“Maior Laker da história”, Kobe tem camisas aposentadas pela franquia

“Nós estamos aqui para celebrar o maior jogador que já vestiu o uniforme roxo e dourado”. Foi assim que a lenda Magic Johnson, atual presidente de operações do Los Angeles Lakers, apresentou o grande astro da noite desta segunda-feira no Staples Center. O ídolo Kobe Bryant teve suas camisas (#8 e #24) aposentadas no intervalo da partida do time contra o Golden State Warriors, em cerimônia que teve de Shaquille O’Neal a Bill Russell entre os convidados especiais.

“Por duas décadas, Kobe empolgou e impressionou a todos fazendo-nos questionar: ‘o que acabamos de testemunhar?’. E ele nos deu cinco títulos da NBA. Nós somos tão abençoados por termos tido esse homem vestindo a camisa roxa e dourada por 20 anos, trabalhando por excelência e com uma altíssima vontade de vencer. Hoje, temos o prazer de colocar não somente uma, mas seus dois números lá em cima”, afirmou Magic, que fez um dos dois discursos de apresentação da homenagem.

Kobe tornou-se o primeiro atleta da história da NBA a ter duas camisas retiradas por uma mesma equipe. Com o uniforme #8, o ex-ala-armador conquistou três títulos da liga, foi eleito para oito Jogos das Estrelas e quatro quintetos ideais da liga e defensivos. Depois, vestindo a #24, ele ganhou dois anéis de campeão, um prêmio de MVP da liga, foi escolhido para outros dez Jogos das Estrelas e sete times ideais da temporada.

“Nós estamos aposentando seus dois números porque, se separássemos os feitos de ambos, os dois estariam no Hall da Fama. Muito obrigado por ter permanecido leal ao roxo e dourado e ser um Laker para toda a vida, mesmo quando seria mais fácil ir embora. Nós pedimos sua vontade e luta, você nos deu o seu coração. Você deixou sua marca nessa franquia e o seu legado é maior do que o basquete”, disse a dona da franquia, Jeanie Buss, lutando contra as lágrimas.

Com as duas camisas de Kobe, o Lakers passa a ter 11 números retirados no ponto mais alto do Staples Center – além da flâmula do microfone de ouro, homenagem ao histórico locutor Chick Hearn. Kobe realizou seu discurso de agradecimento após a revelação dos uniformes aposentados e, em pouco mais de quatro minutos, foi relativamente sucinto ao citar todos que apoiaram sua carreira – com um maior tempo e destaque para a esposa, Vanessa, e suas três filhas.

“Obrigado, mas tudo isso não é sobre minhas camisas. É sobre aquelas que estão lá há mais tempo. Essas lendas inspiraram-me a jogar em alto nível e não estaria aqui sem eles. É sobre uma organização que acreditou em mim, naquele garoto magrelo saindo do draft. E é sobre a nova geração, sobre o nosso elenco atual personificar o espírito dessas camisas e carregar a franquia para que os próximos 20 anos sejam melhores do que os anteriores”, acrescentou o futuro membro do Hall da Fama.

Kobe ainda agradeceu os fãs e ressaltou o papel deles moldando sua já lendária ética de trabalho e mentalidade. “Essa homenagem também é sobre os torcedores. Não acho que vocês entendam o quão presentes estiveram em minha carreira. Lá estavam às cinco da manhã quando saia para correr. Estava no meio do treino e não sabia se conseguiria chegar ao fim, então eu pensava nas expectativas que tinham para mim e para nosso time. Isso me fazia ir além”, contou o craque.

O ídolo angelino deixa uma série de marcas históricas no Lakers. Ele é o jogador que mais fez jogos (1.346), disputou minutos (48.637), acertou arremessos de quadra (11.719), converteu tiros de longa distância (1.827), roubos bolas (1.944) e anotou pontos (33.643) na história da organização. Ainda é o terceiro maior reboteiro (7.047), quinto atleta com mais tocos (640) e segundo maior assistente (6.306) do time em todos os tempos.

