Luka Dončić encerra “temporada de sonho” com título da Liga Espanhola

A provável última temporada de Luka Dončić atuando pelo Real Madrid acabou da melhor forma possível: com mais um título. O time sagrou-se campeã da Liga ACB (o campeonato espanhol) nesta terça-feira, após vitória contra o Kirolbet Baskonia por 96 a 85. O armador, que será um dos cinco primeiros selecionados do draft, anotou oito pontos e oito rebotes no jogo decisivo.

A conquista nacional termina uma verdadeira “temporada de sonho” para o jogador de 19 anos, que ganhou também a Euroliga e foi eleito MVP das duas competições. Ele é o mais jovem atleta a ganhar os dois prêmios individuais na história. O garoto possui ainda no currículo o título da última edição do Eurobasket (sendo escolhido para o quinteto ideal do torneio), com a Eslovênia.

É esperado que Dončić esteja presente em Nova Iorque nesta quinta-feira, quando acontecerá o draft, mas ele não fez anúncios ou confirmações após a partida. “Essa foi a melhor temporada da minha carreira e quero agradecer a todos que ajudaram-me aqui. Eu não sei ainda o que vai acontecer. Conversarei com meus empresários e tomaremos uma decisão”, limitou-se a dizer.

O armador disputou 73 jogos pela equipe madrilenha na campanha, em todas as competições, registrando médias de 14.2 pontos, 5.3 rebotes e 4.5 assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Celso Cachali Jr

    Mlk tem estrela… E será um grande jogador, mas Ayton e melhor. Ele me parece meio gordinho…

    • Chimbinha “o banido”

      Vai ter que transformar essa banha em músculo rapidinho

      • Vinicius Brasil

        o carmelo joga gordo faz uns 15 anos e passou dos 20 mil pontos, hahahaha

        • Tulio Machado

          Quem jogou com o Carmelo sempre diz que ele é jogador mais talentoso da NBA, mas não é tão competitivo e isso prejudica muito

    • JASPION DA MASSA

      se treinar pesado até o início da temporada vai estar seco e voando….isso é o de menos….

  • ” TgO “” RIP X

    Caracas, ganhou tudo na Europa.
    A estrela é forte

  • Guilherme Petros

    Se pararmos pra pensar friamente, não escolher o Doncic na pick 1 é realmente loucura.

    “ah, mas o Ayton fez um PUTA workout pro Suns e brilhou muito na NCAA”

    O Doncic foi MVP e “MVP das finais” do EuroBasket, MVP da liga ABC, quinteto titular da Euroliga e ganhou os mais importantes e difíceis torneios de basquete profissional fora da NBA sendo a principal referência do seu time. Com a mesma idade do Ayton. É outro nível.

    Isso sem falar que hoje, na NBA, vale muito mais ter um swingman versátil que um pivo dominante…

    • JASPION DA MASSA

      além de tudo isso , o técnico do suns conhece ele muito bem…..sem zueira, ainda acho que ele vem pra pick 1.

      • Guilherme Petros

        Acredito que a 1 ta certa no Ayton. Até o DONO do Suns já se assumiu fã dele. Mas… rs

        • Guilherme Rodrigues

          Acho que se formos ver friamente como você disse, realmente o Doncic seria a pick 1, mas o fator de identificação e encaixe no clube pesa, ainda mais quando o Suns vive uma fase horrenda e aí vem um dos melhores prospectos com essa identificação… basquete tem que se levar em conta essas atenuantes também. Não acho que configuraria um erro propriamente dito selecionar o Ayton porque não vejo uma diferença tão grande assim entre os dois no questito talento, e também tem a questão da adaptação do estilo europeu pro estadounidense que a gente tem muitos exemplos de que isso pesa também

          • Guilherme Petros

            Sim, verdade. O Ayton praticamente já é um jogador “da casa” e isso vai pesar. Além de grande prospecto, o cara já entra identificado com a torcida, sendo um projeto de ídolo local e isso pesa mesmo.

