Liderado por Shabazz Napier, Connecticut derrota Kentucky e conquista o torneio da NCAA pela quarta vez

O Connecticut Huskies é o grande campeão da temporada 2013/2014 do basquete universitário norte-americano.

Diante de 79.238 pessoas presentes ao AT&T Stadium, em Arlington, no Texas, UConn derrotou o Kentucky Wildcats por 60 a 54 e sagrou-se tetracampeão do torneio da NCAA. O detalhe é que esse foi o maior público de uma final universitária em todos os tempos.

O armador Shabazz Napier, cotado para ser escolha de primeira rodada no próximo draft, foi escolhido o melhor jogador da decisão. O camisa 13 de Connecticut foi o cestinha do jogo, com 22 pontos. Além disso, ele coletou seis rebotes, distribuiu três assistências e foi responsável por três roubos de bola.

UConn controlou a partida do início ao fim, não permitindo que o rival liderasse o placar uma vez sequer nos 40 minutos de jogo. Os Huskies contaram com um ótimo desempenho da dupla Napier e Ryan Boatright nas duas extremidades da quadra para abrir vantagem no marcador.

Além da velocidade de seus armadores e a eficiência no jogo de transição, vale destacar a excelente defesa de garrafão de Connecticut, sobretudo com as marcações dobradas em cima de Julius Randle, principal arma ofensiva de Kentucky na área pintada.

Destaques

Kentucky

James Young:  20 pontos e sete rebotes
Julius Randle:  dez pontos, seis rebotes e quatro assistências
Andrew Harrison: oito pontos, cinco rebotes, cinco assistências e três roubos de bola
Aaron Harrison: sete pontos, quatro rebotes e dois roubos de bola

Connecticut

Shabazz Napier: 22 pontos, seis rebotes, três assistências, três roubos de bola e quatro bola de três pontos convertidas
Ryan Boatright: 14 pontos, quatro rebotes, três assistências e três roubos de bola
Niels Giffey: dez pontos e cinco rebotes
DeAndre Daniels:  oito pontos e seis rebotes

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Eric Andrade

    Shabazz eh bom de bola demais! Deixar esse cara passar dos 8 primeiros eh burrice, fizeram isso com o Kemba Walker e hoje o Kemba é um jogador sólido e um dos pilares da reconstrução do Bobcats/Hornets. Ta na cara de todos que o Shabazz tambem vai ser um jogador sólido na NBA, inteligente demais com a bola na mão, apostar numa escolha alta com um Freshman que pode vir nao ser NADA( Leia-se MKG) ou pegar um jogador que certamente com tempo de quadra vai fazer seus 18/20 pontos por jogo?
    PS: Dos mais badalados no começo do ano, o cara que realmente jogou no vamo ver foi justamente o menos confiavel, o Randle, o Wiggins e o Parker fizeram vergonha no torneio.

    • Concordo e alguns pontos contigo, mas Gilchrist tem um caminho longo (20 anos apenas) e a sua defesa contra os jogadores no seu matchup é muito eficiente (ele tem 6’7 e defende caras 6’8 e 6’9) e causa impacto.

      Caso Napier e Walker: Kemba Walker é mais agressivo ataca mais à cesta várias vezes e Napier é completo, costuma ser agressivo em procurar os companheiros no post up. São dois lideres natos, mas Walker já mostrou que é capaz de carregar uma equipe.

  • Parabéns UCONN, Parabéns Kevin Ollie que montou uma defesa zona 2-3 / 3-2 muito boa.

    Pesou a experiência e o diferencial do seu melhor jogador ser Top 5 entre os armadores do Draft. Kentucky falhou nos lances livres e pagou caro

  • Kleber

    Cheio de novatos e Kentucky chegou. Esse time se continuasse junto certamente iria dar trabalho na próxima temporada.

  • James Young gostaria de ver ele no celtão, o moloque joga MUITO!

    • pedrokadf

      Joga muito msm ..

