https://www.youtube.com/watch?v=AwxxjE2ySps

Tudo bem, eu me rendo. Faltando uma semana para o fim da temporada regular, vou admitir o que já é óbvio: não descartem o San Antonio Spurs. O atual campeão da NBA resolveu botar fogo em uma campanha que caminhava para times e finais (para mim, pelo menos) sem muitas surpresas, capitaneando um emocionante embate pela decisão do chaveamento dos playoffs da conferência Oeste.

Até algumas semanas atrás, o Memphis Grizzlies parecia seguro como dono do segundo melhor recorde. Hoje, não é mais assim. A única certeza é o Golden State Warriors em primeiro. A coisa ficou tão imprevisível que a equipe de Marc Gasol pode agora terminar até como sexto. Criou-se uma disputa jogo a jogo entre eles, Houston Rockets, Los Angeles Clippers, Portland Trail Blazers e Spurs pela vantagem de mando de quadra no mata-mata. E, no concorrido Oeste, atuar mais em casa pode ser crucial. Os atuais campeões, melhor do que ninguém, sabem disso.

Previ que o Spurs levaria o título antes mesmo do início dos playoffs em anos anteriores. Foram temporadas em que o time destoava – e muito – dos rivais. Foi assim em 2014, por exemplo. Ao longo das quase duas décadas de “Era Duncan”, os texanos pareceram imbatíveis em certos momentos. E realmente eram. Não parecia o caso agora: o elenco (que já é envelhecido) começou a campanha mal e soava desgastado por dois anos consecutivos em que batalhou para chegar até a decisão.

O aparecimento de novas forças na conferência e o aparente cansaço do Spurs fez com que eu e muitos analistas achássemos que não havia fôlego para mais um título, o que seria perfeitamente normal perante as circunstâncias. Acontece que Gregg Popovich e os veteranos campeões tinham outros planos. A equipe vem melhorando e alcançando seu ápice na campanha, pouco a pouco, desde o Jogo das Estrelas.

https://www.youtube.com/watch?v=SyQbisYaL-w

A evolução é notável e perceptível, por exemplo, nos power rankings da ESPN. Na oitava semana, no final de dezembro, a equipe era apenas a 10ª colocada: com 17 vitórias e 11 derrotas. Começou a subir a partir daí e chegou à 2ª colocação na semana 23. Agora, são 51 vitórias e 26 derrotas. Do Jogo das Estrelas até aqui, os números mostram a subida de produção de maneira inquestionável. Foram 18 vitórias em 25 jogos (72%) no momento em que escrevo. Tivesse tido tal aproveitamento durante a temporada inteira, os campeões chegariam agora com cerca de 60 vitórias – um recorde muito próximo de Golden State Warriors e Atlanta Hawks, líderes da liga.

O Spurs só tem desempenho ofensivo e retrospecto inferior do que o Warriors, desde fevereiro. No entanto, esse time apresenta uma ameaça real aos líderes absolutos do Oeste nos playoffs, pois os texanos foram os únicos a derrotar os californianos em duas oportunidades nesta temporada. A última vitória veio no domingo de páscoa: um avassalador desempenho que deixou Tim Duncan e companhia sempre muito a frente do placar, às vezes por quase trinta pontos de vantagem. Aquela foi a primeira derrota de Golden State em quase um mês.

Isso significa que o Warriors deixa de ser o favorito ao título? Não. A equipe de Oakland continua quebrando recordes e, apesar dos números ofensivos chamarem mais atenção, é na defesa que tem seu baluarte: manteve seus adversários abaixo de 100 pontos em 40 jogos – e venceu todos. Além do mais, os comandados de Steve Kerr poderiam já estar mais desfocados que o Spurs no último confronto, pensando nos playoffs, então a partida não pode valer como análise de confronto direto entre eles.

É inegável, porém, que o Oeste tornou-se perigosamente mais acirrado perto do fim da temporada regular por conta do ressurgente San Antonio Spurs. Eles trazem uma nova dimensão à briga por posição e aos playoffs do Oeste. Do segundo ao sexto colocado, nós teremos jogos emocionantes e decisivos nos próximos dias. Um saudável suspense ao término da temporada. Mando de quadra vale muito no lado mais equilibrado da NBA e os campeões sabem disso melhor que ninguém. O Spurs vai ser campeão? Ainda acho pouco provável, mas não descarto mais a capacidade deles baterem equipes que brilharam mais durante a temporada regular. O mata-mata promete ser ainda melhor do que no ano passado. É a NBA em seu melhor.

