Knicks confirma contratação de Tom Thibodeau como novo técnico

Agora é oficial: Tom Thibodeau é o novo técnico do New York Knicks. A franquia anunciou a contratação do profissional de 62 anos nessa quinta-feira e, embora os detalhes salariais não tenham sido divulgados, sabe-se que as partes fecharam um contrato pelas próximas cinco temporadas. Ele será o 31º treinador da história do time e, formalmente, sucede a David Fizdale no cargo.

“Tom é um comprovado vencedor que tira o máximo das equipes e jogadores que já treinou ao longo da carreira. Ele trará liderança, confiança e trabalho duro para nossa organização. Estamos empolgados de trazê-lo para Nova Iorque e ansiosos para colaborar em seu sucesso futuro aqui conosco”, declarou o presidente de operações nova-iorquino, Leon Rose, por meio de nota oficial.

Thibodeau “venceu” um longo processo seletivo, que incluiu mais de dez técnicos com múltiplos perfis em duas rodadas de entrevistas. Ele sempre foi visto como favorito ao cargo por seu estilo exigente, currículo vencedor e a proximidade de Rose, que agenciou-o em parte da carreira. O veterano define a chance de ser técnico do Knicks como um sonho que virou realidade.

“Eu sou agradecido pela oportunidade de retornar a essa histórica franquia para trabalhar ao lado de uma direção talentosa, em que confio e respeito. Sei o que Nova Iorque se torna quando esse time está vencendo e não há nada igual nos esportes. Mal posso esperar para trabalhar no que queremos construir aqui”, celebrou o treinador, também em comunicado à imprensa.

A primeira passagem de Thibodeau pelo Knicks aconteceu entre 1996 e 2004, como auxiliar de Jeff Van Gundy, quando chegaram a uma final da NBA. Como treinador principal, ele acumula 352 partidas em 598 partidas no comando de Chicago Bulls e Minnesota Timberwolves – um aproveitamento próximo dos 60% de vitórias –, além de ter chegado aos playoffs em sete de oito temporadas.

É esperado que o experiente treinador, escolhido o melhor da liga em 2011, tenha liberdade para formar sua comissão técnica, mas alguns nomes seriam vistos com bons olhos internamente e poderiam ser “sugeridos” pela direção do Knicks ao novo contratado. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, os auxiliares Will Hardy (Spurs) e Jamahl Mosley (Mavericks) deixaram boas impressões em entrevistas para o time.