Adquirido pelo Houston Rockets após se envolver em polêmicas enquanto jogador do Denver Nuggets, o armador Ty Lawson chegou à franquia do Texas para formar um forte trio com as estrelas James Harden e Dwight Howard. Porém, o jogador terá que trabalhar duro para conquistar uma vaga entre os titulares do time, pelo menos, é o que garante o técnico Kevin McHale.

Em entrevista no evento que revelou o uniforme alternativo do Rockets para a temporada 2015-16, McHale preferiu não bancar o novo contratado como armador principal da equipe, lembrando que ele também conta com Pat Beverley para a posição.

“Eles vão decidir”, disse o técnico ao ser perguntado sobre quem será o titular na armação. “Nós vamos descobrir. Eles podem jogar juntos? Talvez. Temos 28 dias de treinamentos. Vamos decidir quem ficará com a maior parte dos minutos. Um será o titular, e o outro um reserva”.

Titular em 55 das 56 partidas disputadas na temporada 2014-15 pelo Rockets, Beverley renovou seu contrato com a equipe por mais quatro temporadas, e terá um salário na casa dos US$ 6.2 milhões neste período. Quarto jogador com mais minutos atuados, Beverley ajudou Houston a vencer 63% dos jogos que esteve em quadra, com médias de 10.1 pontos, 4.2 rebotes, 3.4 assistências e aproveitamento de 38% nos arremessos. Líder em Denver, Lawson alcançou números bem superiores aos de Beverley, com 15.2 pontos, 9.6 assistências, 3.1 rebotes e 43% de aproveitamento.

Time com maior número de bolas de três pontos tentadas na última temporada, Houston terá números semelhantes neste quesito em uma comparação entre os candidatos à titularidade na armação. Ambos têm 36% de aproveitamento nos tiros de longa distância na carreira.

Uma das grandes diferenças entre Lawson e Beverley é a agressividade para decidir ataques perto da cesta. Na temporada 2014-15, Lawson tentou 287 arremessos com uma distância máxima de dois metros do aro, enquanto Beverley realizou 131 tentativas nesse quesito. Tal habilidade de Ty foi enaltecida por McHale.

“Nós queremos que o Lawson faça o que ele faz de melhor, entrar no garrafão e pontuar ou fazer jogadas para os companheiros. Ele provavelmente será o nosso melhor jogador invadindo o garrafão e dando assistências para os jogadores de fora desde que tivemos o Goran Dragic no time”.

Além de Lawson e Beverley, Jason Terry também pode atuar armador para o Rockets, que iniciará seu período de treinamentos no dia 29 de setembro.

  • Renan Domok

    Lawson vai ser titular, a não ser que esteja com algum problema físico ou psicológico (o que não é difícil). Ter um cara com 10apg no Rockets é a diferença de um segundo lugar na conferência para um título. Simples assim.

  • RennanLAL

    Harden não marca ninguém, assim como o Lawson. McHale faz muito bem em manter o Beverley, que é um dos melhores marcadores da posição. Lawson pode vim do banco e comandar a segunda unidade, mantendo um nível alto.

  • Rodrigo Oliveira

    deve ser mais para dar um descanço ao Harden na defesa.

  • Rafael Victor

    Pelas declarações do McHale no final do texto, provavelmente, o Lawson vai ser o titular, acho que as declarações sobre a não garantia da titularidade dele é mais pro Lawson não chegar no Rockets achando que é indispensavel e qualquer merda que fizer por lá vai ser perdoada como se nada tivesse acontecido!

    • pedrokadf

      Exatamente !!

  • Rodrigo Santos

    Manteria o Beverley de titular que sabe suas limitações e não fica forçando certas jogadas além de ser um ótimo defensor e tem chute pra três.
    O time tem uma certa dependência pelo Harden no ataque e com um jogador que é capaz de criar jogadas e pontuar no banco seria muito bom, além disso o barbudo ainda poderia descansar uns minutos a mais para chegar voando nos Offs.

  • Fabrica de Vassilo

    difícil deixar um cara que distribui 10ast/g no banco. Porém, o melhor encaixe seria ele no banco pra desafogar o harden. Acho que poderia vir do banco mas com mais minutos que o beverly, como um titular disfarçado de sexto homem. Uma situação parecida com a do Iguodala ou o Ginobili.

  • não acho nenhum absurdo o Lawson ser um 6th homem nesse Rockets, pois o Beverley é um bom complemento pro barba e o Lawson centraliza bastante o jogo e pode vir do banco pra ajudar a criar e pontuar, o papel do Beverley é muito importante nessa equipe, ele rouba bolas e também arrisca umas bolinhas de 3 quando é preciso, o McHale pode revezar também entre os 2 na posição 1…

  • Kaio Hetkowski

    Beverley tem mais raça q esse mané Lawson kkk

  • tiago

    Lawson vai ser o titular com certeza. Com a chegada dele esse time do Rockets que já era bom, ficou bem melhor. Beverley vindo do banco tbm vai ajudar muito. Lawson só precisa deixar a cachaça de lado KKKK

  • neto

    nao sei se vai ser titular,mas o lawson vai trazer varias tipos de rotaçoes diferentes pro time do rockets

  • Jogando o que sabe, Lawson titular fácil