Lakers não forçará arremessos de três pontos na próxima temporada

Sexta equipe com menor número de arremessos para três pontos tentados na temporada 2014-15 com 18 por partida – 14 a menos que o líder Houston Rockets – o Los Angeles Lakers não deve mudar sua mentalidade quanto aos arremessos de longa distância no próximo campeonato, mesmo com o título do Golden State Warriors.

Durante seus 14 anos como técnico principal na NBA, Byron Scott colocou seu time entre os dez que mais arremessaram de longa distância apenas uma vez, com o New Orleans Hornets de 2007-08. Curiosamente, aquele time liderado por Chris Paul e David West foi o time que conquistou a maior porcentagem de vitórias na carreira de Scott, sendo o segundo com mais triunfos na conferência Oeste, e quarto em toda a NBA. As 56 vitórias e o equilíbrio entre ataque e defesa renderam a Scott o prêmio de melhor técnico da temporada.

Quando assumiu o Lakers há um ano, Scott disse não acreditar que bolas para três pontos venceriam campeonatos, mas garantiriam equipes nos playoffs. Após o título do Warriors, o técnico foi questionado de novo pelo site OC Register, e complementou sua antiga opinião.

“Bom, Todos querem falar: ‘Ele disse que…’, mas, se você é o primeiro time em arremessos para três pontos na liga, mas é o pior na defesa, você não vence o campeonato. O Warriors foi o melhor time ofensivo e defensivo na temporada passada. Eles eram os melhores e mereceram o título. O que posso extrair do ano passado é que se você é um grande time nos arremessos de longa distância mas não defende bem, você não ganha”.

Líderes do Lakers em tentativas para três pontos na temporada passada, os alas Wayne Ellington e Wesley Johnson não fazem mais parte do elenco californiano. Recém-contratado, o armador Lou Williams seria o campeão em arremessos de três no Lakers na temporada passada com quase o dobro das tentativas de Johnson (447 a 259), contando seus números no Toronto Raptors. Ainda sim, Scott não quer seu time forçando bolas de longa distância no próximo campeonato.

“Nós não vamos jogar nesse estilo. Vamos arremessar apenas as bolas claras. Nós vamos chegar lá e jogar a bola para cima. Lou, Jordan Clarkson, Nick Young, Jabari Brown e Ryan Kelly podem acertar esses arremessos constantemente, mas isso não será o foco do nosso ataque.”

Segunda escolha geral do draft 2015, o armador D’Angelo Russell tentou 231 arremessos para três pontos durante sua única temporada no basquete universitário, com aproveitamento de 41%, porém, o índice de acertos do novato na Liga de Verão de Las Vegas assustou, caindo para apenas 11% em seis jogos.

  • Marcelo Fitzgerald

    ano pode fazer isso em primeiro lugar porque não tem elenco pra isso ne

  • Marcelo Fitzgerald

    claro que nao vai fazer isso em primeiro lugar não tem elenco pra isso, em segundo n tem um armador principal com potencial pra fazer a equipe jogar dessa forma, simples assim

  • TRUETHIAGO

    Mas nenhum time tem, diga-se de passagem. GSW teve três jogadores arremesando para +40% de 3-PT (Curry, Thompson e Barnes, sendo que os 2 primeiros lideraram a liga) e ainda tinham o Iguodala vindo do banco com seus sólidos 34/35%. Ninguém possui tantas opções assim, talvez só o Houston em quantidade, tendo Harden, Ariza, Terry, Beverley, agora Lawson e Dekker… mas com aproveitamento bem inferior no geral, como vimos na temporada passada.

    Kobe, mesmo antes das lesões, já vinha em decadência nesse aspecto; Russell deve demorar um tempo para se adaptar com a distância da NBA, que é diferenta da NCAA; Clarkson não é um especialista no quesito, embora seja novo e possa evoluir. Sobram Nick Young e Lou Williams, que são os melhores arremessadores de fora do elenco e não serão titulares.

    • King Cuban

      Bem o Mavs tem muitos shooters acima da media da liga (35%) e é um dos sérios candidatos a ser uma das equipas que mais vão lançar da linha de três pontos…

      John Jenkins – 40.4%
      Justin Anderson – 45.2 (NCAA), 38.5% na Summer League
      Wesley Matthews – 38.9%
      Dirk Nowitzki – 38.0%
      Chandler Parsons – 38.0%
      Charlie Villanueva – 37.6%
      Deron Williams – 36.7%
      Maurice Ndour – 43.5 (NCAA)

  • Rodrigo Santos

    KKK não é pq o querido Warriors venceu um título chutando muito para três, usando Small Ball, que só existe essa forma de ser campeão. Um jogo de basquete pode ser vencido de várias maneiras.
    Scott tem que dar liberdade para Russell arremessar, é novato e não teria nenhum problema ele não ter consistência.
    Faltam 37 dias…

    • Murilo Moore

      É que a onda do momento agora gira em torno da bola de três e o small ball… Pela forma como o Golden State venceu, com relativa sobra sobre os demais, agora a maioria acredita que essa é a fórmula do sucesso. Mas concordo com você, existem várias maneiras de se vencer um campeonato.

  • King Cuban
    • The Real Jay

      Dirk deveria ser 93 né King?

      • King Cuban

        Neste momento até achei 84 ligeiramente acima do que eu esperava (80-82)….

    • robertolakers

      Gostei desses ratings sem dúvida bem analisado só acho q o lamarcao tinha q estar com um pouquinho mais q Griffin mas ta ótimo.

    • robertolakers

      Ficou bom

    • Acho o Love muito superestimado. Aldridge podia ter um 89/90.

    • Fabrica de Vassilo

      eu esperava dirk com um pouco menos, e millsap uma posição acima.

  • Bruno#Lakers

    Que saudade de ver o Lakers jogando … mds ! #Kobe #Lakers #NBA

  • jc

    Com esse time aí não tem que arriscar tanto mesmo não. Só se fosse meu time no 2k com Bellineli, Jason Richardson, Lou Williams, Mirotic e Bryant em boa forma…

  • Andre Messetti Christofoletti

    Acho inteligente não forças os 3 pontos! Só precisam avisar o Kobe, pois quando ele entra no desespero, sai de baixo!!!

  • phelip

    Só precisa parar de ser um time preguiçoso na defesa

  • RennanLAL

    Como o Byron Scott disse, o time tem que pensar em jogar defensivamente primeiro pra depois pensar no que fazer no ataque. E o time tem que ser montado de acordo com suas características.

    Warriors arremessa bastante de 3 porque tem quatro jogadores no time titular com essa capacidade, sendo que o Curry e o Thompson são os dois melhores da NBA nesse quesito.