Lenda do Lakers, Elgin Baylor ganhará estátua no Staples Center

Um dos maiores jogadores da história da NBA será eternizado no hall de entrada do Staples Center. O Los Angeles Lakers anunciou que vai inaugurar uma estátua no ginásio em homenagem ao lendário Elgin Baylor, que disputou suas 14 temporadas na NBA atuando pela franquia. A cerimônia de lançamento do monumento acontece em 06 de abril, quando os angelinos receberão o Minnesota Timberwolves.

“No aniversário de 60 anos que o Lakers selecionou Elgin no draft, estou empolgada por podermos homenageá-lo com uma estátua. Ele não é só parte da nossa família, mas suas contribuições para o basquete colocaram-no no Hall da Fama. Sua lista de façanhas é incomparável e mal posso esperar para ver seu monumento ao lado das outras lendas do Lakers”, declarou a dono da equipe, Jeanie Buss.

Baylor será o quinto ex-Laker a ser eternizado na entrada do Staples Center, junto a Jerry West, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson e Shaquille O’Neal. Outras cinco personalidades do esporte local têm estátuas no local: os narradores Chick Hearn e Bob Miller, os jogadores de hóquei no gelo Wayne Gretzky e Luc Robitaille, e o boxeador Oscar De La Hoya.

“Sinceramente, eu nunca pensei que isso fosse acontecer. Não sei como reagir, pois não era algo que imaginava. Só posso dizer que dei tudo o que tinha em quadra e adorei jogar pelo Lakers. Tive fantásticos companheiros de time e foi bem divertido. Estou honrado que uma estátua seja erguida em minha homenagem”, celebrou o ex-ala, em entrevista ao jornal The Orange County Register.

Primeira escolha do draft de 1958, Baylor foi um dos atletas que se mudaram com o Lakers de Minneapolis para Los Angeles. Ele foi eleito para 11 Jogos das Estrelas, dez quintetos ideais da NBA e um dos 50 melhores jogadores da liga em todos os tempos (1996). A camisa #22 é aposentada na franquia em sua homenagem e, até hoje, ele permanece como o maior reboteiro da história do time (11.463). Ele teve médias de 27.4 pontos, 13.5 rebotes e 4.3 assistências ao longo da carreira.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Cedi LeBrOSMAN

    Um dos jogadores mais underrateds da história da NBA. Se não for, o maior. Merece demais isso.
    Ele é bem esquecido quando se lista os melhores jogadores da história do Lakers, mt pelo fato de quase sempre ser vice campeão graças ao Celtics de Bill Russell. O q vale é título, para se ter amplo reconhecimento. Por isto existe os super-times de hoje.
    O curioso dessa história acima, é q na temporada em q ele se aposentou… o Lakers venceu o título e por ter feito poucos jogos ele oficialmente não é um campeão. Isso foi cruel demais, neste aspecto.

    • Felipe Monteiro

      No meu Lakers all time, é ele na 3.

      Magic-Kobe-Baylor-Kareem-Shaq (com 2 pivôzãos mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

      West-Goodrich-Worthy-Mikan-Chamberlain na 2ª unidade…

      Times fraquinhos, hein?

  • vsr.snake

    Para um small foward, Baylor era um jogar baixo, com 1.91 de altura (LBJ, por exemplo, tem 2.03 e o Durant 2.06), mas mesmo assim era um jogador extremamente dominante. Teve temporadas que ele teve médias de mais 30 pts e quase 20 rbpg, era algo assombroso.