No encerramento de seu discurso, Magic Johnson resumiu o sentimento da torcida do Lakers e fãs de Kobe ao redor do planeta com uma frase simples. “Eu espero que vocês tenham gravado suas partidas, pois nunca haverá outro Kobe Bryant”, sentenciou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Dudu Ferrero

    claro que o Magic tem que falar isso, merecido.. mas o Magic e o Kareem acima do Kobe.. colocaria ate o Jerry West acima

    • Felipe Monteiro

      Não quer colocar Gasol, Baylor, Worthy, Shaq, Artest e Goodrich também não???

      Coloca o cara logo como 10º melhor Laker de todos os tempos…

      • Dudu Ferrero

        Baylor pode ser mesmo e nos 3 titulos com o Shaq ele era coadjuvante o Kobe
        entao Shaq >>> Kobe

        • Felipe Monteiro

          É isso, pô! Coloca ele logo como 10° melhor Laker. Top 100 NBA all time!

  • Victor – Aqui é Grêmio

    Muito merecido. E em uma noite de NBA que, por ironia do destino, 5 jogos foram decididos na última bola. Até o próprio jogo do Lakers, que perdeu, é verdade, mas fez jogo duríssimo com atual campeão (ainda que estivessem desfalcados).

    Mas é sobre a tal da última bola. Kobe é enaltecido como um dos jogadores mais “clutch” da história. E isso não é pela efetividade ou aproveitamento que ele teve nesses momentos, nem pelo número total de bolas vencedoras que ele teve no currículo. É porque ninguém, nunca, gostou tanto de ter a bola na mão nos últimos 5 segundos.
    O último arremesso era sempre dele, o que poderia ser ou parecer errado – ele poderia estar marcado por dois ou três adversários – mas esse era o estilo Kobe, a mentalidade do Mamba, o instinto que fez ele ser um dos maiores jogadores da história. Quando estivesse nessa situação (últimos segundos, time empatando ou perdendo por 1-3 pontos) ninguém diria “eu não quero a pressão”, mas todos pensariam. Kobe queria a pressão. Aceitava as glórias, aceitava os fracassos.

    Alguém pode não gostar dele, das polêmicas dentro e fora de quadra ou do próprio estilo de jogo. Mas, no basquete, Kobe é uma lenda. E no Lakers, franquia de West, Baylor, Kareem, Magic e Shaq, o maior nome se chama Kobe Bryant.

    Magic segue sendo o melhor jogador da história dos Lakers, mas Kobe é o maior por aqueles lados de Los Angeles.

  • The Night King #Soulkeeper

    Com todo respeito ao Kobe, ele foi cestinha, tinha mão certeira demais, um dos caras mais divertidos de se ver jogar, defensor de elite também, mas jamais perdoarei o que ele fez em 2002. A maior injustiça da história da Liga foi culpa dele. Minha opinião é que ele poderia pedir desculpas por 2002. Mal caráter ele jamais foi, tenho certeza disso, mas que foi injusto, ah isso foi.

    • Khan

      O que rolou em 2002??

      • Danilo

        Acho q ele está falando da cotovelada do Kobe no Mike Bibby em 2002 no jogo 6 vs o Kings, maior assalto da história da NBA, acho q é desse lance q o amigo ai ta falando

        • Marcelo Desoxi

          Deram falta do Bibby no lance, se me recordo.
          KKKK

          • Danilo

            Só faltaram deixar o Shaq enterrar no lance livre kkkkkkkkkkk uma vergonha

          • Claudio R.

            Foi o jogo mais roubado da historia

  • Damon

    Kobe uma verdadeira lenda.
    Mas ainda acho o magic johnson o maior/melhor lakers da história.

    • MarcoLakers

      Não, amigo. Kobe é sem sombra de dúvidas o maior laker da história.
      No que tange a melhor, são coisas diferentes, aí sim pode haver discussão, mas no que concerne a “maior” não se pode nem entrar em debate. Kobe foi LA, Kobe foi o Lakers por 20 anos!

  • Vitor Medson

    Mesmo não sendo fã do Kobe, ele foi um monstro sagrado do basquete. Pra mim está na mesma pratilheira dos grandes (Jordan,Kareem, Magic, Bird, Russel, Bron, Shaq, Dream, Duncan e tantos outros). A NBA teve tantos excelentes jogadores que eu não consigo colocar uma lista por ordem decrescente ou crescente. Justíssimo a retirada dos dois números e HoF certo.