  • Henrique

    Spurs tem jogado realmente muito bem, nos últimos 24 jogos são 21 vitorias sendo que 2 das 3 derrotas foram no OT (uma pro Knicks onde o time parece nem ter entrado em quadra e outra pro Cavaliers com 57 pts do Irving e 31 do Lebron). No ataque intensa movimentação de bola voltou, Kawhi tem papel cada vez mais decisivo no ataque, Duncan continua um menino enquanto Parker e Ginobilli parecem guardar gás pra hora que interessa. Na defesa a volta de Leonard, fez o time crescer demais e passou a outro nível quando Splitter voltou, com ele está descansando pros Playoff (lesão na panturrilha) esperem uma defesa ainda mais forte que nos ultimos jogos. O Spurs é com certeza candidato novamente ao título, só vejo GSW e talvez o Clippers com matchups pra tentar vencer o time de San Antonio, mas não vai ser fácil ganhar um série melhor de 7 deles.

  • BMCS

    Boa análise, Ricardo.

    A acrescentar apenas os palpites de cada um, pois você já abordou muitos dos pontos mais importantes.

    Também considero o mando de quadra como um item de extrema importância. Por isso, temos que esperar por estes três últimos dias de Regular para podermos, nos dias de pausa que antecedem o início dos Offs mais esperados dos últimos anos, fazer as nossas apostas.

    Mas, mesmo sabendo que estou me precipitando, se tivesse que apostar nas Finais de Conferência, hoje, a minha aposta seria:

    Atlanta x Cleveland

    GSW x San Antonio

    • ANDRÉ LÉO HAWKS

      assino em baixo baixo bmcs, meu palpite é este tbm !

      e o meu palpite pra final vai ser, cavs e spurs !

  • Uncle Drew

    O q mais impressiona nesse Spurs é o Tim Duncan! Pqp como tá jogando! Capaz de o Irving se aposentar e o Duncan continuar jogando! Melhor Power Foward da historia! JOGA ATÉ OS 50 ANOS TIMMY!

  • Uncle Drew

    E tao dizendo q o Popovich tem forte interesse em trazer o Marc Gasol pro Spurs na proxima temporada! Rapaz…..

    • Carlos Eduardo

      No lugar do Gasol eu não pensaria duas vezes.

      • dumz

        Eles tbm tem a questão da renovação do Leonard …

    • RafaelRox

      Não tem cap suficiente.. ainda mais com os contratos novo do Diaw.

      • Henrique

        Infelizmente, Duncan e Ginobilli devem parar esse ano. Ai tem CAP.

        • Luiz Henrique Santos

          Eles devem parar só na próxima temporada 15-16…

          • RodrighoN

            MAs poderiam baixar o salarios, já que na proxima temporada Tim e Ginobli não tem contratos, só aí seria uma economia de 17 milhoes , mas eles não assinariam pelo minímo,para Gazol ganhar seu s 17 por temporada já que o Spurs poderia ultrapassar o cap no contrato do Leonard.

  • Fernando

    Claro que é cedo para isso… Muita água vai rolar… Mas estou torcendo para uma final entre Cleveland e Golden State.

    Queria muito ver o duelo entre Lebron-Irving X Curry-Thompson na decisão da NBA.

    Mas, de umas semanas pra cá, sou obrigado a admitir que San Antonio começa a despontar como favorito…

  • Bruno

    Sacaram a piroca grisalha pra fora na hora certa. Acho que pelo menos na final do Oeste chegam!

    • Uncle Drew

      Ashauahshaashau. Deem um trofeu para este mito! Kkkkkkk Sensacional o comentario!

      • pedrokadf

        realmente kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • kkkkkkkkkkkkk

  • Luiz Henrique Santos

    Que venha o Spurs do Oeste que o Bucks vai atropelar no Leste…

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Com Zaza Pachulia MVP!!!

