“Meu jogo era muito similar ao que Harden faz”, analisa Gilbert Arenas

Poucos jogadores causaram tanta empolgação na torcida do Washington Wizards nesse século quanto Gilbert Arenas. O ex-armador foi eleito para três Jogos das Estrelas, consolidou-se como um dos pontuadores mais potentes da liga e levou a equipe aos playoffs em quatro anos seguidos na década passada. Em chat com fãs no Reddit, ele refletiu sobre como seu estilo de jogo se encaixaria na NBA atual.

“Meu jogo era muito similar ao que James Harden faz, sem a evolução no conceito de grande pontuador que ele tem representado. Se jogasse hoje, com todo mundo tão empolgado com chutes de três pontos, eu infiltraria muito mais do que antes – até porque não existe ninguém protegendo os garrafões. Não existe ninguém como Shaquille O’Neal te esperando na cesta hoje”, analisou o ex-jogador.

Arenas admite que Harden elevou a capacidade de pontuação na NBA a outro nível, em um nível de eficiência que ele nunca conseguiu alcançar. Parte desse obstáculo foi seu estilo indisciplinado, que levou-o a um declínio rápido na carreira. Um outro ponto importante é que, aos 25 anos, ele sofreu uma lesão no joelho que foi muito subestimada pelo próprio atleta e acabou limitando seus anos seguintes.

“Sinceramente, o meu único arrependimento na NBA foi não levar as minhas lesões a sério. Como nunca tive tantos problemas físicos, eu ficava treinando ao invés de recuperar-me da forma adequada. Isso cobrou o seu preço”, lamentou o veterano de 38 anos, que teve médias de 20.7 pontos e 5.3 assistências em quase 600 partidas disputadas na liga.