  • Rafael Victor

    Foi uma cerimônia bonita, cheia de presenças ilustres e digna do homenageado! Agora só falta o Hall da Fama, que deve ser especial, já que deverá entrar junto com o Duncan e o Garnett na mesma classe!

    • Vinícius Maia

      Que classe!

  • Desempolguei #R.I.Packers 🐳👴☘

    Lenda! Apesar do que foi dito, Magic e KAJ estão acima, inclusive KAJ…

    https://twitter.com/kaj33/status/942990470912737281

    • 76

      Que foto pesada

      • Guilherme Petros

        Caraca, essa demorou uns 15 minutos pra abrir no meu pc. PESADISSIMA!

    • Claudio R.

      Tem mais título nessa foto que Chicago + San Antonio + Miami + Golden State juntos… kkkkk

    • Bruno Araujo

      Chorei *—–*

  • 76

    Kobe o maior Laker e KAJ o melhor

  • Gabriel Pereira Barbosa

    De que adianta ser o maior do Lakers e ser menor que o Lebron James?
    #pas

    • Claudio R.

      Relaxa boy, hj é sobre o Kobe … somente

    • Thiago Dias – MangaLarga

      PQP

    • Caíque Paro

      Que comece a guerra HAHAHAHA

      • Albert Santos

        Kkkkk

    • Matheus Bernardo

      Como diria Rômulo Mendonça, vc é o mensageiro do CAAAAAAAAAAAAAAOOOOS!!!!

    • pedrokadf

      Eita kkkk #guerra

    • Albert Santos

      Guerraaaaaaa das grandes kkkkkkkkk

    • Don

      Nem vc acredita no q disse !

  • Claudio R.

    Acho ainda o Kareem e Magic melhores no lakers q Kobe, mas a representatividade na era digital e redes sociais tornam o Kobe um a figura muito importante pro lakers, pois devolveu junto com Shaq a áurea de maior franquia da NBA a Los Angeles. Por isso ele foi icônico e teve suas 2 camisas aposentadas… merecidamente … e está no 2nd time ideal da história

    • ldalles12

      Como a opinião do Magic vale muito mais que a sua, pouco importa o que vc fala.

      • David Ribeiro

        e vale, é? Que interessante.

        • ldalles12

          Q bom que acha.

  • Thiago26 // NBA GAME

    “Eu espero que vocês tenham gravado suas partidas, pois nunca haverá outro Kobe Bryant”.

    Magic fechou com chave de ouro.

  • leandro silva

    Esses tipos de jogadores tem que ser reverenciados mesmo; Postura de campeão,vontade de crescer ,evolução do seu jogo ,muita garra,força de vontade, superação,etc.Não são muitos atletas que possuem tantas qualidades igual Kobe tinha quando jogava.Só ver o momento atual da NBA,dá pra contar nos dedos.Não é por ser um Cs( não sou clubista ),porém mesmo com tantas qualidades eu nunca fui fã do Kobe bryant,Acho que esses tipos de jogadores fazem falta a liga,maaaaaais, definitivamente não sou fã dele,sei lá,as vz parecia excessivamente orgulhoso..Enfim..
    # Honrra merecidas…

  • Danilo Celtics #Banner18

    na minha humilde opinião acho q o maior laker da historia foi o magic , mais n da pra dizer q é besteira qm acha o kobe , grande craque sempre jogou com honra a camisa q vestiu e respeitando todos os adversarios , nunca havera outro jogador q nem ele

  • pedrokadf

    “ Maior Laker da história”, esse Magic é muito humilde Msm, foi bonito dizer isso, mas sabemos q não é verdade, apesar das contradições, sabemos q Magic e kaj foram os maiores lakers da história, mas isso não é demérito, Kobe é top3 na história do lakers, um mito, jogou muito, merecida As duas camisas aposentadas

    • Como torcedor eu coloco todos no mesmo patamar, por que escolher um? Todos foram o rosto da franquia em um determinado período e ajudaram a construir sua história e identidade.

      • pedrokadf

        Concordo que todos foram o rosto da franquia em uma determinado momento, mas Kobe dividiu por muito tempo esse rosto com show, nos 3 primeiros títulos shaq era o rosto do time, Não menosprezando a parceria, mas os mvps das finais comprovam isso…

  • Marcelo Desoxi

    As douradas e roxas estão em festa hsuhsuhs

    • Don

      Com títulos que vc queria ter na sua, e um Ídolo assim também !

