Irving volta atrás sobre renovação com o Celtics e dispara: “Não devo nada a ninguém”

A relação entre o astro Kyrie Irving e o Boston Celtics parece estar passando por problemas. O armador, que chegou a comprometer-se publicamente a assinar uma extensão contratual com a equipe antes do início da temporada, voltou atrás em sua decisão e declarou não ter nada definido sobre seu futuro ainda. Ele declinará uma cláusula de alongamento para ser agente livre irrestrito em julho.

“Pergunte-me sobre isso [renovação de contrato] em 1º de julho. Eu farei o que for melhor para minha carreira e essa é a situação. Sempre foi, na verdade. Não devo merda nenhuma a ninguém. Não estou preocupado com uma reputação ou legado na NBA. Sou só um homem tentando tomar a melhor decisão para mim e minha família”, desabafou o craque, em entrevista nesta sexta-feira.

A declaração acontece menos de 24 horas depois do New York Knicks fechar uma troca que criou condições para que a franquia invista cerca de US$74 milhões em reforços na offseason. Irving passou a infância em Nova Jersey e nunca escondeu que possui uma relação de afeto com o Knicks. Obviamente, o atleta não admite que os acontecimentos desta quinta-feira tenham mudado sua opinião.

“Eu acho que fiz aquele compromisso na empolgação, sentindo-me emocionalmente investido e saindo de uma lesão. Estava tentando prova algo para todos e mostrar que sou um jogador orientado para o time. Mas, nos últimos oito anos, eu passei o tempo inteiro tentando validar-me para a imprensa, fazer o que os outros queriam que fizesse. E, agora, não devo nada a ninguém”, disparou.

De acordo com Ian Begley, da ESPN, Irving teria ficado desapontado ao saber que poderia ser negociado para acomodar a chegada de Anthony Davis, que está de saída do New Orleans Pelicans. Múltiplas fontes, porém, negam que dirigentes de Boston tenham considerado trocá-lo. De uma forma ou outra, ele garante que está comprometido com o Celtics até o fim da temporada.

“Meu foco está em vencer um título com essa equipe. Esse é o objetivo principal. É para isso que minha mente está direcionada. Até agora, obviamente, as coisas não têm sido como planejamos, mas essa é uma etapa natural do desenvolvimento de um time. Independentemente disso, eu sempre fui um profissional maduro e vou seguir vindo aqui todos os dias”, assegurou o craque de 26 anos.

Segundo Steve Bulpett, do jornal Boston Globe, o Celtics permanece confiante de que Irving renovará seu contrato ao fim da temporada. E, apesar da mudança de discurso, o próprio astro dá sinais de que a franquia ainda não deve alterar seus planos. “Boston está na frente em minha preferência”, finalizou o all-star, que possui médias de 23.7 pontos, 4.8 rebotes e 6.9 assistências na temporada.