  • JPcortes

    E aquela enterrada do Young ontem? Meu deus…

    • Dragic

      Sinceramente, a enterrada mais linda que já vi. Esses freshman de Kentucky foram otimos

    • pedrokadf

      foi foda aquela enterrada

  • Dan Almeida

    Fora tudo que ja foi comentado só tenho acrescentar uma coisa, “Ryan Boatright” Joga muito…. cara completo, pra mim a diferença pro Shabazz é que ele tem ESTRELA e vai ter uma carreira muito boa na NBA.
    Alguem sabe me dizer se o Boatright foi inscrito no draft ??? qual ano dele ?

    • dannogueira

      Ryan Boatright é junior; e não vejo ele cotado nos mock drafts. Se não se inscrever esse ano, em 2015 sua inscrição será automática.

  • Julio Zago

    Na minha visão venceu o time mais bem montado dentro de quadra. A defesa de UCONN sempre esteve bem posicionada e dificultou demais as ações do talentoso time de Kentucky, já no ataque o time foi liderado pelo ótimo Napier que pareceu não sentir a decisão e jogou demais. Não sei se o vencedor foi o time mais talentoso, até acredito que não, mas certamente foi o que jogou um melhor basquete.
    Sobre os jogadores, Napier me impressionou positivamente, ele parece pronto para a liga, certamente suas atuações nessas finais vão melhorar sua cotação para o draft, não acredito que ele não esteja entre os top 10. James Young também me causou boa impressão, não sei como está a cotação dele, mas é um prospecto que eu olharia com muita atenção.
    Por fim, gostaria de dividir com os colegas um fato interessante, nenhum dos meus amigos fãs de basquete apostaria em Wiggins na primeira escolha do draft, apenas eu, as opiniões se dividem entre Embiid e Randle. Faz sentido isso?

    • Hugo Nathan

      Wiggins é o maior teto da classe, mas parece ter mais caminho pra trilhar do que os outros…

    • Zorg

      Julio, acredito que o cara mais completo para first pick seja o Jabari Parker …. mas o draft é uma mistura de resultado demonstrado em quadra e recursos/talentos (capacidade dos olheiros e GM em visualizarem e acreditarem nesse possíveis/ talentos) …. vendo por essa ótica dos GM acredito que Wiggins é o cara com mais recursos, porém ele tem um problema sério (no meu modo de ver) de intensidade em quadra … isso é complicado de vc trabalhar …. ainda mais que provavelmente ele irá para um time em formação que exigirá muito mais dele do que se ele fosse para uma equipe estruturada …. O Randle acho provavelmente seja a 3 escolha atrás apenas do AW e do JB. O Embiid tenho muitas dúvidas, a começar que ele já apresenta um problema de lesão ….
      Acho que essa temporada da NCAA mostrou uma safra de excelentes jogadores porém a grande maioria precisaria passar mais uma temporada no universitário para desenvolver fundamentos …. A Gordon, os irmãos Harrison, N Vonleh, Exum (que so vimos em video ), o Tyler Ennis entre outros são ótimos jogadores mas que demonstraram claramente que precisam ainda de mais uma temporada universitária ou então podem ser tornar mais um A Bennett, S Muhammad ou o A Goodwin que passaram a temporada inteira sentados ou com poucos minutos (mas com bastante grana no bolso) gerando uma enorme desconfiança sobre seus reais potenciais.

      • Julio Zago

        Você disse muito bem Zorg, muitos questionam a intensidade do Wiggins, dizem que ele parece se omitir dentro de uma partida.
        Contudo, eu ainda vejo nele o maior potencial, Parker também parece que não correspondeu a todas as expectativas na fase final da NCAA, ou seja sua opção se baseia no potencial que você verificou no jogo dele.
        Pensando pelo lado da segurança, talvez Randle fosse a melhor opção, porém, vejo nele o menor potencial dos 3.

      • A questão do Mohammed estar no banco já é culpa do técnico, ao contrário dos outros citados.

      • Gabriel Costa

        Dante Exum joga na Austrália, não na NCAA.

