Memória – O último título do Boston Celtics na era Larry Bird

Domingo, 8 de junho de 1986. Há exatos 25 anos, o Boston Celtics conquistava o terceiro e último título com o lendário Larry Bird em seu elenco (os outros foram em 1981 e 1984). O camisa 33 do time de Boston foi o MVP da temporada regular e das finais naquele ano.

A final daquela temporada foi contra o Houston Rockets, do pivô Hakeem Olajuwon, que estava em sua segunda temporada na NBA. Ao lado do gigante Ralph Sampson (2.24m), ele formava as torres gêmeas do time de Houston. 

A série terminou no sexto jogo, disputado no Boston Garden. O Celtics venceu por 114 a 97 e conquistou o 16o título da história da franquia. Bird foi o destaque da partida, conseguindo um triple-double: 29 pontos, 11 rebotes e 12 assistências. As médias dele nos playoffs de 1986 foram de 25.9 pontos, 9.3 rebotes, 8.2 assistências e 2.1 roubos de bola.

Os times de 1986

Boston Celtics: Danny Ainge, Dennis Johnson, Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish. No banco, o técnico K.C. Jones ainda tinha o veterano Bill Walton e Rick Carlisle, que atualmente é treinador do Dallas Mavericks.

Houston Rockets: Robert Reid, Lewis Lloyd, Rodney McCray, Hakeem Olajuwon e Ralph Sampson. O time era dirigido por Bill Fitch.

Confira os melhores momentos de Larry Bird na final de 1986.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=C3i9gt3UE0Q&feature=related]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Anônimo

    Jogou muito!!!!!!!!!!!!