Kyrie Irving passará por cirurgia no ombro e está fora da temporada

Agora é oficial: Kyrie Irving vai desfalcar o Brooklyn Nets pelo restante da atual temporada. O gerente-geral Sean Marks confirmou que o armador será submetido a uma artroscopia no ombro direito nos próximos dias e não vai ter condição física de voltar às quadras ainda nesse semestre. Ele já havia sido desfalque em quase 30 jogos da atual campanha por conta de insistentes dores na região.

O astro de 27 anos começou a sentir o incômodo no início de novembro e, mesmo após voltar a reforçar o time, nunca parou de senti-los. A franquia nova-iorquina, por sua vez, sempre deu poucos detalhes sobre o que chamava simplesmente de uma “lesão”. Ele revelou ter recebido uma injeção de cortisona em dezembro, na esperança de minimizar o desconforto e adiar a cirurgia para a offseason.

“A situação é: ou você continua a injetar cortisona no corpo, o que vai deteriorar os seus músculos, ou faz uma artroscopia. Para mim, tudo vai girar em torno de poder retornar às quadras após o período ideal de recuperação e descanso, além de ver o que eu posso oferecer no restante da temporada. Vamos reavaliar isso em breve”, afirmou Irving, em entrevista concedida antes do fim do ano passado.

Embora o discurso não fosse institucionalizado, o Nets já trabalhava nos bastidores com a possibilidade do jogador ficar afastado do restante da temporada desde as semanas iniciais de 2020. Marks não esconde que, com a estreia de Kevin Durant planejada para a próxima temporada, “tirar” o armador da equipe para assegurar sua plenitude física no segundo semestre virou uma opção óbvia.

“Nós olhamos para as nossas alternativas e a cirurgia sempre foi o último recurso. Eu dou muito crédito a Kyrie por ter tentado usar cortisona para aliviar as dores e jogar, por exemplo. No final das contas, porém, precisamos preservar a saúde do atleta e olhar o cenário completo – e, não, um momento isolado. Pensamos em longo prazo aqui”, argumentou o executivo.

É esperado que Irving esteja de volta aos treinos durante as férias de verão norte-americanas e reapresente-se para a próxima pré-temporada, em setembro, sem quaisquer limitações. O astro só conseguiu entrar em quadra em 20 partidas na campanha de estreia pelo Nets, registrando médias de 27.4 pontos, 5.2 rebotes, 6.4 assistências em quase 33 minutos de ação por noite.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.