LeBron James escolhe o Lakers e assinará contrato de quatro temporadas

Agora é oficial: o ala LeBron James está levando seus talentos para Los Angeles. A empresa que cuida da carreira do craque, a Klutch Sports Group, confirmou na noite deste domingo que ele aceitou um contrato de US$154 milhões por quatro temporadas para reforçar o Los Angeles Lakers. O último ano de vínculo terá uma cláusula de rescisão para o quatro vezes MVP da liga.

A franquia angelina competia, de forma mais acirrada, com Cleveland Cavaliers e Philadelphia 76ers pelos serviços do astro nesta offseason. As equipes chegaram a fazer reuniões com os representantes do jogador – sem a presença do próprio –, mas a impressão geral entre dirigentes e atletas da liga é que ele já havia decidido juntar-se aos californianos antes do início da agência livre.

A chegada de LeBron é um passo crucial para concretizar o plano do presidente de operações Magic Johnson de reconduzir o Lakers ao topo da NBA. O lendário ex-armador fez várias negociações visando abrir espaço na folha salarial da equipe e, há poucos dias, prometeu pedir demissão se não conseguisse trazer agentes livres de peso para a organização até o fim da próxima offseason.

Agora, a franquia direciona seus esforços para a montagem do elenco em torno do ídolo. Os executivos angelinos finalizaram a renovação do contrato de Kentavious Caldwell-Pope (outro cliente da Klutch) logo em seguida ao acordo com o astro e deve retomar as negociações com o San Antonio Spurs para adquirir o ala Kawhi Leonard, que já manifestou o desejo de jogar em Los Angeles.

Essa será a primeira vez que LeBron jogará na conferência Oeste em sua carreira, deixando para trás uma sequência vigente de nove títulos do Leste consecutivos. Com o Cavaliers desfalcado de sua maior referência, a tendência agora é que 76ers e Boston Celtics surjam como favoritos para vencer um renovado e aberto Leste, com Toronto Raptors e Milwaukee Bucks também fortes.

Cleveland, por sinal, perde o astro de 33 anos pela segunda vez ficando em uma situação financeiramente complicada. A equipe já tem US$110 milhões em salários para a temporada que vem – ou seja, está acima do teto salarial da NBA –, com o agente livre restrito Rodney Hood ainda por ser renovado. Múltiplas fontes dizem que o time pretende cobrir ofertas da concorrência para mantê-lo no elenco.

LeBron é amplamente visto como o melhor jogador de sua geração, com uma lista de feitos que inclui três títulos da liga, quatorze seleções para o Jogo das Estrelas e 12 eleições para o quinteto ideal da temporada. Na campanha passada, o finalista ao prêmio de MVP registrou médias de 27.5 pontos, 8.6 rebotes e 9.1 assistências em quase 37 minutos de ação por noite.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.