A NBA anunciou nesta quarta-feira que o ala LeBron James (Cleveland Cavaliers) e o armador Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) foram eleitos os melhores jogadores do mês de fevereiro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. Ambos recebem o prêmio mensal pela primeira vez nesta temporada.

LeBron atuou em 11 das 12 partidas do Cavs em fevereiro, liderando a equipe a oito vitórias. O astro de 30 anos anotou 24.9 pontos, 6.5 rebotes e 7.3 assistências, além de converter quase 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra. No último dia 24, ele ultrapassou Scottie Pippen e tornou-se o ala com maior número de passes decisivos da história da NBA. Esta é a 27ª vez que o quatro vezes MVP conquista o prêmio mensal da NBA.

Já Westbrook comandou o Thunder a nove vitórias em 12 jogos disputados no período, com médias próximas de um triplo-duplo: 31.2 pontos, 9.1 rebotes e 10.3 assistências. Ele juntou-se ao lendário Oscar Robertson como os únicos jogadores da história da liga a anotarem mínimo de 31 pontos, nove rebotes e dez assistências por partida em um mês completo. Além disso, o armador é o primeiro atleta desde LeBron (2009) a alcançar três triplos-duplos seguidos.

Outros dez atletas foram citados na votação do mês: Pau Gasol (Chicago Bulls), Kyrie Irving (Cavaliers), Greg Monroe (Detroit Pistons), Stephen Curry (Golden State Warriors), James Harden (Houston Rockets), DeAndre Jordan, Chris Paul (Los Angeles Clippers), Nikola Vucevic (Orlando Magic), LaMarcus Aldridge e Damian Lillard (Portland Trail Blazers).

 

Smart e Wiggins levam prêmio mensal entre calouros

A NBA também elegeu o armador Marcus Smart (Boston Celtics) e o ala Andrew Wiggins (Minnesota Timberwolves) como melhor novatos de fevereiro nas conferências Leste e Oeste. O primeiro venceu o prêmio pela primeira vez, enquanto o segundo recebeu a honraria em todos os meses da temporada.

Sexta escolha do último draft, Smart foi o terceiro estreante com maior média de pontos (9.8), assistências (4.3) e roubos de bola (1.4) no período. Ele anotou dígitos duplos de pontuação em seis dos últimos sete compromissos do mês e ainda liderou os calouros da conferência Leste em minutos de ação (32.6). O Celtics acabou o mês com sete vitórias e quatro derrotas, colocando-se novamente na disputa por vaga nos playoffs.

Wiggins liderou a classe pelo terceiro mês consecutivo em médias de pontos (16.8) e minutos jogados (38.7), ajudando o Twolves a ter sua melhor campanha mensal da temporada: cinco triunfos e seis reveses. No último dia 23, contra o Rockets, ele alcançou sua terceira atuação de 30 pontos na campanha e igualou o recorde de um novato da franquia, pertencente a Isaiah Rider (1993-94).

Outros seis estreantes receberam menções na votação mensal: Jusuf Nurkic (Denver Nuggets), Jordan Clarkson (Los Angeles Lakers), Langston Galloway (New York Knicks), Mitch McGary (Thunder), Elfrid Payton (Magic) e Nerlens Noel (Philadelphia 76ers).

 

Vogel e Brooks são escolhidos técnicos do mês

Para completar, a NBA anunciou na última terça-feira que Frank Vogel (Indiana Pacers) e Scott Brooks (Thunder) foram agraciados com os prêmios de melhores treinadores de fevereiro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente.

Vogel comandou o Pacers a sete vitórias em nove partidas, tornando-se o técnico com mais triunfos da história da franquia. Seus comandados tiveram a melhor campanha do Leste no período, sofrendo menos de 100 pontos em seis oportunidades. Já Brooks levou o Thunder ao melhor desempenho do Oeste no mês: nove resultados positivos em 12 jogos. A equipe teve uma série de sete vitórias seguidas neste intervalo e liderou a liga com quase 112 pontos por embate em fevereiro.

