Mavs vira no fim contra o Lakers e fica a um triunfo da final do Oeste

O Dallas Mavericks está perto de conseguir uma façanha: “varrer” o atual bicampeão da NBA dos playoffs. Depois de conseguir uma incrível virada no último período, o time texano venceu o Los Angeles Lakers por 98 a 92 e abriu 3 a 0 na série playoff. O Mavs está a apenas um triunfo de chegar à final da Conferência Oeste. As duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo, dia 8, às 16h30 (horário de Brasília), novamente em Dallas.

O time de Los Angeles entrou no último quarto de jogo com uma vantagem de seis pontos: 72 a 66. Preocupado em fazer marcação dupla no ala-pivô Dirk Nowitzki, o Lakers deixou o perímetro aberto para que o Mavs fizesse suas cestas de três pontos. Foram cinco arremessos certeiros de longa distância, sendo que três deles foram convertidos pelo reserva Peja Stojakovic. Em toda a partida, o time texano acertou 12 arremessos de longa distância, contra apenas três do Lakers.

O time de Dallas conseguiu a virada no placar quando restavam dois minutos para o final, após uma bola de três convertida por outro jogador que saiu do banco para ser decisivo: o armador Jason Terry. Dali até o final da partida, o Lakers marcou apenas três pontos. Terry ainda acertou quatro lances livres nos segundos finais. A 17 segundos do fim, quando o placar apontava 95 a 91 para o Mavs, o Lakers tinha mais uma posse de bola para tentar encostar no marcador. Para desespero do técnico Phil Jackson, o veterano armador Derek Fisher errou o passe na reposição de bola e minou as chances do bicampeão.

Mais uma vez, o destaque da partida foi o alemão Dirk Nowitzki. Ele marcou 32 pontos e pegou nove rebotes. Nowitzki acertou 12 arremessos de quadra em 19 tentativas. Os reservas Jason Terry e Peja Stojakovic foram fundamentais na virada do Mavs. O primeiro marcou 23 pontos, enquanto o ala sérvio anotou 15 pontos (11 deles no último quarto). Vale destacar também a ótima defesa exercida pelo veterano Jason Kidd no astro Kobe Bryant. O armador, de 38 anos, ainda marcou 11 pontos e distribuiu nove assistências.

Pelo Lakers, a principal figura em quadra foi o pivô Andrew Bynum, que alcançou o duplo-dígito: 21 pontos e dez rebotes. O outrora reserva Lamar Odom substituiu o suspenso Ron Artest e marcou 18 pontos. Kobe Bryant, bem marcado, anotou 17 pontos. Ele acertou oito arremessos em 16 tentativas.

Confira, no vídeo abaixo, os melhores momentos da partida.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XqM_19y_MW0&feature=feedu]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.