      • Zorg

        Julio … concordo com vc, acho AW o mais talentoso e acho dificil algum dos GM que ficarem com as três primeiras escolhas não optarem por algum deles…. Aw, JP ou o JR ….
        e apenas respondendo ao Gabriel Costa … todos sabemos que Exum joga na Australia, mas o que não sabemos é como um garoto australiano de 18 (sem nunca ter jogado uma partida no USA) se comportará na NBA … por ele possuir 18 e nunca ter jogado com a intensidade americana é que acho que ele poderia ter ido essa temporada que passou para a NCAA;
        Daniel, respeito sua opinião mas acho que ele precisa melhor muito para ser alguém relevante nos Wolfes …. se tivesse permanecido na UCLA provavelmente estariam no final four e ele estaria mais bem preparado ponde até ser um top 3 …

  • Luan

    Nappier realmente é muito bom.
    O que eu não entendo é porque ele nunca está cotado pra ser escolha de loteria no Draft.

    • Dan Almeida

      Pra mim ele vai ser a primeira escolha entre os ARMADORES.

      • dannogueira

        Acho que Marcus Smart será o Primeiro entre armadores.

    • JPcortes

      Acho que é porque ele é Senior Luan, isso conta as vezes

  • Guilherme Martins

    Parabéns Kevin Ollie, montou uma defesa sólida demais, tem tudo pra ter uma carreira sólida como treinador. Falando em carreira sólida, como joga esse Shabazz Napier, tudo pra ter uma carreira sólida tambem. É uma impressão só minha ou alguem tambem vê o estilo de jogo dele muito parecido com o do Stephen Curry? Não pode deixar de ser o primeiro armador a ser escolhido..

  • L.Avila

    Se fosse pelo que joga na NCAA o R.Smith também estaria na 1º rodada do draft mas tem que ver como se traduz o seu jogo na NBA por isso alguns caem nos mock, o fato de ser sênior conta com certeza.

  • L.Avila

    Kentucky acho que vem forte para temporada que vem por que para mim Andrew Harrison e Aaron Harrison tem que volatr para mais um ano e trazendo bons jogadores vindo pra primeira temporada especialmente um PF e um C já estará muito competitivo.

  • Will Anderson

    O Shabazz Napier eu acho que aquele jogador pronto pra um time que está disputando playoff e não para um time em reconstrução.Ele é bom arremessador mas infiltrado deixa a desejar e a falta de atletismo vai fazer falta principalmente tentando defender aberrações da natureza como o Russel Westbrook.

  • Jogador Estrela!

    Exum, Wiggins e Parker vão queimar a lingua de muitos. Exum é o melhor armador desta classe, Wiggins e Parker os melhores deste draft e depois temos o Embiid um excelente shot blocker.

    O Shabazz Napier tem futuro mas não é metade do que andam ai a dizer.

  • dannogueira

    Ei Ricardo, tu sabe me dizer quais são as chances do Luke Hancock ser draftado? Não vejo ele cotado nos mock drafts que já vi. E, visto que ele é senior, sua inscrição no draft é automática. Queria muito vê-lo na NBA. Acho muito talentoso o ala de Louisville.

    • L.Avila

      Eu acho que ele deve ir pelo caminho que Scott Machado tento pegar uma vaga na summer league e tentar convencer um time a lhe dar um contrato Machado esteve nos Rockets porem não conseguiu se firmar.

  • Anônimo

    Napier grande jogador!

  • Matt Barnes

    Alguém me responda uma dúvida?

    Ontem DeAndré Daniels não apareceu muito bem no jogo mas me parece que tem características de um bom pivô. Sabem mais informações sobre ele? Está inscrito no draft? Se sim, como está no mock?

    • Ele é júnior, acredito que deva permanecer para à próxima temporada. Pivô é difícil pra ele tem 6’9 por 195 lbs então é bem magro.

      Pro ano que vem ficando e aprimorando a visão de jogo se torna um prospecto bem valorizado, um PF capaz de arremessar de três tem muito valor na NBA.

  • vi o jogo e achei que apesar de ter mais consistencia defensiva, Kentucky foi mal no ataque principalmente nos lances livres, mas na defesa eh um time bem solido, UConn estava ofensivamente muito melhor e Napier tem muita habilidade e eh veloz, liderou o time com muita maestria…