Marcelinho Huertas tentará jogar na NBA na próxima temporada

O armador brasileiro Marcelinho Huertas deve deixar o Barcelona e ir para a NBA na próxima temporada, de acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, do Yahoo! Sports. Huertas, aos 31 anos, é apontado como um armador reserva a ser procurado pelas franquias – um papel que ele se diz disposto a aceitar.

“Quando você olha os times da NBA, eles tem armadores titulares inacreditáveis, mas talvez não tantos que possam sair do banco de reservas e possam comandar o time, pontuar e liderar jovens jogadores. Essas coisas eu sei que posso fazer”, disse Huertas à reportagem.

O armador brasileiro é comparado a Pablo Prigioni, que fez carreira na Europa antes de ir jogar nos Estados Unidos. Porém, ele tem a “vantagem” de fazer a ponte mais jovem do que o companheiro. Prigioni foi para a NBA com 36 anos e atualmente está no Houston Rockets

“Há muito mais espaço na NBA”, disse Huertas. “Não é como a Europa agora, onde você tem um cara o tempo todo no garrafão. O espaço é mais difícil de encontrar. Um dos meus pontos fortes é jogar no pick-and-roll, encontrando caras abertos e arremessando de média distância”.

Com o Barcelona, Huertas alcançou o Final Four da Euroliga três vezes seguidas. Na atual temporada, ele tem médias de 7.4 pontos e 4.9 assistências. “O momento certo é agora”, resumiu.

  • Um reserva no Barcelona querendo ser reserva na NBA, ele não está numa fase muito boa na Espanha, está com 31 anos já e é reserva do Tomas Satoranky, armador tcheco que foi draftado pelo Wizards, gosto muito do Huertas e por tudo que já fez pela seleção brasileira, mas acho que ele precisa reencontrar a sua melhor fase na Europa se quer ir pra NBA, mas se o Prigioni conseguiu ir pra NBA com a idade que ele tem, quem sabe o brasileiro tbm não consegue né?

    • Rafael

      Concordo plenamente, ele começou bem essa temporada, era titular, ai começou a jogar cheio de pose e frescura e perdeu espaço no time, porem, de fato, seria um bom reserva na NBA, poderia se dar bem no Heat que carece de bons armadores ha tempos!

      • cesar

        hear tem o dragic, q da banho no huertas

  • hebert

    Com certeza arruma uma vaguinha em algum time.
    No momento ele não quer dinheiro, nem provar nada a alguem…simplesmente ele quer ter história pra contar aos filhos,
    FILHAO, papai jogou na NBA rsrs

  • Uncle Drew

    Huertas alley oop to LeBron James/Tristan Thompson. Já tô até vendo! É O FUTURE CAVALIER! Deve custar o salário mínimo da NBA, dá pra arrumar uma vaga no Cleveland

  • Fabio

    Ele teria que entrar pro draft ou ele já foi selecionado antes?

    • Felipe Gomes

      acho que devido a idade dele ele não precisar mais ser draftado pra poder assinar com algum time

    • João Marcelo

      Não. Jogadores internacionais participam do draft quando atingem 21 anos. Ele participou do draft de 2005 e não foi selecionado.

  • L.Avila

    Huertas cairia muito bem em varios times mesmo, especialmente nos promissores e que gostam de usar o P&R.

  • victor

    Acredito que ele poderia ser um bom reserva em times como Bulls, Cavs, Wizards e Pacers, por exemplo

  • Rony Heat

    Gostei dele aceitando que vai ser reserva. Aceitar a realidade é metade do caminho.

  • Lucas Ottoni

    Decisão tardia. Poderia ter pensado nisso há pelo menos uns 5 anos atrás. Se for mesmo pra NBA agora, será entregador de Gatorade. Não vejo grande futuro pra ele na liga.

  • Wellington – BULLS

    Não acho que foi uma decisão tardia. Ele sabia que não ganharia tanta grana assim na NBA, então ganhou o que podia na Europa e agora quer jogar onde jogam os melhores. Espaço com certeza ele tem, se até o Mario Chalmers tem…

    Poderia jogar no meu Bulls com certeza.

    • Lucas Ottoni

      Pra mim, ele será aquele jogador q jogará uns 10 minutinhos por jogo. Se tanto…

      • Michel Moral

        O Leandrinho joga 14 min por jogo e tá na NBA.

        Sei lá, às vezes é melhor você trazer um jogador mais experiente do que ter que ficar trazendo jogadores da liga de desenvolvimento para compor o elenco ou numa emergência.

