Mavericks “apaga” fiasco de 2015 e acerta contratação de DeAndre Jordan

DeAndre Jordan é o novo reforço do Dallas Mavericks. E, agora, parece que é para valer mesmo! Segundo Marc Stein, do jornal The New York Times, a equipe texana fechou um acordo que renderá US$24.1 milhões ao experiente pivô até o término da próxima temporada. A contratação vai ser oficializada e divulgada na próxima sexta-feira, quando termina o período de moratória da NBA.

O jogador de 29 anos era a declarada primeira opção da franquia para reforçar sua rotação de garrafão e, nos últimos dias, os executivos do time tentaram assegurar a contratação por meio de uma troca com o Los Angeles Clippers. Em sua conta no twitter, ele confirmou o acerto verbal para seus seguidores com a (simpática) postagem de um cowboy sorrindo.

O acordo também simboliza o perdão do time ao constrangedor episódio que ambos protagonizaram em 2015. Jordan, na época, chegou a estar verbalmente fechado com o Mavs como agente livre e voltou atrás após uma comitiva do Clippers fazê-lo assinar uma extensão contratual trancado em casa. A situação transformou-o em uma persona non grata entre os torcedores de Dallas.

Para viabilizar a contratação do pivô, a franquia realizou uma série de movimentos paralelos com fins financeiros: precisou abrir mão dos direitos sobre dois de seus agentes livres (o ala Doug McDermott e o pivô Salah Mejri) e também teria um acordo verbal para rescindir o atual vínculo com o ídolo Dirk Nowitzki e assinar um novo contrato, em termos salariais menos custosos.

Considerado um dos mais produtivos jogadores de garrafão da liga, Jordan possui duas eleições para o quinteto ideal de defesa da NBA e outras três aparições em um dos times ideais da temporada. Ele esteve presente em 77 partidas da última campanha, registrando médias de 12.0 pontos (com 64.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 15.2 rebotes (segunda maior marca da liga).

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vinicius Ribeiro

    pra mim o fiasco só foi aumentado

  • King Cuban #MFFL

    A NBA é negocio, e diz-se que em negócios não se pode por os sentimentos em primeiro lugar.
    Eu como adepto dos Mavs a mais de uma década tinha um sentimento muito negativo quanto ao Deandre Jordan com pessoa, mas nunca descrença no seu jogo. A escolha foi feita pelo front-office juntamente com o Cuban e o RC.

    Apesar de ser um jogador que não tem aquele brilhantismo das outras estrelas penso que o seu jogo vai complementar o jogo do Doncic e do DSJ. É uma pena que o Doug McDermott assinou logo pelos Pacers pois sendo um shooter o jogo dele seria muito beneficiado com as novas adições dos Mavs.

  • King Cuban #MFFL

    Em Junho de 2019 apenas o Dennis Smith Jr., Luka Doncic, Jalen Brunson estarão sob contrato com os Mavs… Acho que esse factor também foi levado para cima da mesa na hora da elaboração do contrato curto para o Jordan. Acho que os Mavs tentarão adquirir um PF em 2019…

    • Vinicius_nba

      Já pode incluir na conta Harrison Barnes e Powell, que certamente não abrirão mão de suas polpudas player option.

      • Thalles Ferreira

        Mas então, Barnes num time em que ele não è o maior foco (o salário e outra história) tende a dar certo. Problema é esperar que ele seja franchise player. Se Dirk estivesse 5 anos mais jovem, era time pra brigar por título…

  • Beto #LukitaMav #MFFL ☝🙏

    Não era minha primeira opção por motivos óbvios, mas acaba sendo um bom negócio por ser um contrato de curta duração, mantendo flexibilidade financeira para próxima offseason.

  • Gustavo

    Estou na expectativa de trancarem o Mark Cuban em casa até ele desistir do negócio. Seria hilário.

    • King Cuban #MFFL

      Essa é boa…

    • Marcos Gordinho

      Huahuahua!!! Resposta a altura!!!

  • Diego Costa

    E lá se foi o último integrante do tão badalado time do Clippers.
    Nem o filho do chefe ficou, só sobrou o Doc mesmo.

