Kobe: “O mais importante é sentir que estou entre os melhores”

Entre tantas qualidades dentro de quadra, Kobe Bryant é conhecido pela frieza. Mas o próprio astro do Los Angeles Lakers admite: não foi fácil conter a ansiedade e pressão na noite deste domingo. “Você entra em quadra e os torcedores esperam que anote nove pontos, então não decepcione todos e acabe com a festa”, pensava o ala-armador. No fim das contas, não era uma tarefa difícil para quem já tinha outros 32.284 marcados nas últimas duas décadas.

Com dois lances livres ainda no segundo período da vitória sobre o Minnesota Timberwolves, Kobe tirou o peso das costas e a história foi escrita: ele ultrapassou seu maior ídolo, Michael Jordan, para tornar-se o terceiro maior cestinha de todos os tempos na NBA. Agora, o craque tem 32.310 pontos e só está atrás de Karl Malone (36.928) e Kareem Abdul-Jabbar (38.387) entre os grandes cestinhas da liga.

“Eu estou honrado de estar aqui e ainda jogando. Normalmente, as carreiras esportivas não duram tanto tempo. Estou realmente satisfeito por ter tido a oportunidade de estar em quadra por tantos anos, fazendo o que faço”, afirmou o astro angelino, que precisou de 197 partidas e quatro temporadas a mais do que Jordan para superá-lo na lista de pontuadores da história da NBA.

Assim que acertou o segundo lance livre, a partida foi interrompida em Minnesota para que Kobe fosse saudado pelos torcedores – do Lakers e da casa, juntos, aplaudindo – e atletas. O dono do Timberwolves, Glen Taylor, reconheceu o feito e deu a bola com que foi anotado o ponto histórico ao jogador de 36 anos. “Eu vi algo grandioso hoje: uma lenda viva passando o maior de todos os tempos. Estou agradecido por isso”, disse o calouro Andrew Wiggins.

Vários jogadores e ex-jogadores se manifestaram nas redes sociais para parabenizar o ídolo pela grande façanha. Em uma nota oficial, o “ultrapassado” Michael Jordan engrossou o coro de felicitações. “Eu parabenizo Bryant por alcançar essa marca. Obviamente, ele é um grande jogador com forte ética de trabalho e paixão pelo basquete. Foi agradável vê-lo evoluir seu jogo ao longo dos anos e estou ansioso por suas próximas façanhas”, declarou.

O lugar de Kobe entre os melhores de todos os tempos parece garantido após cinco títulos, dois MVPs das finais, um MVP da temporada regular e múltiplas seleções para quintetos ideais da liga. Mas provar que merece estar no panteão do basquete é parte da motivação para seguir quebrando recordes. “O mais importante para mim é jogar pelo respeito dos maiores da história e sentir que sou parte dessa irmandade”, encerrou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • pedrokadf

    De fato está entre os melhores…
    O segundo maior do lakers, Magic é o maior
    na corrida dos melhores de todos os tempos ele fica atras pra mim de
    MJ > Magic > Bird > b.russell
    Mas de q q forma foi um grande feito, pelo menos em algo ele superou o mestre MJ…O que é surpreendente (apesar de ter começado antes e blablabla)
    Acho q vai ficar por aí, não vejo Kobe ganhando mais nenhum anel ou MVP
    ha não ser q algo muito grande aconteça no lakers na próxima temporada, algo que duvido muito…
    Parabéns ao mito Kobe, presenciar este momento foi muito satisfatório !!

    • Big

      Caramba, emocionante a homenagem.
      Não sou fã de Kobe mas, para quem gosta de basquete (do jogo, simplesmente) impossível não reconhecer sua grandeza… Não só isso, mostrou grande reconhecimento ao MJ numa carta ( o link é esse : http://balanacesta.blogosfera.uol.com.br/2014/12/16/em-texto-kobe-exalta-jordan-honrando-o-cara-que-me-fez-desafiar-tudo/) mostrando um pouco de seu caráter. Embora eu não concorde com algumas de suas atitudes e não seja fã do seu basquete, há que se reconhecer suas qualidades e sua contribuição para o basquete.
      Aos possíveis haters, digo o mesmo que digo aos haters do Lebron, apreciem a história sendo escrita. Daqui a alguns anos vcs dirão ter visto Kobe jogar e ter seus momentos de genialidade… Aproveitem.