  • tiago

    Esse time do Spurs nunca pode ser descartado, do nada os caras tiram um gás de não sei aonde e começam a vencer todo mundo HKLASDFHLÇD Tim Duncan é muito mito, o cara pode ter 50 anos que ainda vai ser bom. Kawhi Leonard é outro que ta jogando demais, ta ajudando muito o time do Spurs.

  • Robson

    Também achei boa a análise. Só não entendi por que o autor ainda acha pouco provável o Spurs ser campeão.
    Por aqui é quase unanimidade o favoritismo deles.
    Nas transmissões da TV também. Os poucos que se arriscam a algum palpite cravam Spurs como campeão.

  • Robson

    Tava lembrando agora, o Spurs é o Boca Juniors, na Libertadores. Muitas vezes eles mal conseguem se classificar na fase de grupos. Passavam na última rodada, por sorte e combinação de resultados. Mas depois engatavam uma fase excelente e atropelavam todo mundo nas oitavas, quartas e já era.

  • Thiago Salles

    “Sacaram a piroca grisalha pra fora na hora certa. Acho que pelo menos na final do Oeste chegam! ”

    HAUSUHASHUASUHASUHAHSHUASHUASUHASHUASHUASUASHUSAHSAHUSA

  • Vlad-BH

    Time e técnico ridiculos. Não sabem perder. Tomara que tomem uma varrida como do OKC há dois anos.

    Anti-jogo. Deveria ser banido da NBA.

    • Daniel Nogueira

      Ainda tá chorando?

    • gabriel almeida

      há dois anos eles perderam foi pro heat na final. Há série contra OKC à três anos ficou 4-2

    • Times e técnico ridículo ? Serio isso?

    • Henrique

      Na hora que proibirem o Hack, o Pop para de usar, se ta na lei, na regra, tá valendo.

      • Robson

        Esses pivôs tinham que treinar mais lance livre!
        Ganham milhões pra chegar ali e entortar o aro! hehehe

        • RodrighoN

          Inclusive o Spliter sofreu com isso, imagino o quanto o POP cobrou dele nos treinos rsrs

          • joaodopedefeijjao

            sim,ng lembra ne,que spurs e POP sofreram com o hack a spiter.oq ele fizeram,spliter depois de +20 anos teve que mudar a mecanica do seu ll,e oq acontenceu,todos ja sabem!!!! basta trabalhar,nao tem segredo!!!

  • RafaelRox

    Se tivesse um pivô melhor arrebentaria com todos.. já podia dar o titulo.
    Mesmo com o Tiago que é ultra software.. (apesar de ser tecnico e disciplinado taticamente) já chegam lá.. rsrsr.

  • Vlad-BH

    Não sabem perder. Tomara que tomem uma varrida como do OKC há dois anos.

    Anti-jogo. Deveria ser banido da NBA.

    • J. Fernandes

      Quem nao sabe bater lance livre tb….rss

  • RafaelRox

    Acho que se o Pop continuar técnico.. esse time vai continuar indo pros Offs até ele aposentar.

  • Sobre mais um título?? Vai depender muito da forma física que esses jogadores vão chegar nos playoffs, o final de temporada está sendo excelente sem dúvidas, mas a condição física de Parker, Ginobili e Duncan pode fazer a diferença a favor ou contra pq na técnica os “velhinhos” ainda comandam bem a equipe, Leonard está voando e acho que pode fazer a diferença novamente, além do Spurs acho que os favoritos do oeste são o Warriors,Blazers (se tiverem com menos lesionados na fase decisiva) e correndo por fora Clippers, Grizzlies e Rockets, mas o Cavs e o Hawks tbm são perigosos pelo lado da conferencia leste, mas pode ser que surja alguma surpresa de algum time que não citei, porém menos provável…

  • Pedro Celta

    Vamos Celtão, surpreender a todos e levar mais um titulo pra Massachusetts….

    #bleedgreen

  • More

    Acreditem se quiser, mas como torcedor dos mavs eu estou muito feliz em pegar o Spurs na primeira rodada, desde o playoffs passado eu estou com um pé atrás com eles. Eu sei que provavelmente vamos perder, mas quero muito ver essa série de novo.
    Perder na primeiro, segundo, terceiro round é a mesma coisa, perder é perder. Se quisermos sermos campeões vamos ter que cedo ou tarde encarar o Spurs ou o time que derrotá-lo e não adianta tentar atrasar o inevitável.

