágica lesão aconteceu nos minutos finais do terceiro quarto de jogo, quando o veterano Danny Green tentou bloquear uma bandeja do ala-armador. O titular do Warriors contorceu-se com as mãos no joelho assim que aterrissou no chão, com aparente dor intensa no local, e precisou ser carregado pelos companheiros para fora de quadra. A torcida da casa acompanhou o momento com perplexidade.

“É duro ver algo assim acontecer com um jogador que entrega-se totalmente em quadra. Klay fazia uma atuação incrível e uma jogada estranha acaba com tudo. Você só consegue pensar na pessoa, que conhecemos de perto e simplesmente ama jogar basquete. É difícil pensar em título no momento. Eu estou mais preocupado com o indivíduo”, lamentou Stephen Curry, após a derrota.

Thompson retornou à quadra, ovacionado pela torcida, ao saber que não poderia retornar ao jogo se não cobrasse os lances livres da falta que sofreu – e acertou ambos. Deixou a partida imediatamente depois dizendo que só precisava de dois minutos para o técnico Steve Kerr. A próxima cena que veríamos seria o atleta, absolutamente abatido, deixando a Oracle Arena de muletas.

Àquela altura, o astro de 29 anos era o cestinha da noite: tinha 30 pontos em 32 minutos, convertendo oito de 12 arremessos de quadra tentados. “Klay é o cara com mais coração desse elenco. Ele estava carregando a equipe, mantendo-nos vivos na partida. Não há como diminuir seu impacto: assim que ele lesionou-se, nós perdemos o jogo”, desabafou o ala-pivô Draymond Green.

O prazo de recuperação padrão para uma lesão desse tipo gira em torno de nove meses, o que deixaria Thompson afastado das quadras até a metade da próxima temporada. O timing da contusão não poderia ser pior para o arremessador, que vira agente livre irrestrito em 16 dias. O dono do Warriors, porém, sugere estar muito disposto a mantê-lo no elenco, não importa qual seja sua condição física.

“Eu sou obrigado a manter nossos planos sob sigilo e não tenho permissão para comentar nada sobre a agência livre, mas posso dizer que amo Klay. Todos nós adoramos esse garoto, na verdade. E achamos extremamente difícil vê-lo com o uniforme de outra franquia nessa liga”, afirmou o empresário Joe Lacob, dando a entender que o Warriors fará de tudo para renovar o contrato de Thompson.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.