  • Luiz

    Lenda!

  • Michel Moral

    O que ele alcançou é reflexo do tempo de carreira bem jogado e de alto nível.
    É o maior jogador ao lado de Duncan na era pós-Jordan, com a possibilidade de LeBron alcançá-los.

    Hoje podemos afirmar quão grande é Kobe. E tem gente querendo aposenta-lo.

  • robertolakers

    Sábias palavras e acrescento ao lado desses dois shaq.

  • Joao Rafael Barros

    Arrogante e chato!

    Sempre ficou obcecado com uma coisa: Chegar ao nível de MJ, ou seja, tentar ser melhor q ele. Pontos e títulos.

    OS 3 MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA DA NBA:

    1-MJ
    2-A.I.
    3-MAGIC

    • Felipe

      falou o cara que mais conhece de basquete no Brasil. Aquele mesmo que falou que Shaq era um lixo… Allen Iverson melhor que Magic Johnson!! PQP!!!! Esse João Rafael é fera, hein? #sqn #manjanada # mudaoesporte #NFLteespera

    • Bruno#L.A.Lakers16

      kkkkkkkk vc deve ser um troll .. chamar shaq de lixo… um dos piores da historia e agora falar que A.I eo segundo da historia …. sem palavras vc tá mal da cabeça irmão … !

      • Rapha-11

        Se não fosse vcs, jamais imaginaria o Allen Iverson como o A.I no 2º de todos os tempos, tamanha a insanidade do comentário. Cogitei até Abdull “Iabar” com erro de digitação…

  • Thiago Salles

    Os 3 melhores de todos os tempos são: Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird!
    Depois desses 3 é que podemos discutir o resto!

  • eduardo

    lebron vai ser mto maior q ele, alias já é maior e melhor

    • Sandro Correa

      Cara Lebron é um grande jogador, mais não é e ainda ta muito longe de alcançar Kobe. Já começa que já perdeu mais final do que ganhou. E quando a franquia não faz oq ele quer, ele corre logo pra outro time pra montar a panelinha dele.

    • Felipe

      maior em que, Eduardo? Só se for em altura, né?

    • Bruno#L.A.Lakers16

      Sempre tem alguem querendo aparecer … e pelo visto já conseguiu … defecando pelos dedos !

    • Álvaro S.R.

      Cara, respeito sua opinião, mas acho que Lebron ainda tem um longo caminho até chegar aonde Kobe chegou, Kobe carrega com ele a competitividade dos anos 90, onde o jogo era intenso o tempo inteiro, tanto durante a temporada regular como durante os Offs. E na minha opinião falta essa competitividade ao Lebron em certos momentos durante os jogos, é lógico que o Lebron é um jogador fora de série e tem tudo para atingir os mesmo números de Kobe, até com uma idade inferior a que Kobe atingiu tais números, mas hoje em 16/12/2014 o Kobe é maior que o Lebron, e até o momento tem uma carreira mais brilhante também.

    • Luiz

      só em MVP’s kk

      • Álvaro S.R.

        Sim em MVP’s da regular season tem mais mesmo haha

  • LeVICE

    Levice e mto melhor e maior que Kobe , ele e melhor em pipocar , em ser vice , ele e mto melhor , quem não concordar e invejoso !