Outros seis técnicos foram indicados pelos votantes no mês: Brad Stevens (Celtics), David Blatt (Cavaliers), Kevin McHale (Rockets), Doc Rivers (Clippers), Jason Kidd (Milwaukee Bucks) e Terry Stotts (Blazers).

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Álvaro S.R.

    Não seria melhores de fevereiro no título da notícia? Abraço.

  • pedrokadf

    Justiça seja feita, jogaram de mais este mês,
    2 monstros, as medias do West são absurdas, o cara se juntou a Oscar Robertson no quesito citado…
    LBJ vem brincando de jogar basquete, mais experiente, segurou o inicio da temporada para chegar inteiro no final desta e nos playoffs, afinal já não é mais um garoto…
    Entram de vez na briga pelo MVP… apesar de neste momento não serem favoritos ao premio !!

  • Fernando

    Se o Thunder se classificar em oitavo na conferência Oeste e pegar os Warriors na primeira rodada dos playoffs, com Durant voltando à equipe e Westbrook jogando dessa forma, acho que o Thunder tem chance de vencer a série. Os Warriors tem um time sensacional e um armador em “MVP mode” desde o começo da temporada. Acredito que seria uma série épica, mas o Thunder pode surpreender e eliminar o cabeça 1. Pelo que Westbrook está jogando, principalmente desde uma semana antes do All Star Game para cá, estou torcendo pelo confronto Warriors-Thunder nos playoffs! E que vença o melhor!!!

  • More

    Quem deveria ganhar o técnico do mês é o R. West, afinal ele que desenhou todas as jogadas…

    • vitorhugo.j3 #smile

      kkkkk

    • Galvão – EL HEAT

      kkkkk mitou!

    • DirkMito

      Mooore mito como sempre. FATO!!!!!

      • Mailson

        O mais engraçado é a foto.

    • Álvaro S.R.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • whitemamba31

      More me desculpe pela pergunta mas você é mulher ?
      So queria saber porque aqui no jumper só vejo cueca acredito que se você for seria a primeira.

      • More

        Sou homem, e hétero haha

        E valeu galera, não achei que vocês gostariam tanto kk

      • Luiz Henrique Santos

        Aí cara acho que tem a Maia Bucks!!!

  • tiago

    Westbrook ta jogando muito, seria muita injustiça ele não ser escolhido.

  • vitorhugo.j3 #smile

    Westbrook vem jogando o melhor basquete de sua carreira, e creio que ainda não chegou em seu auge.
    Se não me falha a memória, é a primeira vez que ele ganha o prêmio de jogador do mês, e muito merecido !

    Agora queria me explicar, em um outro poste tinha dito que LeBron esta na briga pelo MVP por causa da mídia.
    Acredito que acabei me expressando mal ao dizer isso. O que estou querendo dizer é que não acharia tão justo essa temporada o MVP ir pra ele. Jogares como o próprio Westbrook, Curry, Harden, vem jogando um basquete mais vistoso do que James.
    A ESPN Americana as vezes exagera um pouco com suas reportagens e artigos sobre o LeBron, e creio que de certa forma isso pode influenciar. Acredito também que James sempre estará na briga pelo prêmio, por tudo que já fez na liga.
    Indiscutivelmente ele é um dos melhores jogadores da liga, o prêmio de jogador do mês nos mostra tudo, mas o que estou querendo dizer é que não acharia justo colocar James na frente de West, Harden e Curry. Não estou querendo dizer que LeBron é mídia, mas sim que o colocar na frente desse três jogadores que citei, não seria pelo basquete jogado e sim influenciado por outro fator.

    • Black Mamba

      È claro que tem MUITA midia sim!

      • Lourenço

        Fã do Kobe reclamar da midia é no minimo curioso

      • Claudio R.

        Obvio, é a maior estrela da liga, quem mais vende camisas, quem atrai maior patrocinio, e o jogador mais brutal da NBA. E merece sim ser mvp!

