Memória – Jordan bate recorde de pontos em uma partida de playoffs

O melhor jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan, bateu recordes e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira na NBA. Um desses recordes permanece até hoje e, dificilmente, será superado: ele marcou o maior número de pontos em uma única partida de playoffs.

Voltemos ao dia 20 de abril de 1986. Há exatos 25 anos, era realizado, no Boston Garden, o jogo 2 da primeira rodada da série entre Boston Celtics e Chicago Bulls. No primeiro jogo, o time verde ganhou por 123 a 104. O Celtics era favorito no duelo, já que havia conquistado o título nas duas temporadas anteriores e tinha um elenco recheado de estrelas como Larry Bird, Kevin McHale, Robert Parish e Dennis Johnson. Os destaques do time de Chicago eram o veterano George Gervin, (um dos maiores jogadores da história do San Antonio Spurs, tanto que tem o número 44 aposentado) e um jovem de 22 anos que estava em sua segunda temporada na Liga: Michael Jordan.

O camisa 23 do Bulls tinha pela frente Dennis Johnson, um exímio marcador e que já havia conquistado dois títulos da NBA. Jordan não tomou conhecimento de Johnson e anotou incríveis 63 pontos naquela partida. O recorde anterior era do lendário Elgin Baylor, do Los Angeles Lakers, que havia marcado 61 pontos contra o mesmo Celtics no jogo 5 da final de 1962. O Bulls perdeu a partida por 135 a 131, após duas prorrogações, e, posteriormente, a série, mas o mundo assistia o surgimento de um mito do esporte.

Confira abaixo o desempenho notável de Michael Jordan naquele 20 abril de 1986.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YsCRQ98oank]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.