      • Marcelo Desoxi

        Títulos ? Tô fora.

        Pego a identidade da franquia e vou embora.

  • ldalles12

    Acho curioso torcedores de outras franquias quererem dizer quem é o maior Laker, sendo que a maioria dos próprios torcedores dos Lakers, incluindo o Magic, dizem ao contrário. Ontem, quem torce para os Lakers de verdade não conseguiu segurar as lagrimas. Essa joite valeu a pena para todos. E digo mais, poucos jogadores causaram a comoção em seus torcedores como este cara causou.

    Não sei dizer exatamente, mais o que este cara representa para os Lakers não é fácil de ser visto por ai. Torcedores de outras franquias podem ajudar, mas não lembro de nenhum outro jogador, fora MJ, que tenha tanta representatividade (não digo só nível de basquete, digo em contexto geral). Quem tiver tempo assisti o vídeo na íntegra.
    Esse foi antes dele entrar.
    https://www.youtube.com/watch?v=N8P3hhdq4Dk
    Aqui está os discursos e agradecimentos.
    http://jumperbrasil.lance.com.br/lenda-kobe-bryant-tem-suas-camisas-imortalizadas-pelo-lakers/

    • Thomazbrasil

      Curioso torcedor do Lakers falar que poucos jogadores de outras franquias emocionaram seus torcedores. Depois não podemos falar quem é o melhor Lakers?

      • ldalles12

        Por isso perguntei e pedi ajuda. Me ajuda ai.

  • DNT

    Terceiro melhor jogador que eu vi jogar, LeBron e Duncan estão em outra prateleira….

    • Claudio R.

      E o Shaq?

      • DNT

        Verdade, nem lembrei, peguei ele já em final de carreira, no Cleveland, mas acho que ele e o Kobe estão no mesmo patamar, então fica os dois na 3 posição….

        • Claudio R.

          Entendo… é, ele no cavs não tava lá essas coisas mais não… mais era uma figuraça

  • LETS GO CAVS #WINNER2018

    Magic Johnson reviveu a liga (junto com Bird). Isso não tem preço nem camisas aposentadas que mude. Jabbar sem essa marcação Mimi foi o maior pontuador da história, isolado demais. Acho difícil dizer quem foi o maior laker, mas eu,particularmente, iria de Magic.

    • MDias

      Concordo totalmente. Magic sem dúvidas

    • MarcoLakers

      Acho que a questão é que melhor é diferente de maior. Pra mim o Magic é o segundo melhor jogador da história (atrás do MJ), mas no que tange a maior do Lakers ele está atrás do Kobe.

  • 76

    Fui criticado pelo jumper via twitter por falar que Lebron está caçando stats. Não acho isso demérito. sabemos que se lebron quiser, ele pode sim ter médias de TD, até sem forçar muito. E ele fez isso em alguns jogos nessa temporada.

    Acho o jumper o melhor site de basquete, por isso indiquei vários amigos para acessar o site. Galera do meu trabalho se amarrou no jumper quando eu os apresentei. Debates rolavam baseados na noticias do site. Depois da polêmica invasão no Lakers Brasil, que eu n participei, alguns ficaram bolados com o site e não acessaram mais. Eu continuei aqui,mas hoje meu dia chegou.

    Mando um abraço aos amigos que aqui fiz, e até aqueles em eu não concordava e acabava discutindo, tbm meu abraço.

    Só digo uma coisa: com Embiid e Simmons no auge, menos de 5 anéis eu nem comemoro.

    Valeu, rapaziada!!

    • Vitor Medson

      Só porque rolou uma exposição do seu comentário? Aheuhaehaeuhae
      Não concordei muito com a ”exposição” (acho que nem ouve, pois ninguém que não acessa aqui sabia que foi você), mas seu comentário também não foi lá primoroso.

      • 76

        Não foi só por isso. Teve vários tuítes depois desse que vc citou. Mas deixa pra lá. Não tenho nada contra ngm. Valeu, Vitor!!

        • Vitor Medson

          Só vi esse que postaram nos comentários. No mais boa sorte! Mesmo não concordando muito com seus comentários era bom um debate. Abraço.

