Memória – O último triunfo do Knicks em playoffs

Domingo, 21 de maio de 2000. Há quase 11 anos, o New York Knicks conquistava seu último triunfo em uma série de playoffs na NBA. De lá para cá, o time nova-iorquino chegou aos playoffs apenas em mais duas oportunidades (2001 e 2004) e foi eliminado na primeira rodada em ambas.

Voltando ao ano 2000, o Knicks terminou a temporada regular com a terceira melhor campanha da Conferência Leste, atrás apenas do Miami Heat (segunda) e do Indiana Pacers (primeira). Na primeira rodada dos playoffs, o time treinado por Jeff Van Gundy eliminou o Toronto Raptors por 3 a 0. Na sequência, o Knicks tinha pela frente o poderoso Miami Heat e um mando de quadra a menos que o adversário. O time da Flórida chegou a fazer 3 a 2 na série. O Knicks precisava ganhar os próximos dois jogos para chegar à final da Conferência Leste. No primeiro duelo, realizado, no Madison Square Garden, o time da casa venceu por 72 a 70. Allan Houston foi o cestinha da partida, com 21 pontos. No último jogo da série, em Miami, o Knicks contou com as ótimas atuações de Patrick Ewing (20 pontos e dez rebotes) e Latrell Sprewell (24 pontos e cinco assistências), para vencer por 83 a 82.

O time titular do Knicks era formado por Charlie Ward, Latrell Sprewell, Allan Houston, Larry Johnson e Patrick Ewing, com Chris Childs, Marcus Camby e Kurt Thomas como principais peças do banco de reservas. Já o Heat, treinado por Pat Riley, tinha Tim Hardaway, Dan Majerle, Jamal Mashburn, P.J. Brown e Alonzo Mourning no seu quinteto inicial. Foram dois times que marcaram época. Confira, no vídeo abaixo, os momentos finais dessa partida histórica.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6vTU4GMROwA]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.