Luke Walton minimiza má fase e reafirma Lonzo Ball como titular

Por Michel Moral e Mateus Bamberg

O calouro Lonzo Ball vem encontrando enormes dificuldades para pontuar em seus primeiros jogos na NBA. Na última quarta-feira, em derrota contra o Philadelphia 76ers, o armador de 20 anos recém-completos converteu apenas um de nove tiros de quadra – incluindo erros nas seis tentativas de três pontos. A pontaria pode não estar calibrada, mas uma coisa é certa: o técnico Luke Walton está ao seu lado.

“Lonzo é o nosso armador titular. Tem a nossa confiança e não há discussão. Nunca houve qualquer conversa ou possibilidade de colocá-lo no banco de reservas neste momento. Ele não está brincalhão e alegre como de costume, mas sua frustração pode ser uma coisa boa. Então, sem chances de mudar. Lonzo é o nosso titular”, cravou o treinador do Los Angeles Lakers, em entrevista nesta quinta-feira

Ball apresenta (pífio) aproveitamento de 30.3% nos arremessos de quadra e 23% nas tentativas de longa distância em suas 15 partidas iniciais na NBA. A situação incomoda e levou o novato a tomar uma atitude. De acordo com Serena Winters, do portal Lakers Nation, o segundo selecionado do último draft chegou mais cedo ao treino desta quinta para começar trabalho específico em seu arremesso.

Os números até não surpreendem considerando sua mecânica de arremesso “pouco ortodoxa”, mas impressionam comparados ao rendimento pessoal na universidade. Em um ano atuando por UCLA, o armador registrou 14.6 pontos por jogo com 55% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 41% de conversão nas bolas de longa distância.

Walton suspeita que um possível motivo para a má fase recente do comandado seja a prisão de seu irmão mais novo, LiAngelo, na China. “É família, o seu irmão. Eles cresceram juntos e tem que haver algum efeito. Isso pesaria em minhas atuações, certamente. Mas tudo não passa de uma especulação pessoal. Vocês deveriam ir perguntar ao próprio Lonzo sobre isso”, sugeriu.

Além do aproveitamento ruim nos arremessos de quadra, Ball possui médias de 9.0 pontos, 6.6 rebotes, 6.9 assistências e 1.3 roubos de bola na temporada. Ele teve apenas quatro atuações de mais do que dez pontos e só três distribuindo dez ou mais assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Hugo Aureliano

    Eu, mesmo sendo torcedor dos Sixers, acredito que Lonzo se tornará um dos melhores playmakers da liga. Agora, ele tem que ajustar o jogo de acordo com suas características, isto é, se o arremesso não é o seu forte, não há pra que ele arriscar 12, 15 bolas por jogo e converter 3, forçando algumas vezes.

    Vejam o Simmons, sabe que o arremesso de 3 é, praticamente, inviável, por enquanto, para ele, então desenvolveu o seu mid-range e conecta arremessos de média distância e próximos a cesta, geralmente com ganchos em suas duas mãos. Isso é fortalecer o seu jogo sabendo de suas limitações e, aos poucos, ir treinando as outras partes.

    Simmons e Lonzo são first-pass, ou seja, armadores únicos que procuram primeiro o passe. O Lonzo tem atributos para ser um defensor regular/bom, um bom reboteiro e excelente passador. Tem muita coisa a evoluir, mas já tem um ótimo QI; mesmo o seu arremesso não mudando completamente, tem que procurar estender mais sua mão direita ganhando amplitude, só que isso se faz aos poucos. Enquanto isso não vem, deve trabalhar focando, também, em arremessos de curta e média distância.

    Eu creio que ele vai evoluir demais por ser um jogador sereno e extremamente coletivo, mas quem tem LaVar Ball, Lamelo e LiAngelo na família… Acaba entrando em polêmicas sempre, por babaquice do primeiro; arrogância do segundo; e furtos, do terceiro. Além de tudo isso, Luke Walton e os Lakers em si não me parecem ser um cenário paciente para desenvolver jogadores e isso pode queimar etapas, prejudicando seu jogo.

    São muitas variáveis. Mas, potencial ele tem. É inegável. Vamos ver até que ponto ele irá evoluir.

  • Will #Lavarbola

    Teve só 3 jogos com mais de 10 assistências,como se fosse fácil,passar das 10…
    Deveria ter um pouco mais de imparcialidade na hr de escrever a matéria.

    • Carlos Eduardo Muniz

      Eu se fosse o Lonzo queria toda essa cobrança em cima de mim é sinal que eu posso contribuir muita mais. Eu acho que esse cara ainda vai ser um top da liga igual o J Kidd foi ele tem um KI fora do comum, acertar arremesso vai depender de quanto ele esta treinando. Outro cara que só não vai pro ASG esse ano por causa dos arremessos é o Ben Simons.

