Memória – Rivalidade à flor da pele: a primeira final entre Celtics e Lakers nos anos 80

Terça-feira, 12 de junho de 1984. Há 27 anos, o mundo via Boston Celtics e Los Angeles Lakers decidirem o título da NBA pela oitava vez na história, a primeira na década de 80. Era a maior rivalidade da Liga e continua assim até hoje. 

A decisão de 1984 chegou até a sétima partida, dado o equilíbrio entre as equipes. De um lado, o Celtics liderado por Larry Bird. De outro, o Lakers de Kareem Abdul-Jabbar e Magic Johnson. No jogo que definiu o campeão, no Boston Garden, melhor para o time da casa, que venceu por 111 a 102. O reserva Cedric Maxwell foi o cestinha do time campeão, com 24 pontos. Larry Bird, que já havia conquistado o prêmio de jogador mais valioso da temporada regular, teve médias de 27 pontos e 14 rebotes na série decisiva e foi escolhido MVP das finais.

Pela oitava vez, o Celtics derrotava o Lakers em uma final de NBA. Os dois times ainda fariam mais duas decisões nos anos 80 (1985 e 1987), com o time de Los Angeles levando a melhor nessas oportunidades. Mas isso é outra história….

Os times

Boston Celtics: Gerald Henderson, Dennis Johnson, Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish. A equipe era dirigida por K.C. Jones e tinha Danny Ainge e Cedric Maxwell no banco de reservas.

Los Angeles Lakers: Magic Johnson, Michael Cooper, James Worthy, Kurt Rambis e Kareem Abdul-Jabbar. O time dirigido por Pat Riley ainda tinha Byron Scott e Bob McAdoo como opções no banco de reservas.

Confira os momentos finais do jogo 7 da final de 1984.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BUMsSqt8r6w]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.