Kobe Bryant elogia contestada construção do elenco do Lakers: “Inteligente”

A estratégia utilizada pelo Los Angeles Lakers para construir o elenco de apoio a LeBron James e os jovens da franquia está passando longe de ser unanimidade. Mas, para o ídolo Kobe Bryant, a abordagem da direção angelina faz muito sentido. O ex-jogador acredita que, visando títulos, o time enxerga à frente da concorrência ao montar um grupo de características bem diferentes dos atuais campeões da liga.

“Eu acho que eles estão montando o elenco de forma inteligente, com atletas fortes e físicos. Trouxeram caras que realmente sabem jogar basquete e possuem várias habilidades, não são unidimensionais. No fim das contas, você precisa de um grupo com essa versatilidade e fisicalidade para derrotar o Golden State Warriors. Não é jogando no estilo deles que vão derrotá-los”, explicou o craque de 40 anos.

Kobe, porém, parece estar alinhado com uma minoria de analistas. Reforços como Rajon Rondo, Lance Stephenson e Michael Beasley são vistos com uma alta desconfiança do ponto de vista técnico, tático e comportamental pela maior parte da imprensa. A situação fez com que Beasley, inclusive, acusasse que o Lakers estaria sendo menosprezado pela mídia especializada norte-americana.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vinicius Brasil

    Eles tem 3 jogadores que estão no Top 15 ou 10 como passadores, o problema é encaixar isso no esquema tático da equipe, o Sacramento de 2002 tinha no seu elenco pelo menos 4 passadores bem acima da média e deu muito certo e jogaram muito bonito! Mas tudo isso devido ao jogo coletivo da equipe, não sei se o Lakers vai chegar tão longe o técnico deles não me passa tanta confiança e com certeza não usará o esquema Princepton (algo assim) usado pelo ultimo grande time do Kings… É difícil saber se vai realmente dar certo, por que pra mim se for um bando em quadra não dará certo (ficará nas costas do LeBron o que será uma grande merda à longo prazo isso poderá destruir a carreira do Bron), os melhores times da nba jogam de forma “inteligente” e ou coletiva, mesmo o Hockets precisa de muita movimentação sem a bola pro esquema dar certo.

    • Diego Costa

      De nada adianta ter 3 passadores no top 15 se 2 desses são simplesmente horríveis arremessando e não jogam sem a bola. E sabemos que no time do Lebron, não tem como ele ficar sem ela.

      Fora que o Lakers também não tem grandes arremessadores pra completar isso. Stephenson, Beasley, Ingram, Ball e Rondo são fraquissimos nesse quesito. Poderia tentar o Wagner, mas aí é suicídio na defesa. Já que este é bem fraco defendendo e os jogadores da posição 4 tbm não são bons defensores, impedindo qualquer tipo de cobertura.

      • Vinicius Brasil

        esse é o ponto do jogo coletivo, ele teria que ser muito afinado pra funcionar, ou seja os 5 caras teriam que se movimentar (fazer cortes em direção a cesta) e o toque de bola seria constante. Mas não sei se vai funcionar e sinceramente eu acho que não vai rolar, nos jogos que vi do Lakers era uns 10/20 minutos bem jogados cortados por momentos de pura baderna em quadra. O Celtics pode comemorar, o spurs, warrios e Bucks também, o primeiro vai ter um excelente time pro próximo ano,o Spurs tem dois all stars e uns jovens com potencial, talvez o Pop faça uma bela limonada com esses caras, Warriors tá ainda mais forte e o Bucks adicionou um treinador muito qualificado, talvez ele faça muito bonito com o elenco que tem, Phila ficou mais fraco, Okc tá na mesma, mas talvez melhore sem o Melo, Houston adicionou um cara “zicado” ao elenco e deu uma fortuna pra um cara que vive machucado, Lakers adicionou o melhor jogador, mas nem se preocupou (ainda) com a montagem do elenco, Utah deveria ter draftado melhor, o cara que pegaram é até bom, mas ele não chuta muito de fora (pelo menos foi bem mal na summer league nesse quesito).

      • Tárcio

        Na verdade são 3 dos top8 em assistencias na última temporada.
        O Rondo não joga sem bola.
        Mas o Lonzo joga sim, na UCLA ele jogava frequentemente assim, no Lakers ele jogou assim algum tempo com o Ingram armando jogadas na última temporada.
        O LeBron joga como quiser, no Heat ele jogava sem bola algum tempo do jogo, com Irving ele também dividia muito o tempo com ele. Voce deve ta se baseando LeBron no HeroBall da última temporada, sem nenhum armador descente no time.

        • Diego Costa

          Joga sem a bola e não sabe arremessar? Como que faz ? Lebron dividia a bola com Irving, um dos melhores das liga e um jogador completo ofensivamente. Bem diferente de jogar com Rondo, Lance e Ball.

      • Sandro Hiroshi

        Ingram fraquissimo? Ingram teve 39% de bolas de 3 temporada passada e na faculdade ele tinha medias de 41% … Muda te conceito com ele, q isso ai ta longe de ser fraco.

