Líder, Nikola Jokic assume responsabilidade por eliminação do Nuggets

A grande temporada do Denver Nuggets terminou em uma inesperada decepção, com a derrota em casa no sétimo jogo da série contra o Portland Trail Blazers. E, embora tenha sido considerado um dos melhores atletas dos playoffs, o craque Nikola Jokic ainda não conseguiu perdoar-se pela derrota. O jovem pivô acredita que foi o maior responsável pela queda do time em casa, nas semifinais do Oeste.

“Eu sou o líder. Essa equipe me vê como uma liderança, como a referência técnica e o melhor jogador. Então, eu não podia falhar nos lances livres decisivos daquela partida de quatro prorrogações em Portland. Não tinha direito de ter errado 15 arremessos em um jogo 7, tantos chutes que as pessoas esperam que converta”, lamentou o jogador, ainda completamente abalado pela eliminação.

Jokic, de fato, errou sete dos últimos dez arremessos que tentou na última partida contra o Blazers, além de um lance livre importantíssimo a 11 segundo do final do duelo. Mas o astro também protagonizou uma das melhores estreias de um atleta na história dos playoffs, anotando quatro triplos-duplos (já recorde do Nuggets) e média acima dos 25 pontos por noite na pós-temporada.

“Eu entendo a postura de Nikola, mas não é sua culpa. Foi um esforço coletivo que nos trouxe até aqui e acho que, em um conjunto de 14 partidas nos playoffs, não poderíamos ter pedido mais dele. Ganhamos juntos, perdemos juntos. Só espero que o mundo inteiro tenha assistido aos seus jogos e apreciado o que pode fazer. Ele é o melhor pivô da NBA”, afirmou o (orgulhoso) técnico Michael Malone.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • GutoThunder

    Hoje é o melhor pivô passador sem dúvidas. O melhor de todos já não sei

    • Carlos Souto

      Não existe essa posição de “Pivô Passador”. Ou é o melhor pivo ou não é. Na minha opinião, essa temporada, sem dúvidas foi o melhor pivô. Quem jogou mais que ele nessa posição na temporada?

      • Guilherme

        Embiid saudável é mais jogador que Jokic. Isso considerando Davis como PF, já que, se o colocarmos como C (e saudável, por óbvio) está a frente também. Mas é claro que é apenas a minha opinião e cabe o debate. O sérvio é um monstro.

        • Mateus

          Pra mim Anthony Davis, Embiid,Cousin individualmente podem ser melhores que o Jokic. Mas dentro de um time ? Num sistema ? Jokic é o melhor pra mim, carregou o time do denver na época das lesões (chegaram a ficar até sem 3 titulares ao mesmo tempo. Anthony Davis por exemplo, qual o impacto dele no time ? Com ele o time eh uma bosta, sem ele continua uma bosta.

          • Leonardo Siqueira

            concordo com você em partes. Tudo vai do sistema do jogo, o sistema que o denver joga favorece Jokic. Já o Davis fica muito sobrecarregado no NOLA.

          • Mateus

            Não acompanho os jogos do pelicans mas creio que Davis tbm seja centro do jogo deles. O que seria essa sobrecarregado no caso?
            Jokic tbm é bem sobrecarregado, no jogo de 4ot ele jogou 65de68 minutos e nos 3 minutos que tava fora o time teve um +/- de -4 ou -3 não lembro. E esse foi meio que o padrão em toda a série, Jokic fora, time fica no negativo.

      • GutoThunder

        Não falei que existe pivô passador. Quis dizer que na posição de pivô ninguém tem tanta visão de jogo quanto ele. Ngm tem passe qualificado como ele. Agora, isso o tornar o melhor pivô da atualidade da NBA eu já não sei se concordo. A melhor temporada foi dele com certeza, tanto que muitos colocaram ele candidato fortíssimo a MVP. Porém, acho que pivô temos Embiid e Davis um pouco a frente, apenas na minha opinião.

      • Bruno Da Silva Francisco

        Acho ele o pivô mais completo.. porem ofensivamente o embiid tem muito mais recursos além do cousins que também tem mais recursos ofensivamente..

