Kobe, Duncan e Garnett encabeçam lista de finalistas da classe 2020 do Hall da Fama

Uma das mais estreladas classes da história do Hall da Fama realmente começou a tomar forma nessa sexta-feira. O Naismith Memorial anunciou que os ídolos Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett estão entre os oito finalistas do comitê de honra masculino da classe de 2020 do templo máximo do basquete. É dado como certo que os três ex-jogadores serão eleitos em seu primeiro ano de nomeação.

O trio de astros da NBA entrará em votação juntamente com outros dois finalistas na ala masculina: os ex-técnicos Eddie Sutton (premiado como o melhor treinador da temporada da NCAA por quatro vezes) e Rudy Tomjanovich (bicampeão da NBA e medalhista de ouro olímpico. A lista feminina inclui a ex-atleta Tamika Catchings, além das ex-treinadoras Barbara Stevens e Kim Muffey.

“Nós sabíamos que essa classe tinha potencial para ser histórica e, infelizmente, a precoce morte de Kobe deixou-nos em estado de luto reflexivo. Temos orgulho de honrar seu legado e reconhecer o significado que os outros sete finalistas tiveram para o esporte. Parabenizamos todos e estamos ansiosos para revelarmos nossos eleitos de 2020”, declarou o presidente do Naismith Memorial, Jerry Colangelo.

Agora, os finalistas serão submetidos à votação dos comitês de honra masculino e feminino do Hall da Fama. Ambos são compostos por um grupo não conhecido de 24 especialistas e, para serem finalmente eleitos, os indicados precisarão receber mínimo de 18 aprovações. Não há limite para o número de eleitos. Além dos três ex-jogadores, Catchings também é tida como escolha quase certa nesse ano.

O número de astros e seleções inquestionáveis no comitê de honra, porém, não tira a atenção de alguns “esnobados”: Chris Bosh, por exemplo, tornou-se elegível em 2020 e era tido como um provável first ballot. Chauncey Billups, Chris Webber, Ben Wallace e Shawn Marion são outros nomes importantes da história recente da NBA que sequer chegaram à etapa final de eleição nesse ano.

A classe de 2020 do Hall da Fama será anunciada no início de abril, durante o fim de semana do “Final Four” do Torneio da NCAA. Os eleitos entre os oito finalistas citados vão compor essa turma com os selecionados pelas comissões especiais de elegibilidade do Naismith Memorial: o comitê dos veteranos e A.B.A., veteranas, pioneiros afro-americanos, contribuintes do jogo e internacional.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.