        • Diego Costa

          Na verdade você está bem enganado. Ele tem sim 39%, porém chutando apenas 1.8 bl3 por jogo. Ou seja, arremessa básicamente 2 e para por aí.

          Se ele fosse bom mesmo ele chutaria tanto como Kuzma ou Lebron. Chutar 1, acertar e parar… aí vários vão ter aproveitamento alto mesmo.

      • Will #lakaodamassa

        Parei no Ingram fraquíssimo…

        • Diego Costa

          Fraquissimo sim. Não chuta nem 2 bolas de 3 por jogo e quer me falar que ele é um bom arremessador ?

      • PatrickLakers

        Ingram fraco nos arremessos? Não assiste os jogos do Lakers msm e nem teve a preocupação de pegar o aproveitamento do Ingram nas bolas de 3.

  • Poli Canassa

    O esquema do Lakers agr acho que não foi construído para ganhar mt coisa, analisando parece mais uma escola (bem da torta no quesito comportamento).
    Trouxeram um veterano semelhante ao Ball pra escolar o mlk, para Ingram e Kuzma tem papai LeBron que melhor exemplo não há, Josh Hart pode se beneficiar do Rondo e do LeBron muito também.
    O que falta ao Lakers investir é em um garrafão mais forte, espero que a próxima FA traga um pivô mais forte e esperar que essa temporada e evolua bem os jovens, quem sabe até pegando um 8 seed pra testar os mlks no fogo.

    • Danilo Celtics #Banner18

      eu so quero ver como vai ser esse espaçamento de quadra com ball , lebron e rondo

      • Sandro Hiroshi

        Dificilmente veremos ball e rondo juntos, muito dificil mesmo!

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Vai dar certo! Pegam a quinta ou sexta vaga…

  • Everton Santos

    Pegar minha pipoca aqui e esperar a treta começar.

  • Yan

    isso vai dar uma briga

  • Marcinho Mueller

    Pode ser “arriscada”, pode ser “ousada”, pode ser “audaciosa”, pode ser TUDO menos INTELIGENTE… Colocar um bando de loucos, juntos com jovens inexperientes, mais o melhor jogador do século? Não vejo isso como inteligência…

  • Carlos Eduardo Furim

    O Michael Beasley pode ser doido de jogar pedra na lua, mas não de queimar dinheiro. O Lakers está sendo subestimado mesmo.

  • LeBrOSMAN #YoungBull

    Kobe tem razão quando diz que jogar o jogo deles não é uma forma boa de derrotar o GSW. Por outro lado, também não é nada fácil.
    Luke Walton vai precisar fazer esse elenco ser bem estruturado, arrumado taticamente, para jogar de forma lenta, selecionar bem os arremessos (para evitar contra-ataques), se apoiar na defesa, cometer poucos TOs. Parecido com o q o Spurs tentou fazer na WCF de alguns anos atrás, aquela q o Kawhi se machucou no Jogo 1. E foi o melhor treinador da história da NBA q fez isto, sem falar q o Luke Walton foi contratado pelo trabalho q fez no GSW, ou seja, jogar lento e evitar contra-ataques, ñ tem nada a ver com o Warriors. Walton vai ter q criar uma identidade imposta nesse elenco, q ele ñ foi contratado para fazer.
    É um elenco tbem que não é equilibrado em todas as áreas do jogo, e isso vira arma para ser utilizada contra a defesa de elite, e inteligente do GSW. Lance, Rondo, Beasley serão explorados por isto. Ball e Ingram além deste fator, terá o problema q todo jovem tem ao jogar ao lado do LBJ, vai precisar evoluir seu jogo de forma mais rápida, e a pressão com isto vai se tornando maior a cada jogo q passa. O Kyrie Irving só foi começar a jogar de forma mais efetiva e consistente perto dos Playoffs da 1ª temporada com o LBJ, e é o Kyrie! Havia dificuldade dele saber selecionar as jogadas, os arremessos, de quando era para tentar armar, quando era para tentar pontuar, e etc.
    Eu já vi gente dizendo q existe a possibilidade do LeBron jogar de pivô, como forma de minimizar o problema do espaçamento. Só q isso é uma contradição com essa ideia q o Kobe, e esse elenco, tá querendo dizer. LeBron ñ gosta de jogar de PF (e Pivô, na defesa), só faz isso em Playoffs pq é quando realmente o jogo vale e ele encara, mas msmo nessas situações, ele ñ defende. Jogar de pivô aumentar mais ainda as responsabilidade defensivas. E os potenciais parceiros dele no garrafão para fazer isso, (Kuzma ou Ingram) não são grandes defensores. Eles possuem versatilidade para defender o perímetro nas trocas de marcação, mas o GSW tbem sabe atacar o garrafão com excelência. Ele pode mudar de ideia e encarar jogar de pivô na temporada regular (o q eu, duvido, seguindo o raciocínio dele querer estender sua carreira na NBA.), mas vai precisar ser algo mt bem feito para isso dar certo, ainda mais com essa ideia de jogar mais lento e com mentalidade defensiva.

    • Nicolas Dias

      Quanto a jogar de pivô eu acho que o Bron faz o que sempre fez, jogará nessa posição quando for playoffs e contra adversários que vale a pena fazer isso.

