Memória – David Robinson encerra a carreira com título pelo Spurs

Domingo, 15 de junho de 2003. Há oito anos, o pivô David Robinson encerrava sua brilhante carreira e ajudava o San Antonio Spurs a conquistar seu segundo campeonato da NBA. O Almirante formava com Tim Duncan as chamadas “Torres Gêmeas”. Em 1999, a dupla foi a grande responsável pelo título inédito da franquia de San […]

Fonte:

Domingo, 15 de junho de 2003. Há oito anos, o pivô David Robinson encerrava sua brilhante carreira e ajudava o San Antonio Spurs a conquistar seu segundo campeonato da NBA.

O Almirante formava com Tim Duncan as chamadas “Torres Gêmeas”. Em 1999, a dupla foi a grande responsável pelo título inédito da franquia de San Antonio. Quatro anos mais tarde, eles voltaram a fazer a diferença e encerraram a dinastia do Los Angeles Lakers no começo da década (o time angelino foi campeão em 2000, 2001 e 2002). O Spurs eliminou o Lakers nas semifinais de conferência, após uma série de seis partidas. Na final do Oeste, a vítima foi o Dallas Mavericks, de Steve Nash e Dirk Nowitzki.

A grande final de 2003 foi disputada contra o New Jersey Nets, que era liderado pela dupla Jason Kidd e Kenyon Martin. O sexto e último jogo da série decisiva foi realizado em San Antonio. A equipe da casa contou com a ótima atuação das Torres Gêmeas e venceu por 88 a 77, sagrando-se campeão da NBA pela segunda vez. Robinson marcou 13 pontos e pegou 17 rebotes. Duncan foi notável: 21 pontos, 20 rebotes, dez assistências e oito tocos.

Aquele foi o último jogo da carreira do Almirante. Nada melhor que deixar as quadras, aos 37 anos, com mais um título na bagagem. Foram 13 temporadas vestindo um único uniforme na NBA. Dois títulos (1999 e 2003), MVP da temporada (1995), melhor jogador de defesa da temporada (1992), calouro do ano (1990), dez vezes escolhido para o All-Star Game, quatro vezes eleito para o time da temporada, membro do primeiro Dream Team americano e bicampeão olímpico (1992 e 1996), quarto jogador na história da NBA a marcar mais de 70 pontos em uma partida (em 1994, contra o Los Angeles Clippers, anotou 71 pontos), quarto jogador da NBA a conseguir um quadruple-double em uma partida (em 1994, contra o Detroit Pistons, marcou 34 pontos, pegou dez rebotes, distribuiu dez assistências e deu dez tocos), integrante do Hall da Fama do Basquete. Tá bom o currículo do Almirante?

Os times

San Antonio Spurs:  Tony Parker, Stephen Jackson, Bruce Bowen, Tim Duncan e David Robinson. O técnico Gregg Popovich tinha como opções no banco de reservas os veteranos Steve Kerr, Steve Smith e Kevin Willis e um novato argentino chamado Manu Ginobili.

New Jersey Nets: Jason Kidd, Kerry Kittles, Richard Jefferson, Kenyon Martin e Jason Collins. No banco de reservas, o técnico Byron Scott ainda tinha o veterano Dikembe Mutombo.

Confira o vídeo especial sobre o último jogo da carreira de David Robinson.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HRieYTW3zkM]

Últimas Notícias

Comentários