O ala Marquinhos Vieira não será mais um representante brasileiro na NBA. O MVP da quinta edição do NBB confirmou ao jornalista Fábio Aleixo, blogueiro do site Lance!net, que recusou as propostas de New Orleans Pelicans e Dallas Mavericks para renovar seu contrato com o Flamengo. Ele também tinha ofertas do basquete espanhol e turco.

“A diretoria do Flamengo fez uma proposta que me agradou bastante. Minha família e meu agente também gostaram. Fico no Flamengo por mais dois anos”, contou Marquinhos, que também foi o cestinha da fase de classificação do torneio (20.74 pontos por jogo) e campeão nacional pela primeira vez.

Caso aceitasse uma das ofertas da NBA, o ala da seleção brasileira partiria para sua segunda passagem pela liga. A primeira aconteceu entre 2006 e 2008, quando, após ser escolhido na segunda rodada do draft de 2006, disputou somente 26 partidas com a camisa do então New Orleans Hornets. Depois de ser dispensado, ele jogou no basquete italiano e brasileiro.

Marquinhos, que agora se torna o segundo jogador do Flamengo com contrato confirmado para a próxima temporada (ao lado de Marcelinho Machado), voltou a chamar a atenção dos olheiros norte-americanos depois de sua grande temporada no NBB 5. Além dos mais de 20 pontos, ele teve médias de 4.6 rebotes, 2.6 assistências e 1.1 roubo de bola.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.