    • MDias

      Como é? West jogando mais que LeBron? me poupa cara… fala sério! Westmula começou a jogar razoavelmente de uns jogos para cá ok!? E o que falar de sse jogo contra o Bulls, o cara me mata o jogo fazendo um airball a pouco segundos do fim e na ultima jogada ainda me executa o jagada feita pelo técnico de forma patética… Não, ele não merece ser o MVP mesmo! nem mesmo o MVP de OKC!!
      Não estou querendo julgar por apenas um jogo mas o fato (na minha opinião) é que ele tanto pode ser gênio como burro e carrasco em apenas um jogo, e isso é de uma enorme inconsistência como jogador profissional!
      E outra: Indiscutivelmente James é um dos melhores da liga? Fala sério novamente… James é o melhor da liga a um bom tempo já man! fala sério…

      • vitorhugo.j3 #smile

        MDias, ou será que não foi o técnico que desenhou uma jogada patética ?
        West não teve culpa de nada, quem planejou a jogada foi Brooks. Os jogadores do Bulls já previam que a bola iria parar nas mãos do camisa 0 e rapidamente duplicaram a marcação em cima dele.
        Sim, aí você vem me falar do airball do Westbrook no jogo de ontem. E o que LeBron James fez contra os Rockets também foi patético, errando aqueles dois lances livres que poderiam dar a vitória aos Cavs.
        (Por tudo que ele fez na liga não estou criticando por um jogo, só estou citando o que ocorreu)

        “West começou a jogar razoavelmente bem”
        o cara me faz 4 triple-doubles seguidos e está jogando “razoavelmente” bem ?

        Se você parar e analisar bem, não é de agora que Westbrook vem jogando bem. É só você olhar as estatísticas e a campanha do Thunder com e sem ele em quadra que você verá do que estou falando.
        Westbrook é simplesmente o cestinha da liga, o jogador com mais triple-doubles, e o segundo da liga com mais roubos de bola por jogo.
        Agora me fala, quem está tendo uma temporada melhor West ou James ?

        E sim cara você está julgando Westbrook somente por um jogo ! Não é todo noite que o cara acerta também. No jogo passado contra o Sixers, Westbrook fez jogadas de extrema importância para cravar a vitória do Thunder.

        E foi o que disse, essa temporada se o MVP ir para James não será pelo basquete jogado, mas sim influenciado por outros fatores.

        • Ramos

          Concordo com o “vitorhugo”, Lebron é o melhor jogador da liga, mas o prêmio MPV tem que ser dado os jogadores que fizeram a temporada mais regular, e neste caso, Curry e Harden estão na frente. O que pode modificar a nossa opinião (ou ao menos a minha), são jogos extremamente absurdos como os que o Westbrook vem fazendo…olha as médias que ele finalizou o último mês! Outra maneira seria o declínio dos atuais candidatos, Lebron tem que ser sempre considerado, mas está um pouco atrás dos dois principais postulantes ao título devido a regularidade deles (lembrando do início complicado do Cavs).
          Até porque, se ele sempre ganhasse pelo que joga, o prêmio ficaria chato, e esta é a graça do Basquete.

  • Lourenço

    Estou curioso pra ver a postura do Westbrook quando o KD voltar. Acho dificil que, depois dessas atuãçoes, a tartaruga ninja aceite ser o numero 2

    • Claudio R.

      só que o KD é o atual MVP da liga, esse é um fato que o Westbrook tem que engolir. e É o melhor scorer da liga. Westbrook tem que colocar o rabo entre as pernas e jogar pro KD

  • Parabéns ao Westbrook, o melhor armador da liga esse ano.

    • DirkMito

      Chris Paul mandou Abraços rsrsrs

      • Esse ano o Paul não está melhor e mais decisivo que o West.

        • 55marcoac

          Curry discorda de você

    • MDias

      SQN

  • Caseh

    Parabéns ao Scott Brooks! kkk

  • gabrielnba

    No fim das contas, premios merecidos

  • Marcelo

    Nada mais justo.

  • 55marcoac

    O pior de tudo é que o West não vai terminar nem no All-NBA First team, porque de guard tem o Curry e o Harden, que certamente vão terminar na frente dele na corrida de MVP

  • Marcio

    Lebron James eleito melhor do mês e uma piada!!

    • Edu

      Ele é o REI

      • Viúvas de Jordan

        rei de pipocar