        Não acho que caras como Huertas ou o Prigioni mesmo, venham para a NBA para ser titular e jogar 30 minutos por jogo.

        As pessoas tem que entender que nem só de titulares ou de reservas com status de titular se forma um time da NBA. Toda equipe tem e precisa de role player.

        Enfim, acho eu que o Marcelinho tem condições de assinar com uma equipe da NBA. A liga não tem muitos armadores com as características dele.

        Fora que no pick and roll, como ele mesmo disse, pode dar trabalho se estiver ao lado de pivôs agressivos.

      • Big Phill76

        Só 10 não, aposto em mais, dependendo do time que ele vier, vai jogar entre 10 e 20 min por game, mais isso não é nenhum absurdo ou humilhação pra carreira dele. Ele já tem uma certa idade mais é um jogador efetivo, um bom armador. Acho que dentre todos os torcedores e especialmente vc não poderia falar isso, se eu torcesse pros pelicans ficaria feliz em ter ele 10 minutos no meu time, pq seus armadores são horriveis o A. Davis ficaria grato em ganhar assistencia e não tijolado no peito e “se vira pra pontuar negão” que ele ganha do seu time, e ainda estes armadores tem salários aquém do que jogam!!

      • Wellington – BULLS

        Mas eu acho que ele sabe que terá basicamente essa função mesmo, role ou bench, jogando talvez 10, 15, 20 minutos, porque mais qualidade do que muito armador hoje em dia ele tem, vai dizer que ele não joga mais que o Kirk e Moore no Bulls, ou que o experiente Will Bynum, ou até mesmo o que o Nash vinha jogando quando fez aquele contrato maluco com o Lakers?
        Acho que ele quer ter essa experiência mais do que qualquer coisa

        E o Chalmers não é tão ruim, é esforçado…

    • dumz

      Falou tudo. Se Mario Chalmers joga, Huertas tbm tem condições de jogar!

      • Galvão – EL HEAT

        Que mania de querer comparar o Mario a qualquer jogador ruim ou acabado!

        • Caio #KnicksTape Menezes

          Tbm acho, até pq o Mario Chalmers nunca vai poder ser comparado a isso, nem se evoluisse 1000%

      • Rony Heat

        Chalmers não é tão ruim assim.

      • victor

        chalmers jogando de sg, não é tao ruim assim

  • Marcio

    Coitado, com a idade dele e pelo que veem apresentando no seu time, no máximo vai volta pra NBBB

    • RodrighoN

      Veja o Priggioni, tá a tres anos na Nba e hoje está em um contender disputando títulos e o Huertas não está acabado não, quando ele você vê que ele tem total crédito para fazer a jogada que quiser no Barcelona, muitas vezes ele força demais o jogo.

    • Adam

      Acho que tem chance de isso acontecer mesmo. Talvez nenhum time queira ele e acabe indo pra algum time menor da Europa ou pro NBB.

  • Zorg

    Mostra inteligência ao deixar claro que poderá ter um papel secundário mas importante na equipe que o contratar (acho que abriu várias portas com essa declaração) … 76ers, Wizards ou MAgic teriam lugar para ele nos seus rosters

  • Vlad-BH

    O tempo do Huertas passou. Concordo com o colega. Ele está bem de vida. Fez vários contratos milionários com Barcelona.

    Agora deseja ter histórias para contar.

  • Elber

    Capitão Kirk joga, porque nao Marcelinho?

    • Zack Batista

      Rsrsrsrs.. Pois é… 🙂

    • Wellington – Bulls

      Foi justamente no lugar dele que pensei que ele poderia jogar no Bulls.

    • cesar

      kirk eh melhor defendor, mata mais bola de 3, é mais alto e ja sabe como funciona o jogo da nba

  • Andre Fagundes

    Sem arremesso do perímetro não há vida na NBA. Prigioni tá aí é um bom organizador, mas não consegue exercer impacto na defesa. O “único velho” que ainda está em alta é o Beno Udrih (talvez o Andre Miller também).

  • Zack Batista

    Era pra ter ido qdo estava jogando o fino uns anos atrás…Mas entendo pq não foi… Se tiver boas condições físicas, pode ajudar uma equipe da NBA sim, sem problemas.

    • RodrighoN

      Se ele viesse na hype ele poderia estar bem mais rico hoje em dia, acho que bateu receio de fracassar, agora que não está mais no auge quer tentar pois o risco agora é menor.