    E duvidar do Spurs é um erro ein kkkk
    Eu cheguei a questionar a classificação mas foi por causa das várias lesões e OTs seguidos que a equipe estava tendo, mas se chegassem aos playoffs saudáveis iam aterrorizar qualquer um.

    • Robson

      num duelo Spurs x Mavs, acho que dá 4×1, no máximo 4×2 Spurs. Não vejo como o Mavs conseguiria ganhar mais do que 2 partidas.

      • More

        Temporada passada era pra ter sido 4×0 ou 4×1 e fomos o único time a liderar a série e forçar o jogo 7 contra o Spurs. Com direito a Dejuan Blair tendo o melhor PER entre os Cs e o segundo melhor entre todas as posições.
        Mas sei lá, acho que Mavs perde também mas torço pra que ao menos seja um série interessante.

        • Robson

          também torço pra que o Mavs ganhe ou ao menos prolongue ao máximo o confronto!

          vai ser uma série interessante. Os dois times têm uma média de idade alta, mas muito potencial. 2 MVP´s

        • lucas

          cara voces irão depender de um cara (para poder surprender e levar a série).RAJON RONDO, porque o Ellis eh so aquilo mesmo, o Dirk sabemos que via MUITO bem em offs, o Tyson Chandler faz o dele direitinho. Mas o Rondo se jogar como jogava os offs pelos Celtics voces tem bastante chance. Porque ele dar 10 assist eh certo, pegar uns 10 reb provavel, fica a duvida de como ele irá pontuar e se pode anular o Parker, basquete pra isso ele tinha.

          • lucas

            e anota ai os times mais cascudos pra eles serão Grizz, e o talvez o dallas, fora isso acho que eles irão chutar muitos traseiros no oeste.

          • Robson

            o Golden State joga bonito, mas não parece um time pra ganhar campeonato. Faltava uns caras mais cascudos pra segurar as pontas quando a coisa aperta. O Thompson já mostrou que é amarelo e o Curry sozinho não ganha play-off.
            Eu levo fé no Clippers como surpresa nessa divisão Oeste. Tem pivô, ala e armador bons.

          • More

            Verdade, nosso sucesso passa diretamente pelo Rondo. Acredito que vamos depender do Parsons também. Tem dia que ele está iluminado, mas tem dia que não faz nada… Parsons vai ter que se mostrar consistente.

          • More

            Torço muito pra que Dallas seja cascudo igual temporada passada haha
            Dá pra gente vencer!

        • RodrighoN

          mas o técnico do Mavs fez um excelente trabalho contra o Spurs , de todos os times o que mais jogou de igual com o Spurs foi o Mavs, esse ano ele nao conseguiu fazer o ataque render tanto mas é um cara que entende muito, queria que essa disputa acontecesse logo, ou Rockets x Mavs também seria interessante .

    • DirkMito

      Eu tambem penso dessa forma, se for pra querer ganhar, n pode escolher adversario, como todo mundo diz, independente de qual for o adversario o Dallas sera varrido. Tyson disse uma coisa legal semana passada, aos adversarios que preferem enfrentar o Dallas, cuidado com o que pedem, pois o basquete da mesma forma que ele é legal, ele é perigoso….

      • DirkMito

        E pra quem acha que o clima no time do Dallas é ruim, esse video mostra, como isso é verdade, todo mundo muito bolado entre eles….
        https://www.youtube.com/watch?t=57&v=cOg0jEOczRw

        • More

          Primeiro playoff na carreira hahaha Espero que ele não decepcione 😉

        • vinicius

          vai longe nao esse timinho do mavs

        • vinicius

          o time do mavs entre os 8 oitos do oeste é o mais fraco

          • Daniel Nogueira

            Pode até ser, mas se fosse pra escolher eu queria pegar o Rockets.

  • Adriano Sato

    A parte física é a única coisa que pode pesar, como muitos disseram aqui. Na parte técnica o time evoluiu do ano passado para esse. Baynes, Mills e Cory conseguiram melhorar e estão sendo importantes para conseguirmos grandes vitórias. Na vitória com o Rockets, o Mills foi primordial para virarmos o placar no terceiro quarto. Além disso, o trio de ferro ganhou um quarto elemento: Kawhi Leonard. O mlk que já era foda pra caralho, agora tá em níveis absurdos de mitagem. Eu acredito que é questão de 2 a 3 anos pra ele ser o MVP da temporada regular.

