Mavs elimina o Blazers e agora encara o Lakers em uma das semifinais do Oeste

O Dallas Mavericks é o terceiro time classificado para as semifinais da Conferência Oeste. Em um jogo que parecia definido, mas que se tornou dramático no último período, o time texano venceu o Portland Trail Blazers por 103 a 96, fora de casa, e fechou a série playoff em 4 a 2.

Agora, o Mavs enfrenta o Los Angeles Lakers na próxima rodada, com o time angelino levando vantagem nos mandos de quadra. O primeiro duelo entre as duas equipes será realizado na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, às 23h30 (horário de Brasília), em Los Angeles.

No primeiro quarto, o Blazers contou com a excelente atuação do ala Gerald Wallace, que marcou 13 pontos, para abrir uma vantagem de oito pontos no placar: 27 a 19. No segundo período, a história foi diferente. O time da casa sentiu a ausência de Wallace, que deixou a quadra em razão de dores nas costas. O Mavs, que não tinha nada com isso, teve uma atuação fantástica, fazendo 33 a 16. O ala-pivô Dirk Nowitzki marcou 13 pontos no período e o time de Dallas foi para os vestiários com uma vantagem de nove pontos: 52 a 43.

No terceiro quarto, com Wallace de volta à quadra, o Blazers não conseguiu encostar no placar, graças à aplicação defensiva do Mavs. O ala-pivô LaMarcus Aldridge, principal jogador do time da casa, acertou apenas um arremesso em cinco tentativas. Mesmo com Nowitzki zerado no período, a equipe de Dallas continuou com uma vantagem confortável no marcador: 75 a 62.

No último quarto, o Blazers entrou disposto a conseguir a virada, já que a derrota eliminaria a equipe dos playoffs. A cinco minutos do fim, o time da casa diminuiu a diferença para apenas um ponto: 86 a 85. Na sequência, o Mavs voltou a abrir vantagem e não permitiu a virada do Blazers, diferente do que aconteceu no jogo 4 da série. Nos segundos finais, Nowitzki bateu oito lances livres e converteu todos, decidindo a partida a favor do time de Dallas.

O jogador alemão terminou a partida com o duplo-dígito: 33 pontos (14 no último quarto) e 11 rebotes. O armador Jason Terry, vindo do banco, contribuiu com 22 pontos e oito assistências. Outro que fez uma boa partida foi o ala Shawn Marion, que anotou 16 pontos e pegou seis rebotes.

Pelo time de Portland, destaque para três jogadores. Gerald Wallace e LaMarcus Aldridge conseguiram o double-double. O ala marcou 32 pontos e pegou 12 rebotes. O detalhe é que essa foi a maior pontuação de Wallace em um jogo de playoff. Já Aldridge anotou 24 pontos e pegou dez rebotes. O ala-armador Wesley Matthews marcou 19 pontos e foi outro jogador que contribuiu no setor ofensivo do Blazers.

Confira, no vídeo abaixo, os melhores momentos da partida.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=41FpFLKdSW0]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.