  • eduardo

    jogar na maior franquia e q sempre forma times competitivos é fácil, lebron tem 2 mvps finals indiscutíveis, enquanto isso kobe possui dois tbm sendo um discutível(gasol jogou no mesmo nivel e salvou no jogo 7)fora q lebron tem uma visao de quadra fora do normal, tem uma capacidade de ser scorer igual, perde na defesa eu diria, mas ganha nos outros quesitos, kobe vai ter um fg de 45% ao final da carreira, lebron vai ficar perto dos 50%. fora q lebron é um lider, mto diferente doq ouço sobre kobe, enquanto alguns atletas se esforçam pra jogar com lebron outros correm do kobe, por ter um ego maior q o do jordan. lebron sim pode e acredito q vá desbancar o bird por exemplo, coisa q o kobe nao foi capaz. e sim os titulos individuias contam. lebron já passou o kobe nisso também. Portanto, podem falar q falo besteiras( mas não dão um argumento válido) mas a verdade está aí, isso q lebron provavelmente ainda ganhe masi titulos individuais enquanto isso como q anda a temporada do kobe? simplesmente ridiculo…

  • Ivair

    Sempre que eu vejo a galera fazendo essas comparações entre Magic, Bird, Jordan, Kobe, agora Lebron entre outros, me pergunto: porque quase ninguém cita o Kareem Abdul-Jabbar? O Pat Riley acha que ele é o maior de todos os tempos e olhando apenas os números, ele tá na briga, não? Mas voltando ao assunto, o Kobe mereceu o que conseguiu. Jogou demais(e ainda joga). É um daqueles caras que te matam de raiva quando jogam contra seu time.

    • Bruno#L.A.Lakers16

      Concordo Karrem é top 5 , ele era mito , maior cestinha da historia e ganhou varios titulos e varios mvps !!

  • Guilherme Martins

    Mais importante que ter um time competitivo e continuar dando alegrias pra franquia que te proporcionou tudo?

    • Cara , eu adoro o Kobe , mas foi exatamente isso que eu pensei …rs

      Antes , o importante era um ter um time competitivo . Agora , parece que é algo que ele não se importa mais .

  • Bruno#L.A.Lakers16

    O importante é a opinião das lendas do basquete … e TODAS preferem Kobe Bryant … portanto a opinião de meia duzia de haters n vale nada !

    • Álvaro S.R.

      Até o Lebron prefere o Kobe.

      • Bruno#L.A.Lakers16

        Lebron ama Kobe .. já foi postando aki no jumper uma materia .. !

        • Claudio R.

          Claro, ou os grandes jogadores não podem se admirar?… os caras que são fora de serie, tem moral e respeito de todos… LeBron já está sim entres os maiores. junto com Bryant.

          • Álvaro S.R.

            calma cara, foi so uma brincadeira, kobe provavelmente gosta do lebron tbm.

  • Pedro Spurs

    Interessante quebra galera cita prêmios individuais e coletivos para compararem LeBron e Kobe e o Tim Duncan?? O cara tem o mesmo número de títulos e mais mvps de temporada regular que Kobe, e mais mvps de finais do que Lebron e sempre jogou na mesma franquia.Para mim melhor PF da história.

  • Pedro Spurs

    Que a** maldito corretor rsrs

  • Cara, como torcedor dos Lakers nessa temporada, eu quero ver sim o Kobe arrebentando, até pq não creio que o time deva se reconstruir tão brevemente. Quero mais que ele chute 30 bolas por jogo, time deve pra mim tankar sim, e qdo os pífios CONTRATOS de Lin e do próprio Kobe (que tem um péssimo contrato à franquia) acabarem ae sim me preocuparei com TEAMWORK e Championships. Kobe é lenda, é mito, cara, os arremessos que ele converte são muito difíceis, uns Jumper fadeaway cara, é monstro demais. Shoot Trafic do maluco eh amazing. Sério…
    “Kobe drives to the line, steps back, falling away…… BAANNGGG!!!!

    Lakers WIN!

  • NOSSA VERDADE, TIM DUNCAN TBM EH MONSTRO. UMA PENA QUE PELOS LEIGOS, COMO EU (MODINHA, ETC), NEM SEMPRE ELE É LEMBRADO COMO DEVERIA. MAS PAGO PAU PRA ELE O PRO LARRY BIRD ALEMÃO!!

  • Vlad-BH

    Ao que parece, no final da carreira, Lebron irá superar Kobe. É um jogador melhor fisicamente(mais alto e mais forte), com ótimos números e sempre se cerca de bons colegas para angariar títulos.

    Mas hoje, Kobe é maior que Lebron.