      • JOSE MARINHO

        A nba mudou e hj em dia pg tem que pontuar, nao sei se tem muito espaco pra pg que nao pontua.

    • Ricardo Stabolito Junior

      Passou despercebido, Will.

      Só fica uma pergunta, por curiosidade: o que nós ganharíamos desagradando uma das três maiores torcidas da liga no Brasil? É preciso parar com esse vitimismo, senso de perseguição.

  • TRUETHIAGO

    Eu também não tiraria ele do time, se realmente estiver fazendo um jogo muito ruim, como nos últimos (Suns e Sixers) beleza, deixa ele no banco durante o 4Q.

    No mais, o menino deu uma aparada naquela moita, hoje vem para mais um TD!

    https://twitter.com/NotoriousOHM/status/931600139369684992

    • JOSE MARINHO

      Mas tbm tem o lado, eu tiro ele pra por quem? Clarkson põe fogo no jogo, mas nunca correspondeu de titular, não não aquele armador cascudo pra por ordem e ir jogando o Lonzo aos poucos.

  • Leo

    Lonzo tem potencial e está tendo a atitude correta de ir treinar os seus pontos fracos. Com certeza a pressão é gigantesca pois joga no Lakers e pelas besteiras do pai e do irmão. Não é fácil

    Acredito que com tempo de quadra onde ele possa ter a bola na mão, acertar e errar vai evoluir e temporada que vem se destacará positivamente.

    Ao mesmo tempo chama atenção que a pick 2 ainda seja em jogador cru, embora tenha potencial e o Kuzma que veio do fim da primeira rodada esteja sendo um dos melhores jogadores do time

    https://www.youtube.com/watch?v=PQ3ty8CQt68

    • Marcinho Mueller

      Cara eu sou um dos mais críticos do Lonzo, mas comparar a experiência que o Kuzma tem, com 3 anos jogando no College, e o Lonzo que veio pra NBA logo no seu primeiro ano, não faz sentido nenhum. Era óbvio que o Kuzma estaria mais preparado. O que ninguém imaginou era que ele teria esse papel de destaque. Kuzma é 2 anos anos mais velho que Lonzo, tem um físico muito mais preparado para NBA.

      • Thiago Pinto

        Nessa lógica o Josh Hart deveria ser o destaque entre os calouros do Lakers, não?

        • Marcinho Mueller

          Eu falei que Kuzma estava mais preparado pra entrar na NBA, do mesmo jeito que acho que Hart chegou mais preparado sim que Lonzo. Mais experiente, jogando a mais tempo. Mas particularmente se fosse pra investir em um senior, que fosse no Frank Manson, mesmo com sua baixa estatura, acho que ele ainda vai estourar na NBA. E foi o que falei todo mundo sabia que Ball não ia chegar preparado pra NBA, raros casos de calouros do college que chegam muito bem na NBA, ele foi escolhido pelo teto dele, pra ser lapidado.

      • Leo

        Olhando por esse lado, até entendo seu argumento de que o Kuzma esteja mais pronto fisicamente pra NBA do que o Lonzo. Mas existe algum motivo para o Lonzo ter sido 2ª escolha e o Kuzma a 27ª.

        No geral quase todos esperavam mais do Lonzo e não esperavam tanto do Kuzma. Pode ser que o Kuzma seja no máximo isso aí e o Lonzo evolua pra caramba, mas hoje o calouro que entrega mais em quadra é o Kuzma e ninguém esperava isso, já que muita gente apostou no Lonzo para ROY

        • Marcinho Mueller

          É exatamente isso, o Lonzo é pick #2 porque o teto dele com certeza é maior que Kuzma. Um exemplo é o Dennis Smith Jr, que só foi escolhido na pick #9 porque todo mundo achava que ele já tinha evoluído ao máximo seu basquete (e vem provando o contrário), e todos sabiam que ele chegaria mais preparado pra NBA que vários outros calouros das picks superiores a dele, mas que talvez seu teto não seria tão promissor. Com raras exceções as primeiras picks são sempre talentos a serem “lapidados”. é muito complicado pra um jogador acostumado com o college, chegar quebrando tudo na NBA. Por isso eu falo que não é surpresa o Kuzma chegar mais preparado pra NBA que Lonzo, porém é surpresa sim, ele assumir um papel de tanto destaque no time.

    • Vitor Martins

      Se evoluir a defesa tem tudo para ser titular por muito tempo.