    • Carlos Augusto Conceição

      Bron ja declarou que está treinando mais de pivo pq está sendo exigido dele…..quanto ao time jogar mais lento para segurar o Warriors, infelizmente, não dependerá só do Lakers, dependerá também do Warriors, e por lá sabemos que se estiverem afiados e a fim, a coisa vai ficar complicada pra qualquer um.

  • Rafael Victor

    Ele tem razão!

    Toda essa descrença em cima do Lakers não faz sentido!

    O elenco mescla jovens e veteranos que devem se sair muito bem quando a temporada começar!

    • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

      Tu é baba ovo pra kcete.

  • Nicolas Dias

    Só discordo ao dizer que eles não são unidimensionais, pois eles são isso sim, e no melhor do cenário ajudaram com habilidades específicas. A desconfiança deveria ser menor do que realmente é, pois muito das críticas está mais no passado dos atletas em questão, do que em sua história recente. E outra, eu duvido que o Lakers assinou com o Beasley, esperando que ele se torne aquilo que o Miami projetou quando o selecionou na pick 2, é um cara para vir do banco e pontuar, mas que irá oscilar em jogos bons e ruins, como fez nos Knicks. Ninguém espera que o Rondo seja o all star que foi no Celtics, é um cara para livrar o LeBron da armação e auxiliar o Lonzo. McGee não irá incorporar o Chamberlain, apenas espera-se que ele faça o que fez no GSW, onde foi útil em alguns momentos de jogo. É sabido que as vezes o Lance irá pirar e atrapalhar e deve ir para o banco, em outros jogos ele fará tudo certo e será útil, como foi em toda sua carreira. Acredito que Magic e Pelinka, saibam exatamente com quem eles assinaram, e o que podem esperar deles.

    • Claudio R.

      Isso aí…. o mais constante deles todos e que eu espero muito é o Rajon rondo

    • PatrickLakers

      Finalmente um comentário sensato.

      • Diego Costa

        Se depender de você fica difícil kkkkk

    • Gustavo

      JaVale não é unidimensional, ele é adminensional. O cara joga outro esporte que as vezes parece basquete…

  • dirct

    Kobe foi apenas politico, é óbvio que ele como ídolo da franquia não iria criticar o elenco e Magic para conturbar ainda mais o ambiente, Kobe até tentou arrumar um jeito para insinuar que esse time poderia engrossar para o GSW (jogo físico) mas ele mesmo no fundo sabe que com esse elenco atual jogando de maneira nenhuma dá, não adianta só jogar fisicamente porque o GSW também tem o Durant, Green, KT e Iguodala que estão longe de serem jogadores frágeis que não sabem lidar com jogo pegado, o único que tem um pouco mais de dificuldade com divididas é o Curry, com o Cousins voltando bem jogo físico deverá ser um problema ainda menor para o GSW.

    O Lakers não só vai sofrer com este elenco pelo que pode acontecer no extra quadra, o problema é que simplesmente “esqueceram” que no basquete também se faz cestas chutando de fora quando montaram esse elenco, simplesmente não tem especialistas chutando de fora nesse elenco, no máximo vc pode colocar o Kuzma que como todo jogador novo na liga está longe de ser confiável, o os outros jogadores simplesmente não tem chute de fora, se o adversário “trancar” o garrafão e pagar pra ver os chutes de fora prevejo muita dificuldade pra esse time pontuar.

    A verdade é que esse ano o Magic vai fazer uma “peneira” no Lakers durante a temporada, quem for bem fica e quem não for não terá seu contrato renovado já que são quase todos de 1 ano apenas, acho que nem o próprio Magic espera que esse time engrosse para algum contender como GSW ou Houston, eles já está de olho na próxima FA.

    Obs.: Como eu tenho dito acho esse Lakers do mesmo nível do CAVs do ano passado, Hill, Hood e Korver teriam lugar na rotação desse elenco e Love e TT seriam titulares nesse time.

  • Rodrigo SMC

    É aquela tática: monta um time suficiente pra passar para os playoffs e depois deixa o Lebron resolvendo tudo até o quanto ele aguentar.

  • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

    As pessoas estao crentes que o Lakers vence o GSW com esse time né, e em offs kkkkkkk

    • Francimarques Lakão

      Que pessoas?

    • PatrickLakers

      Que pessoas²?

    • Claudio R.

      quem gnt????? nem eu que sou o mais confiante no lebron, acredito que eles vençam nos offs o Warriors…

  • R10 Lebron

    Manos… Q vcs estão esquecendo é o fator assopro do lance sthepenson no Durant nas offs….

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Está temporada vai ser no mínimo divertida a participação do Lasers e pelo lado financeiro o Lakers simplesmente tem mais transmissões que o GSW, ou seja, este grupo do Lakers hj sem nunca ter atuado já vende mais que GSW…na outra temporada vao separar os que mandaram bem acrescentar mais 2 al stars e ae o bicho começa a pegar…nesta temporada se GSW não tiver pelo menos duas baixas em contusões podem entregar os anéis á eles novamente.