  • RafaelRox

    Se for pro time certo.. jogará bastante… por exemplo times com armador combo guard titular.. ele pode aparecer como uma opção necessária para variação do jogo.

    Dallas, Knicks, Lakers, Miami (Se dragic sair) podem ser boas opções.

  • Boa Huertas, mais um brasileiro na NBA…

    pelo talento dele, tem muito espaço na liga ainda, pode ser um ótimo reserva, como ele mesmo disse…

    vamos ver onde ele vai jogar…

  • Rafael Carvalho

    Huertas pode ter um espaço ótimo se for para a franquia correta. Dellavedova, por exemplo, é bem limitado mas muito voluntarioso e, por conta disso, chega a jogar 20min por jogo num time top. Se o Huertas estiver com o foco e cabeça no lugar, pode ter um bom lugar na NBA.

  • Michel Moral

    As características dele sempre me lembram muito o Steve Nash. Talvez pelo aspecto físico e pelo arremesso flexionando o joelho e saltando. Antes que os chatos de plantão venham encher meu saco, não ouso comparar os dois jogadores em sua grandeza, sei muito bem o tamanho que o canadense tem para o basquete.

    Acho que ele poderia vir e ser um role player. Não é pior tecnicamente do que Calathes, Steve Blake, Austin Rivers, Shane Larkin, Corey Joseph e muitos outros que tiveram minutos significativos em suas equipes na liga americana.

    Mas reconheço que a época dele já foi. Viria para contribuir com a sua experiência.

    O que pesa contra o brasileiro, ao meu ver, é a sua displicência. Ele é muito teimoso e insiste na jogada errada às vezes.

    Ainda assim defendo que é melhor um jogador velho que já tenha mostrado qualidade em algum momento, do que ficar insistindo em jogadores sem graça que nunca fizeram nada. O pior é que muitas vezes as pessoas elogiam mais um cara que nunca fez nada (não sei se por dó) do que um cara que mesmo velho é melhor do que um moleque que claramente não vai ser nada diferente.

  • Adam

    Acho que ele perdeu tempo. Não sabia que ele tinha participado de um draft, mas não foi escolhido por nenhum clube. Ouvi ele falando numa entrevista há uns 4 ou 5 anos que ele pensava em continuar no Barça, que era campeão europeu lá e que lá tava bom. Acho que ele devia ter feito força pra jogar na NBA nessa época.
    Na minha opinião, ele cometeu o mesmo erro do Oscar. Preferir ser estrela na Europa do que Coadjuvante na NBA.

    • Robson

      pois é, ele não quis ganhar menos na NBA. Na época, era titular absoluto do Barcelona e tinha um bom salário. Viu que ganharia menos na NBA e seria banco. Mas hoje ele poderia ser um jogador muito melhor e ganhando mais. Sem falar no status e realização profissional que a NBA dá a qualquer jogador.

      • renan MERLIN

        Quanto é o salario de um Draftado?

  • Erich

    armador medíocre para o padrão da NBA…mas hoje todo mundo consegue seus 15 minutinhos…se ele aproveitar, pode firmar um contrato de 3 anos e ficar de boa…se o JJ Barea conseguiu, o Prigioni conseguiu, o Jeremy Lin conseguiu…nitidamente não tá tão difícil mais entrar na liga…no fim das contas, é sim pelo dinheiro…os times da NBA pagam bem, em dia, independente de você está jogando bem, mal ou sequer ser escalado…tem contrato, vai receber, fora a estrutura que os times fornecem que time nenhum na Europa fornece…e isso é um ótimo pé de meia e uma ótima oportunidade, se ele quiser, de evoluir o jogo dele…a seleção brasileira agradeceria e muito…se nao firmar também, fatalmente poderá jogar a D League, que melhora muito o jogo de muita gente, até o Tinsley jogou lá e o Huertas tá mto longe do nível dele…o Huertas é perfeito pruns times que só atacam…se eu fosse ele, iria pro Oeste

  • CosmeCelta

    Caberia como dupla reserva na armação do Spurs com o Patty Mills. O Spurs joga um jogo cadenciado que o brasileiro sabe jogar, ele é bom armando em meia quadra, coisa que o Spurs faz bem também… e acho ele melhor que o Cory Joseph.

  • Émerson

    O ideal pra ele seria ir pro Cavs. Já entraria num contender, com um tempo de quadra bom durante o descanso do Kyrie. E jogaria ao lado do Vareja, o que facilitaria sua adaptação, além do Blatt que acabou de vir da Europa e deve conhece-lo muito bem.