        • felipe fernando Oliveira

          Rola jumper no Twitter também? Eu nem sabia

    • Paulo Victor (15-15)

      Aaron Rodgers não conseguiu nos salvar Mano

      • Claudio R.

        Fosse o Brady… agora vai ser mvp e campeão de novo…kkkkkk brinks

        • Paulo Victor (15-15)

          Vai perder pro Eagles no SB

          • Claudio R.

            Kkk… acho mais fácil o vikings chegar agora q o wentz não está … não achas?

          • Paulo Victor (15-15)

            Respeita Nick foles ele vai ressurgir pra NFL fica vendo

    • felipe fernando Oliveira

      Relaxa brother. Eu já fui criticado por querer trocar RWB. Por favor fica conosco. Quero te dar parabéns se 76 ganhar algum anel com. Mas Embichado e Ben Sismons.

    • Michel Moral

      Para com isso, cara.

      Faz parte discordar.

      Sempre bom ter opiniões divergentes!

      • 76

        Claro que faz parte. Mas vc sabe que não foi isso que ocorreu. Mas deixa pra lá. Segue o jogo. Boa sorte aí, Moral!!

    • Don

      Até logo, até mais ver, Bon Voyage, Arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, não volte mais aqui, hasta la vista baby, escafeda-se, e saia logo daqui.

  • Albert Santos

    Pra mim Magic foi/é o maior Laker !

  • vsr.snake

    Concordo com Magic nessa, porque ainda que seja discutível quem seja o melhor jogador que já vestiu a camisa do Lakers (sendo que bem poucos estejam acima dele), acho que nenhum se tornou tanto a cara da franquia como o Kobe. Principalmente se olharmos toda a trajetória dele pelo Lakers, desde o draft até a suas últimas temporadas.

    • Claudio R.

      Lembrando q nem draftado pelo lakers ele foi…

      • vsr.snake

        Exato, foi draftado pelo Charlotte, se não me engano, quase foi parar no Celtics (boataria), mas desde que entrou ele queria ir pro Lakers. Caso parecido com o do Eli no Giants.

        • Claudio R.

          Isso ai… ele era obsecado no lakers

  • Na minha opinião o maior Laker da história são todos os que tiveram camisa aposentada, não dá para escolher um, você escolhe o Magic e ignora os 20 anos do Kobe na franquia, ou escolhe o Kobe e o coloca acima do showtime? Todos esses caras estão no mesmo patamar e tiveram importante papel na construção da identidade da franquia.

  • felipe fernando Oliveira

    Se Magic quis dizer sobre jogador que começou a carreira em LA e aposentou lá pode até ser. Mas se for jogadores que Já vestiram o roxo e amerelo, Abdul Jabbar o verdadeiro GOAT manda lembranças.

    • vsr.snake

      Como Laker eu vejo 4 acima dele: Kobe, Magic, West e Baylor, o que está em discussão não é só títulos e habilidade dentro de quadra, mas sim representatividade, o peso que o jogador teve na franquia de acordo com o momento em que ele esteve por lá, e esses aí tem um legado maior nesse aspecto que o Kareem, e por motivos distintos.

      • felipe fernando Oliveira

        Bom. Nesse ponto você tem razão.

  • Cassio Lopes

    E pensar q em 2007 por muito pouco Kobe não foi parar em Chicago ou Detroit. Lakers aceitou, Kobe vetou. Temporada seguinte seria MVP, nas outras duas seguintes seria bi campeão da liga.

  • Don

    GOAT, sem comentários !! Kobe é Ídolo, não só do Lakers mas como do Basquete. G O A T

  • MarcoLakers

    Cerimônia linda, os caras conseguiram deixar o Mamba emocionado.

    Kobe é o maior Laker da história, isso não tenho dúvidas. É o cara que mais representatividade tem para a franquia, o rosto que mais se confundiu com o próprio escudo do Lakers, fora as atuações, vitórias e campeonatos.
    Melhor jogador que eu vi jogar, não creio que seja o melhor Laker da história (melhor e maior são coisas diferentes), acho que nesse caso o Magic supera, mas não tenho dúvidas que o Kobe é o maior da história do Laker.

    Enfim, mt foda as duas camisas penduradas! :'(