Liberado por time chinês, Wilson Chandler já pode voltar aos EUA

O Zhejiang Lions conseguiu vaga nos playoffs da Liga Chinesa, mas decidiu liberar o ala Wilson Chandler para retornar aos EUA. Segundo representantes do time, o jogador não estaria concentrado em continuar defendendo a equipe e conceder a permissão para que ele deixasse o elenco assim que a classificação para a fase final fosse assegurada foi a decisão mais sensata para todos os envolvidos.

O atleta ainda não confirmou se realmente voltará para os EUA, mas fontes confidenciaram ao jornalista Marc Stein (da ESPN) que ele já está preparando seu retorno e deve chegar ao país na próxima semana. Assim, o ala não participaria de nenhuma das partidas do Lions nos playoffs da Liga Chinesa, que vão começar na próxima quinta-feira.

Mesmo que Chandler vá embora da China, ele não estará livre para reforçar times da NBA imediatamente por não ter recebido a carta de liberação da liga asiática. A tendência é que o jogador tenha que esperar o fim da temporada do Lions (ou seja, a eliminação dos playoffs) para poder jogar novamente.

Agente livre restrito do Denver Nuggets, o atleta pretende reforçar a franquia assim que estiver oficialmente livre do seu compromisso com os chineses. O que não está definido ainda é se o acordo vai valer apenas até o fim da atual temporada ou se as partes vão acertar uma extensão.

Chandler tem 24 anos de idade e quatro de experiência no basquete profissional norte-americano. Em 254 partidas disputadas pelo Nuggets e New York Knicks, o ala acumula médias de 13.9 pontos e 5.2 rebotes. Já pelo Lions, seus números foram mais expressivos: 27.0 pontos e 11.8 rebotes.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.