  • djwhites

    excelente postura…..ele podia podia muito bem ter feito aquele discursinho pronto falando que “jogamos bem….somos jovens vamos melhorar e bla bla bla”…….mas não…. sabe que o time podia mais….. apesar da boa temporada poderia mais e só não esta na final do oeste por erros bobos….pq time por time denver era melhor que o blazers……….

  • Alan Um Musashi

    Monstro.

    Tivemos que gastar todas nossas skills contra você.

  • Francimarques Lakão

    Está em pé de igualdade com o Joel da massa.
    Cada um com habilidades e inteligência que equilibram a “balança.”

  • Alexandre Wagner

    O “se” só existe quando não se tem certeza de nada, hj claramente o gordo é o melhor pivô da liga, independente do que digam sobre a condição de Embid, Cousins e Davis, pra mim o melhor é o que mais rende dentro de quadra, se os outros se consideram melhores que provem isso jogando e levando suas equipes a vitórias.

    • Claudio R.

      Embiid é de longe meçhor que ele em tudo o que uum pivo deve represntar, rebotes, tocos, defesa e ataque

  • Adriano Goveia

    Ofensivamente para mim é o melhor, entre assistências + pontos, olhando meio por cima acho que deve estar em primeiro em pontos gerados nos Playoffs. Defensivamente melhorou muito também. Liderou os Playoffs em média de rebotes, tecnicamente empatado em segundo em assistências (com pouco TO) e ainda conseguiu seus 25 pontos de média. Tá entre os lideres em PER, WS, plus/minus. Se Embiid conseguir ficar saudável, não sei dizer quem é melhor.

    Eu sempre fico com um pé atras quando falam que o Murray vai ser jogador de elite, por exemplo (apesar que no fundo espero que chegue próximo a algo do Lillard e Curry, mas as vezes tenho medo de um contrato que trave o CAP tipo Wiggins), acho que tem muito o que provar. Mas Jokic não… em estatisticas avançadas está próximo do que o Bird era (eu sei, mas o Bird foi 3x MVP, campeão etc… mas é um dado rs)… ele não força se não é necessário (vários jogos que falta 1 ou 2 assistências pra TD, vezes que o time tá calibrado e ele não arremessa muito)…

    Eu entendo pq as vezes não acham que ele está entre os principais jogadores, jogador sérvio, sem Mamba mentality, escolhido no fim da segunda rodada, quieto, uns 2% acham ele gordo rs…mas é um dos jogadores que aparecem as vezes que muda o estilo do jogo e acho que vai ser um dos principais da próxima década também. Se não sair do Denver e não ter carreira marcada por lesões vai ser o maior da franquia.

  • Rodrigo Kubelke

    O time inteiro se desgastou um pouco na série de 7 jogos contra o Spurs. Em uma série extensa você acaba mostrando um pouco demais das suas armas para os próximos adversários, podendo no final fazer uma grande diferença.

  • Tá na lista dos 10 melhores jogadores da temporada. Ele não precisa se culpar por nada, o que fez esse ano foi incrível.

  • Têm que ter peito para fazer o que Jokic fez, e assumir o papel que ele assumiu. Pera, ele têm peito. AVANTE TETUDO!!!

    • Paulo Assis

      Sério lamentável, esse posicionamento está completamente fora de contexto. Basquete é um esporte coletivo, denver perdeu não foi por falta de liderança dele, e sim por não entender que seria necessário dobrar no CJ. Pois está muito quente na partida. Copa do técnico. Chaga ser egocêntrica esse tipo de declaração

      • Comentei sobre a atitude fe Jokic em querer tirar a pressão de seus companheiros, e não fiz um diagnóstico do que faltou para o Nuggets ter levado a série. Claro que em uma modalidade coletiva a responsabilidade deve ser dividida, e a falta de agilidade em ajustar a defesa cobrou um alto preço. Enxergo ainda que a atitude de Jokic está parelha com a liderança que assumiu.