          • Guilherme Rodrigues

            Fora que também se eu sou o dono do Suns e tenho os dois melhores prospectos a escolher e um vai e dá o máximo nos treinos reafirmando o desejo dele de jogar ali e o outro nem dá as caras, o primeiro ia ganhar uma puta moral comigo

          • Guilherme Petros

            Isso é verdade, mas acontece que o outro tava disputando o Final Four ne… rs

          • Mauro Vitor

            Final four da segunda melhor liga do mundo kkk

          • Guilherme Rodrigues

            Claro, não discuto o talento do Doncic, nem que a pick 1 seria a dele em condições normais, só quis apontar as outras atenuantes a serem levadas em conta pro Suns preterir o Ayton à ele e que não seria um absurdo selecionar o pivô ao invés do europeu.

        • JASPION DA MASSA

          sei lá, ainda to meio assim….não faz sentido a escolha do técnico então

    • Roberto Cardoso Gomes Baliera

      Sou torcedor do Suns e ficarei muito triste se o time for de Doncic na escolha. Se trocar para pagá-lo país para baixo no draft (4ª escolha) por exemplo aí ok, mas não pode é perder o Ayton.

      • Guilherme Petros

        O time vai de Ayton. É outro jogador que não tem como dar errado. Na pior das hipóteses, vira uma máquina de DD…

  • Gustavo – #LeBronGOAT

    Acho que os analistas aqui do Brasil tem muita hype no Doncic enquanto os dos Estados Unidos fazem exatamente o contrario HASUSAHUSA.
    Eu acho o Ayton é o encaixe perfeito pro Suns, se identifica com a cidade, traz um equilíbrio pro time que ja tem bons jovens no perímetro e é um cara com potencial enorme.
    Se fosse outro time com a primeira escolha até acho que ele seria a pick 1.
    Deve acabar sobrando na 3 posição pro Atlanta ja que o Kings tem o Fox e o Doncic disse que prefere jogar na 1.

    • Marcio

      Ate com a cidade ele ja identificado e acostumado kkkk Tudo leva a crer que ele sera o first pick!

    • Vitor Martins

      Eu acho que não é bem isso não cara, os jornalistas americanos também colocam o Doncic lá pra cima. Tanto é que a maioria aposta nele como melhor jogador/talento do draft. O que acontece é que esses mocks americanos são feitos por “insiders”. Não é opinião, mas sim informações sobre o que as franquias estão mais perto de fazer. Por isso ele caiu, pelo descrédito de GM’s/Franquias que estão no topo do draft. Se fosse exclusivamente por opinião dos jornalistas americanos Donicic também estaria na ponta. O Bola Presa linkou essa tuite num post deles, a maioria dos especialistas apontam ele como o melhor prospecto, curte só:

      https://twitter.com/tomhaberstroh/status/1009170655051382790

  • Lucas

    Suns não tem como fazer troca para ainda pegar o Doncic? Seria possivel se ele caisse na 4° rodada, imagina pegar Ayton e Doncic junto com Bokker

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    É bizarro vc ver um jogador como o Doncic, com tanto prêmio coletivo e individual (haja prateleira para tanto prêmio! rs), jogando na era dos jogadores sem posição definida ( Draymond Green joga em 3 posições, PJ Tucker vai de ala até pivô no Rockets, o Celtics com vários jogadores com múltiplas posicões.), em basquete profissional, jogando no perímetro (setor mais valorizado na NBA)…. e não será uma primeira escolha, talvez não seja nem Top 3.
    Só pq não tem o atleticismo desejado. Depois não sabem pq todo ano tão no topo da loteria.
    O próprio Jonathan Givony (principal jornalista de Draft da ESPN) mencionou algo q é perfeito: As piores equipes não gostam tanto do Doncic, enquanto as melhores equipes gostam demais.
    Sorte de quem conseguir ele. Com a direção q a loja está indo, é o cenário perfeito para ele. A dificuldade q ele deve encontrar mais é no condicionamento físico (algo q todo prospecto europeu sofre nas primeiras temporadas, principalmente na reta final.)

    • Rogério Rodrigues

      Perfeito seu comentario, na era dos jogadores de multiplas posições não selecionar o Doncic que é um combo guard muito bem testado vai ser um erro.