  • Igor

    Cortou o cabelo, vem pra TD hoje

  • Vitor Martins

    Difícil, mas analisando hoje não foi nada legal a troca do Russell. Problemas extra quadra a parte. Isso se resolve, amadurece o jogador. Ron Artest (Paz Mundial) era louco, louco mesmo, e foi campeão com os amarelinhos. É normal um calouro sofrer na NBA, mas esse arremesso do Lonzo é aterrorizante.

    • Marcinho Mueller

      Ahhhh não acho que a troca tenha sido de todo ruim pro Lakers. Porém eu acho que D’Lo é mais jogar que Ingram, e tinha tudo pra formar uma ótima dupla com Ball. Todos sabem que D’Lo rende muito mais pontuando e sem tanto a bola nas mão, jogando de SG. É opinião pessoal, acho muito mais fácil achar um Ala que defende perímetro, que seria o caso se jogassem D’lo e Ball juntos, do que achar um SG que defende e pontua, que é o que o Lakers precisa com Ball e Ingram. Convenhamos que KCP tem lá seus bons jogos, mas ta longe de ser o SG ideal pra esse time. Fora que se livrar do contrato de Mozgov e obter um ótimo role player como Kuzma, foi muito bom pro Lakers, que ainda conta com a chegada de toda experiência do Lopez. Mesmo Ingram me surpreendendo muito, e queimando minha língua, acho que D’Lo teria um encaixe muito melhor pro que o Lakers pretende no futuro.

  • Zonzo já estava amassando o aro antes do irmão tentar roubar bolsas na China. Esperava um inicio difícil para o Lonzo, dificuldade para pontuar não é uma surpresa ainda mais no Lakers. Entretanto o staff deveria considerar reconstruir esse arremesso dele, tem treinador especializado nisso, é algo a se considerar pois essa mecânica dele se traduz muito mal na NBA.

    • JOSE MARINHO

      E vai ter que reconstruir mesmo, arremesso sai quase do peito, projetado pra frente e saltando pra trás, alem disso tudo, ele mesmo sozinho chuta desequilibrado. Vc viu bem, precisa de um especialista pra melhorar isso mesmo.

    • Marcinho Mueller

      Acho muito difícil ele mudar essa mecânica, deviam ter feito isso quando ele era mais jovem, mas com esse QI e visão de jogo, ele não precisa ser um scorer nato, acho que precisa aprender a chutar menos e focar na armação do time.

      • Mas ele já chuta pouco, tem jogos que ele tenta 6 arremessos por exemplo, isso é muito pouco, realmente ele não precisa ser um scorer, mas ao menos 10-15 ele precisa produzir.

  • Ruan Silvestre

    Continua assim Walton, que logo vc é demitido hahahaha

  • Thomazbrasil

    Até agora não vi nada que justificasse ser o 2 do Draft.

    Ou ainda vai estourar ou a técnica do pai Lavar grudou legal!!!!

    • João Simplicio

      Concordo mano! Depois q eu falo q a mídia enfia oq quer goela abaixo do povo, nego crítica! Como q um bosta desses é o segundo no draft! As provas e critérios pra ordem do draft devem ser os mesmos q pra tirar CNH no Brasil!

  • rafael machado

    Parabéns pra pai dele. Maior marqueteiro da história.

  • TRUETHIAGO

    O tapa na peruca ainda não fez efeito, rs. De qualquer forma, achei uma atuação ok ontem, arremessou pouco, não forçou, foi apenas discreto. Se formos comparar, não jogou pior que o De’Aaron Fox ou Dennis Smith nos seus respectivos jogos da noite, por exemplo.

    A diferença fica só por conta das expectativas, para quem criou ilusões com partidas de Summer League ou baseou as análises a partir dos exageros ditos pelo LaVar, quase sempre vão ficar decepcionados com a produção do Lonzo.

  • Diego Costa

    Se tirar o Ball do time, vai ser mais catastrófico ainda.

  • Bruno CalMob Nery

    É o primeiro ano dele né paciência não merece pagar pela língua frouxa do pai

  • Lakers@24

    Será que ninguém consegue ver que o problema do Lakers é técnico. Me diz, é sério que alguém esperava que ele fosse levar o Lakers a offs? Na boa, não tem como evoluir um garoto com esse Luke no banco. O Lakers não tem defesa, não tem marcação de perímetro, não marca no garrafão, não chuta de 3 e nem nda. O arremesso do Lonzo é horrível e nda é feito pra melhorar, Ingram a 2 anos no time não ganhou 1 kilo de massa muscular. Ta tudo uma bosta em Los Angeles, no quesito preparação, técnico, direção. Tem ótimos talentos em mãos e nda é feito. Agora é fácil ficar esculachando um moleque nos primeiros meses jogando no basquete mais forte do planeta. Sim, é tudo culpa dele. Certinho.

  • João Simplicio

    B de Ball? Não, de Bust! Kkkk