    Portanto, eu acredito que este time que está agora tem tudo para ser ainda mais forte nos offs do que o do ano passado. Mas tem um porém, os offs do Oeste esse ano está bem mais forte do que do ano passado. Portanto, o Spurs subiu de nível, mas a conferência também. Nível de dificuldade lá no alto.

    Veremos. Chuto Cavs x Spurs na final, com clubismo e sem também.

    • RodrighoN

      O Baynes era fora de rotação do Raptors, se tem um lugar onde jogadores medianos podem ser aproveitados bem é o Spurs, impressionante, revitalizou a carreiras de Diaw, Baynes, Bonner,Green etc, se sabe arremessar ou passar bem a bola tem vaga no elenco claro com muita disciplina tática.

  • Robson

    O bom é que o Ginobli pelo menos tá bem abaixo do normal nessa temporada. Até faz umas cestas importantes, mas não dá aquelas infiltradas e tá com média bem abaixo do normal também.

    Mesmo assim, não entendo como ainda tem analistas que não colocam o Spurs como favorito ao título. Eles ganharam de todos os principais times nessa reta final.

  • manuche16

    Tenho que felicitar todos os cronistas deste sitio que eu visito todos os dias sem exceção. São matérias e analises sempre muito bem conseguidas e sensatas, salvo uma ou outra falha que convenhamos todos nos temos! Apesar de vir CA todos os dias eu raramente comento.. Muitas vezes é por preguiça…kkkk. Mas muitas outras vezes é porque vejo aqui pessoas a comentar que não são nada sensatas nos coments e isso retira me logo a vontade. Contudo também ha muita gente sensata e correta a comentar e que sabe muito bem daquilo que esta a falar!

    Agora, em relação a analise, eu, na minha opinião acho que os spurs são serissimos candidatos a ganharem pelo menos a conferência oeste. Eles estao muito bem mesmo! Ainda assim no oeste os warriors são a equipa que me enche as medidas . mas sinceramente acho os spurs um time muito mais rotinado. Vamos aguardar!
    Cumprimentos

  • matheus groovibe

    Não tem palavras p descrever o que acontece nesse time… quando vc acha que já deu o q tinha q dar o Spurs vai lá e Pimba…
    Só faltou a máscara do Jason na matéria.

  • Vinícius Martins

    Além de toda a qualidade do time os jogadores estão acostumados a vencer, são acostumados a ganhar títulos e jogos difíceis. E isso faz uma grande diferença….

  • Duvido que se pegassem um pivô como o DeMarcus Cousins, Davis eles fariam isso da falta.
    Pois eles são ótimos pivôs…
    E meu Golden State tenho fé que quebrará a escrita na Oracle Arena 4 jogos.
    Mas vai ser difícil…
    GO WARRIORS !

  • Cara, eu sou contra qualquer tipo de malandragem pra ter vantagem.
    Assim como no futebol, jogar retrancado com todos atrás, catimbar o jogo..
    Mas devo admitir que apesar de odiar, essa tática aí dá muito certo.
    Os pivôs deveriam treinar lances livres..

  • Robson

    Essa tática é velha. Cansaram de fazer isso com o Shaquille, Ewing, Robinson…mesmo assim ainda têm pivôs que não acertam lance livre
    Tomara que o GS consiga usar o mando de quadra a seu favor! 😉

  • Kaio_SAS

    GO SPURS GO!

    DRIVE4SIX!

  • Luiz Henrique Santos

    ”Há três certezas na vida: morte, impostos e os Spurs vão vencer 50 jogos na temporada”. (Gregg Popovich)

    • Robson

      Hahaha boa!

    • Nenê Hilário

      faltou uma: ninguém escapa da guampa!! se não levou, ainda vai levar! hahahahaha

  • Kaio_SAS

    ganhando ou perdendo não deixarei de ser um fanatico por esse time
    e um fã de Tim Duncan. Acredito que tudo dependerá da condição fisica
    dos principais titulares, e um playoff pelo menos igual ao do ano
    passado do garoto Kawhi!

    chegamos de novo kkkk

    GO SPURS GO!