Lituânia supera Sérvia e garante vaga no Rio em 2016

A Sérvia estava invicta no EuroBasket até a tarde desta sexta-feira. Mas justo quando a vitória valia a vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem, veio a sua primeira derrota. Em mais uma semifinal decidida nos momentos finais em Lille, a Lituânia venceu por 67 a 64 e vai enfrentar a Espanha na final do torneio, no domingo.

Cestinha da partida com 16 pontos, o armador Milos Teodosic acertou um arremesso de três milagroso no último minuto. Mas com menos de cinco segundos para o fim e três pontos abaixo no placar, foi também ele que errou um passe na transição para o ataque e acabou com a última esperança de prorrogação.

O maior pontuador da Lituânia foi Jonas Valanciunas, que marcou oito de seus 15 pontos ainda no primeiro quarto. A sua equipe teve um bom início e chegou a abrir vantagem de 11 pontos durante o segundo período. No entanto, a Sérvia conseguiu cortar a desvantagem e foi para o intervalo perdendo por apenas 35 a 34.

O equilíbrio seguiu até os segundos finais da partida em Lille. Perdendo por 65 a 61, a Sérvia precisava de uma cesta rápida e com 15 segundos para o fim Teodosic acertou um chute de três desequilibrado para colocar sua equipe de volta no jogo.

Na sequência, a Lituânia acertou apenas um de seus lances livres. Bogdan Bogdanovic pegou o rebote do segundo arremesso, atravessou a quadra e errou uma bandeja que empataria o duelo. Renaldas Seibutis voltou a acertar apenas um lance livre depois de sofrer falta, mas nos instantes finais Teodosic teve seu passe interceptado por Jonas Maciulis, impedindo um último arremesso sérvio.

Com a vitória da Lituânia, nenhuma das três equipes que ficaram invictas durante a fase de grupos – França, Grécia e Sérvia – conseguiram chegar à final do EuroBasket. Além dessas três seleções, Itália e República Tcheca vão buscar a vaga para o Rio no Pré-Olímpico Mundial, enquanto lituanos e espanhóis duelam neste domingo pelo título europeu.

  • As duas seleções fizeram um jogo muito acirrado na defesa, muitos erros, nunca tinha visto a Sérvia errar tanto como hoje, e faltou jogadores importantes como o Bjelica e o Erceg aparecerem mais pra desafogar o Teodosic e as várias jogadas que ele faz pro Radulijca, Lituânia tá de Parabéns pela atuação e pela defesa aguerrida que mostrou, e foi muito bom individualmente pro Kalnietis uma atuação ótima dessa pra calar os muitos criticos dele, Valanciunas nem preciso comentar porque joga muito e vai travar um bom duelo com o Gasol na final, e o Kuzminskas e o Seibutis foram muito bem hoje também…

  • tiago

    Essa final vai ser muito foda. Gasol vai mitar mais uma vez

  • Rafael Victor

    Grande Lituânia!

    Espanha X Lituânia vai ser uma grande final!

  • TRUETHIAGO

    Impressionante como essa camisa verde e amarela é pesada, nunca se pode descartar os lituanos. Fizeram uma primeira fase morna, sem chamar muita atenção… Mesmo no R16 tiveram trabalho contra a Georgia, e foram chegando até eliminar a Servia que vinha jogando muito bem durante toda a competição.

    Eu não ficarei surpreso se forem campeões amanhã, embora o time espanhol possa ser considerado favorito por ter o melhor jogador e certamente MVP desse Eurobasket 2015

  • Bruno Ribeiro-76ers

    Putz… Espero q a Sérvia se classifique para as Olimpíadas via pré olímpico mundial e cruze o caminho do Brasil… temos contas a acertar…. hehehehe