Menosprezados na NBA, Morrison e Scalabrine buscam redenção na Europa

Campeões da NBA entre os anos de 2008 e 2010, Adam Morrison e Brian Scalabrine são dois das dezenas de jogadores da Liga que assinaram com equipes fora dos EUA durante o locaute da NBA. Assim como a grande maioria dos outros atletas, eles buscam o reconhecimento que não conseguiram em suas carreiras profissionais na América.

O pouco tempo em quadra e a pequena contribuição dos atletas na conquista dos títulos transformaram Scalabrine e Morrison em figuras conhecidas na mídia mais pelas piadas e críticas feitas aos dois do que pelo desempenho dentro de quadra.

Em 2008, Scalabrine foi campeão pelo Celtics atuando em 48 partidas na temporada regular, nove delas como titular, com médias de 1.8 pontos, 1.7 rebotes e 0.8 assistências. As atuações apagadas e o baixo rendimento transformaram o jogador em um dos principais alvos de ironia por parte da mídia e da torcida, e palavras como “lenda” e “mito” foram constantemente relacionadas ao jogador de forma pejorativa.

Atuando no último fim de semana pelo Benetton Treviso, Brian terminou com 16 pontos, três rebotes e três assistências. O atleta não anotava tantos pontos em uma partida oficial desde janeiro de 2007. A equipe do atleta, no entanto, acabou derrotada pelo Pepsi Caserta por 85 a 84.

Morrison conquistou dois títulos consecutivos da NBA com o Lakers em 2009 e 2010. No primeiro título, ele atuou em apenas oito partidas, todas na temporada regular. Ele chegou ao time de Los Angeles em fevereiro daquele ano. Em 2010, Adam apareceu em dois jogos dos playoffs, com média de 6.5 minutos, 4 pontos e 2.5 rebotes. O jogador passou rapidamente de grande promessa do basquete universitário para uma das maiores decepções da NBA nos últimos anos.

Agora no Red Star Belgrade, da Sérvia, Morrison vem se afirmando como um dos destaques da equipe. Na recente vitória contra o KK Hemofarm, ele anotou 23 pontos, com excelente aproveitamento nos arremessos de quadra, e pegou três rebotes. Veja o vídeo com os principais lances do jogador:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vEA_eF4UAZQ]

  • n

    eu sempre soube que o scalabrine ainda tinha algum basquete…