Memória – A final de 2006 entre Miami e Dallas

Há cinco anos, Miami Heat e Dallas Mavericks decidiram o título da NBA. Era a primeira vez que os times chegavam a uma decisão da Liga. Em razão de ter feito melhor campanha na temporada regular, o time texano teve a vantagem no mando de quadra. Nos dois primeiros jogos, disputados em Dallas, o Mavs triunfou. Os próximos três jogos foram disputados em Miami e o Heat venceu todos, abrindo 3 a 2 na série.

O sexto jogo foi disputado na casa do Mavs, no dia 20 de junho. O Heat conseguiu o quarto triunfo seguido na série, 95 a 92, e sagrou-se campeão da NBA. Dos atuais elencos, cinco jogadores estiveram em quadra na decisão de 2006. Pelo Heat, Dwyane Wade (eleito MVP das finais) e Udonis Haslem. Pelo Mavs, o alemão Dirk Nowitzki e Jason Terry. O pivô Erick Dampier, hoje no Heat, atuava pelo Dallas na época. No último jogo da série, Wade marcou 36 pontos, pegou dez rebotes, distribuiu cinco assistências, deu três tocos e ainda foi responsável por quatro roubos de bola. Já Nowitzki anotou 29 pontos e pegou 15 rebotes.

Na final deste ano, os papéis se invertem. O time de Miami tem a vantagem no mando de quadra. Será que o Mavs vai se vingar da derrota de 2006 e conquistar seu primeiro título da NBA? Ou o Heat vai ser bicampeão e novamente em cima do time texano? LeBron James, Dwyane Wade ou Dirk Nowitzki. Quem será o MVP das finais?

Os times de 2006

Miami Heat: Jason Williams, Dwyane Wade, Antoine Walker, Udonis Haslem e Shaquille O’Neal. O time treinado por Pat Riley tinha ainda James Posey e os veteranos Alonzo Mourning e Gary Payton como principais nomes do banco de reservas. O detalhe é que o atual técnico do Heat, Erik Spoelstra, era um dos assistentes de Riley.

Dallas Mavericks: Devin Harris, Jason Terry, Josh Howard, Dirk Nowitzki e DeSagana Diop. No banco, o Mavs tinha Jerry Stackhouse, Erick Dampier e Marquis Daniels como principais peças. O time era treinado por Avery Johnson.

Confira os melhores momentos do último jogo da final de 2006.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xjTbsQqJqWs&feature=related]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.