    No mais foi uma baita jogada, assinar por 1 ano foi otimo, visando que em 2019 o Mavs vai ter o CAP mais do que limpo pra trazer a peça final pra montar um big 3 com Doncic e DSJ.

  • felipe fernando Oliveira

    Mavs se reconstruindo bem. Deandre Jordan é um bom pivo e dos melhores protetor da liga.

  • Mavscelo

    Boa, Mavs! Agora é só não fazer a caca de trazer o Smart e pensar direitinho em quem trazer pra fechar esse time.

    Importante ressaltar que pro Mavs voltar pros offs, DSJ e Doncic tem que se entrosarem logo de cara e, principalmente, o alemão tem que vir do banco.

    • Gustavo

      Um cara que eu penso que poderia ser bem interessante pro Mavs é o Jabari Park. O problema é que pro Bucks não cobrir, a proposta teria que ser pelo menos uns 80/4 e aí não vale o esforço.

      Outro negócio que eu faria seria assumir o Farried, em troca de algum ativo futuro do Nuggets.

  • Dallas é admirável. Não aceita viver na mediocridade. Excelente contratação.

    • Gustavo

      A franquia passou muito tempo sendo a pior ou uma das piores nos anos 90, e sabem bem como isso é ruim. Acho que isso tem muita influência em não querer tankar nunca mais.

  • Marcinho Mueller

    Olha que dependendo desse encaixe ai e quais peças vão chegar, é time pra brigar até por mando de quadra.

    • Augusto

      Não aí não, eu que sou Dallas acho bem improvável até playoffs na próxima temporada, porém é um time que tá ficando muito interessante e que certamente vai vir muito forte a partir de 2019.

      • Marcinho Mueller

        Se o Doncic jogar o que todo mundo espera, com a e evolução do DSJ, chegada do DAJ, Mavs ainda tem CAP pra trazer jogadores produtivos, Barnes sem lesão. Ai você pega o provável enfraquecimento de times como OKC e Spurs. Acho que se esse time der liga, tem tudo pra brigar por mando de quadra sim, junto com os dois citados e Jazz, Pelicans, Wolves. Depende muito de como vai ser a FA, mas se acontecer de Kawhi não ir pro Lakers, Clippers desmantelado, Nuggets sempre morre na praia e Suns não parece que vai se movimentar tanto na FA. Da quarta até a oitava seed, ta tudo aberto. E dependendo do que acontecer no Blazzers, até a terceira seed ta em perigo.

    • Sérgio Menezes

      Vai lutar para chegar aos playoffs, mas acho difícil mando de quadra, a não ser que a dupla de armação doncic e DSJ já façam bastante a diferença na próximos temporada.

      • Marcinho Mueller

        Com essa galera ainda, mas o Mavs ainda pode fazer algo na FA, é um dos poucos times que ainda tem CAP pra investir em alguém, e acho que pode chegar mais alguém em Dallas sim.

        • King Cuban #MFFL

          Com o fim do vínculo de Wes Matthews e DAJ, e a provável aposentadoria de Dirk, os Mavs vão liberar cerca de US$ 46 milhões do cap para a FA 2019. Terá espaço suficiente para renovar com o próprio DAJ se der certo e muito dinheiro para buscar uma estrela.

          • Marcinho Mueller

            Senão tivesse esse contrato ÓTIMO do Barnes, dava até pra trazer mais gente.

          • King Cuban #MFFL

            O próprio Barnes será free agent

  • Sérgio Menezes

    Jordan vai ser o dono do garrafão dos mavs. Atualmente é o melhor reboteiro da liga e é um bom defensor. Além disso, vai se beneficiar das jogadas de pick and roll da dupla doncic e DSJ. Dallas vai ter chances de chegar novamente aos offs.

    • Tulio Machado

      No quesito rebote, acho o Drummond o principal jogador da liga

  • Carlos Eduardo

    Dallas vem forte pra essa temporada.
    Prevejo mtas ponte aéreas do Doncic pra ele .

    • King Cuban #MFFL

      Muita coisa boa vem por ai

  • seldon

    Salah Mejri assinou com Dallas um contrato de um ano, Dallas vem fazendo bons movimentos e deixando espaço na folha para próximo que terá mais estrelas que nesse.