Lituânia conquista o Mundial Sub-19 e Jonas Valanciunas é escolhido MVP da competição

A Lituânia conquistou nesse domingo o Mundial Sub-19 de Basquete Masculino, realizado na Letônia. Na grande final, os lituanos bateram a Sérvia com facilidade: 85 a 67. 

O grande nome da Lituânia foi o pivô Jonas Valanciunas (foto), selecionado pelo Toronto Raptors com a quinta escolha no draft deste ano. Cestinha e principal reboteiro da competição, ele foi escolhido o jogador mais valioso (MVP) do Mundial. Na decisão, Valanciunas marcou 36 pontos, pegou oito rebotes e deu três tocos. As médias dele no torneio foram de 23 pontos, 13.9 rebotes e 3.2 tocos.

Vale dizer ainda que, no ano passado, o pivô foi eleito MVP do Campeonato Europeu Sub-18 (médias de 19.4 pontos, 13.4 rebotes e 2.7 tocos), ajudando a Lituânia a conquistar o título daquela competição.

Conforme o Jumper Brasil informou há alguns dias, o jovem pivô vai atuar na NBA somente na temporada 2012/2013. O time de Toronto já acertou com o Lietuvos Rytas, da Lituânia, os detalhes da rescisão do contrato de Valanciunas.

Eliminada nas oitavas de finais, após uma derrota para a Argentina, a seleção brasileira terminou o Mundial Sub-19 em nono lugar.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.