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    Alias, no Jogo 4 ontem, ele não foi tão bem, mas mostrou ser clutch em dois lances sensacionais. Acertou um arremesso de 3 PTS com 1 pé só, no últimos 90 segundos do jogo, equilibrado, e meteu uma outra bola de 3 PTS para matar de vez o jogo. Até quando ele vai mal…. Vai bem! rs

    • Thiago Marques

      Essa com um pé só eu vi, parecia um floater ate, so que da linha de três kkk

  • Mauro Vitor

    Eu assisto o doncic tem 2 anos, e posso falar que é o melhor jogador dessa idade que eu ja vi. Não tenta comparar ele com mirotic, rubio ou qualquer outro jogador. Ele tem o dom pra jogar basabasebol

    • Vitor Martins

      Além de um belo jogador de basquete ele também joga bem basabasebol? Ow louco, peguem logo ele na pick 1! rs

      • Mauro Vitor

        Foi mal! Kk

  • Everton

    Lendo alguns sites, parece que alguns times não acreditam tanto no potencial dele. Se ele não sair na pick 1, acho que na dois não vai ser, ao que tudo indica ele não quer jogar no Kings. Tem toda essa questão de se adaptar ao basquete dos eua, que é diferente do da Europa. Só que é válido lembrar que o cara tem 19 anos, não deve ter tantos vícios e na mão do cara certo deve ir muito bem na liga.

    • Diego Costa

      Não é que não acreditam, mas ele andou dando umas declarações bem estranhas e até msm arrogantes.

      O fato dele cogitar ficar de fora assustou muita gente.

      • Everton

        Sim, parece que ele deu algumas declarações que não sabia se iria jogar na NBA agora. As declarações arrogantes eu confesso que não vi. Mas realmente pelo que eu li em alguns sites,há quem não acredite que ele possa se adaptar a liga.

        • Marcos Gordinho

          Rapaz, creio que ele se protegeu de cair em um Kings da vida. Antecipou que pode ficar na Europa, o que daria apenas os direitos contratuais na NBA mas permitiria que ele tenha alguma influência para onde vai, forçando ser negociado até achar uma franquia que não tenha um sapo com a boca coaturada enterrado na entrada do ginásio. É o que acho. Só para constar, Kobe antes de ser draftado cogitou atuar na Europa. Daí influenciou um pouco a negociação que o levou até o Lakers.

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Este moleque é muito prodígio e jogando profissionalmente

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Muita loucura uma franquia deixar passar este moleque…faz parte

  • Rafael Victor

    Pelo que andei lendo, tem alguns times que não tão levando fé nele e vão passa-lo!

    Estranho… ou será que estão certos?

    O tempo dirá!

  • Raio da verdade

    Jogador excelente, mas para mim o melhor jogador deste Draft se chama MPJr, e se eu tivesse a First pick eu desceria lá pela 4° para selecionar ele.
    Moleque é talento puro é pena que tenha se lesionado no seu primeiro jogo na NCAA, mas se não fosse isso não iria haver Ayton ou Doncic.

    Quem deixar ele passar vai chorar eternamente, como aconteceu com quem passou o Jordan ( Houston se deu bem ), e quem passou o Durant …

    • felipe fernando Oliveira

      Além da lesão no joelho apareceu uma lesão no quadril e na lombar. Mas em relação a talento ele pra mim é o melhor…..

  • felipe fernando Oliveira

    Loucura ou não. Eu sou torcedor do OKC. E pra mim vale reconstruir trocando RWB pela pick 1 pra draftar Doncic.

    • JASPION DA MASSA

      difícil vai ser empurrar o westlouco pra algum time com esse contrato e ainda pegar uma pick top 3 AHAHAHA

      • felipe fernando Oliveira

        Fala meu nobre jaspion. Tá sumido irmão… Mas aqui. Acho que não seja difícil. Kings pega toda hora

        • JASPION DA MASSA

          ahahaha correria brother, muitos monstros no espaço tomando meu tempo AHAHAHHAHAHA
          é talvez o kings fosse a única opção mesmo….manda uns contratinhos para bater salário , a pick, e pega o louco AHAHAHAH ai tem que arrumar uma trade pro Fox né!?!?

