Mavericks negocia com o Clippers para adquirir DeAndre Jordan

O Dallas Mavericks está interessado na aquisição de DeAndre Jordan mais uma vez. De acordo com Marc Stein, do jornal The New York Times, o time texano está explorando cenários de troca com a direção do Los Angeles Clippers para contar com o atleta de 29 anos, a partir da próxima temporada. O experiente pivô seria o nome favorito de dirigentes do time para reforçar o garrafão na offseason.

Para que a negociação saia da teoria, o primeiro passo necessário é que o jogador ative a cláusula de extensão automática existente em seu contrato e abra mão da oportunidade de testar o mercado neste ano por um salário garantido de US$24.1 milhões na temporada que vem. Essa transação, provavelmente, incluiria o envio do ala-armador Wesley Matthews para a equipe angelina.

Jordan pode não estender o atual contrato e ainda tornar-se reforço do Mavs, mas, neste caso, teria que assinar com a nova franquia como agente livre e passaria a disputar a preferência de Dallas com outros nomes. Stein apurou que dois agentes livres de garrafão que também agradam a franquia seriam DeMarcus Cousins (New Orleans Pelicans) e Clint Capela (Houston Rockets).

A chegada do pivô ao Mavericks seria uma reviravolta inesperada após o incidente de contornos folclóricos ocorrido na última vez que ele foi agente livre, em 2015. Na época, as partes tinham um acordo verbal que foi quebrado depois de uma comitiva do Clippers convencer o atleta a voltar atrás na decisão e trancá-lo em casa até que pudesse assinar uma extensão com os angelinos.

Considerado um dos mais produtivos jogadores de garrafão da liga, Jordan possui duas eleições para o quinteto ideal de defesa da NBA e outras três aparições em um dos times ideais da temporada. Ele esteve presente em 77 partidas da última campanha, registrando médias de 12.0 pontos (com 64.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 15.2 rebotes (segunda maior marca da liga).