LeBron James é eleito atleta da década pela agência Associated Press

Não é de hoje que o astro LeBron James ostenta o status de jogador de basquete mais popular do planeta. E, para uma das principais agências de notícia do mundo, a sua jornada até o topo da NBA é a história que melhor define o esporte nos anos 2010. O ala do Los Angeles Lakers foi escolhido o atleta da década em pesquisa realizada entre os jornalistas e editores da tradicional Associated Press.

“Há uma década, eu estava completando 25 anos de idade. Você adiciona dez anos de aprendizado e adversidades, quedas e recuperações, momentos bons e ruins, e qualquer pessoa inteligente que queira crescer aprenderá com essas experiências. Estou prestes a fazer 35 anos e, hoje, tenho uma melhor compreensão do que eu quero para a minha vida”, contou o craque, em entrevista à agência.

LeBron superou figuras icônicas e dominantes de outros esportes para juntar-se à seleta lista que inclui Wayne Gretzky (hóquei) e Tiger Woods (golfe), entre outros. O segundo colocado da votação dessa década foi o jogador de futebol americano Tom Brady, seguido pelo jamaicano Usain Bolt (atletismo), pelo argentino Lionel Messi (futebol) e pelo norte-americano Michael Phelps (natação).

Os anos 2010 começaram com uma onda de críticas ao astro, que anunciou a sua saída do Cleveland Cavaliers para o Miami Heat em um programa especial de televisão transmitido em rede nacional – o famigerado “The Decision”. A partir de então, ele conquistou oito títulos da conferência Leste consecutivos e três troféus da NBA antes de assinar como agente livre com o Lakers, em 2018.

“Eu não vivo de arrependimentos e não mudaria nada o que fiz ou aconteceu nessa década, pois aprendi com tudo isso. Quando você acredita em sua capacidade, não importa o que os outros digam ou sintam. E, se permitir que a opinião dos críticos interfira em seus objetivos, você não chegará em lugar nenhum”, cravou o ala de 34 anos, reafirmando postura de não “se desculpar” por suas decisões.

Na década, LeBron foi selecionado para o Jogo das Estrelas em todos os anos e só ficou de fora do quinteto ideal da liga em uma temporada. O craque, além dos três títulos da NBA, ainda conquistou uma medalha de ouro olímpica em Londres-2012. O futuro integrante do Hall da Fama comanda o Lakers na atual temporada com médias de 25.1 pontos, 7.5 rebotes e 10.8 assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.