          Mas sinceramente, kings PARECE estar se organizando, acho que não seja uma possibilidade pra eles

          • felipe fernando Oliveira

            Manda Skal e Jackson +pick que tá tudo certo

      • felipe fernando Oliveira

        O irmão me chama no Zap pra gente trocar uma ideia de basquete. Pensei fazer um grupo dos antigos do jumper… 31 9 7306-8721. Por onde anda o jiraya?

  • Vinícius Maia

    Acredito que algumas equipes possam estar deixando ele passar porque muitos jogadores que já foram vistos como grandes promessas vindos da Europa não deram em muita coisa na NBA. Ricky Rubio também já era profissional, titular de sua seleção. Me lembro de Jason Kidd elogiando ele dizendo que ficou impressionado quando o marcou e que ele iria brilhar. Hoje Rubio é visto apenas como um role player com uma visão de jogo acima da média e nessa altura da carreira, acho que ninguem acredita mais que ele poderá se tornar um all star.

    Andrea Bargani foi a primeira escolha do draft e hoje ninguém sabe por onde ele anda, se é que ele ainda joga basquete kkkk. Tem outros exemplos, apesar de casos bem sucedidos também como Nowitzki, Gasol e Torny Parker, mas pode ser que esses históricos de escolhas mal sucedidas “recentes” estejam sendo levados em conta por dirigentes.

    • Trazendo pra memória mais recente de busts (até o momento, ao menos), temos: Bender, Hezonja, Nicotina, Payne, Mirotic (que veio como o melhor europeu, mesmo que ñ pelo draft), Darko Milicic…tem muitos casos de Bust para cada Porzingis.

      • JASPION DA MASSA

        Ntilikina não da para falar que é bust, já é bom defensor e julgar por uma temporada é burrice, Mirotic é bom jogador…
        Mas o Doncic é outro nível, olha as médias, e mais que isso , as atuações , joga fácil , versátil e o principal…nem tem o físico de NBA, ele focando no físico pode virar um monstro . Um cara aqui disse ”parece ser meio gordinho” com 2,3 meses transforma gordura em musculo, tem tudo para ser um grande jogador. Seria minha aposta na pick 1 sem pensar 2x

        • Por isso eu falei até o momento. Outra: Ser bom jogador não quer dizer que valha uma pick alta.

          • Guilherme Petros

            ué! hehehe

      • felipe fernando Oliveira

        Qual Payne? Mirotic você acha que um cara de 15 ppg e 8rbt 42% acerto bola de 3 um bust? Nicotina não mostrou tanto ofensivamente mas foi muito eficiente na defesa e ainda é novo
        , Bender e Mario ainda não chegou onde esperou mas são novos e o talento está lá.

        • Mirotic só nessa temporada conseguiu apresentar um basquete decente. No Bulls foi uma decepção, não conseguindo se firmar e destruindo a rotação do time com a defesa horrorosa que tem. Era esperado que fosse ser muito melhor quando chegou na liga.

          Quanto aos outros, leia o parêntese.

          • felipe fernando Oliveira

            Perfeito

      • Vinícius Maia

        Se não me falha a memória, o Hezonja chegou com um expectativas altas também, talvez não tão altas com o Doncic, mas lembro que ele era visto como um prospecto muito promissor também. Me lembro que ele era visto com bons olhos pois, além do talento, ele era um cara atlético, coisa que não é muito comum nos jogadores vindos da Europa.

        No fim é como você disse, em outras palavras: as chances de um time selecionar um bust vindo da Europa são mais altas do que de encontrar um novo Porzings ou Jokic.

        • Sim, Hezonja veio como um dos destaques do Barcelona e promessa de craque. O risco com europeu é alto e realmente não pode ser totalmente ignorado.

  • Kidd mito

    Torcendo pros times deixarem passa-lo e o MAVS escolher logo!

    • Francimarques Lakão

      No Mavs cairia como uma luva.

    • e conseguiu!

  • Anderson Tomás

    Quem deixa-lo passar vai cometer um erro demencial. Pensem em um cara pronto pra qualquer coisa… É esse cara aí. Personalidade absurda tem esse moleque.