[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=NMaHVttp2-4]

A NBA anunciou nesta segunda-feira que o armador Michael Carter-Williams, do Philadelphia 76ers, foi eleito o novato do ano. Ele é o quarto jogador na história da franquia a ganhar a honraria. Os outros vencedores foram Woody Sauldsberry (1958), Wilt Chamberlain (1960) e Allen Iverson (1997).

Carter-Williams foi a primeira escolha de 104 dos 124 jornalistas esportivos dos Estados Unidos e Canadá que tiveram direito de voto. Ele somou 569 pontos, superando o ala-armador Victor Oladipo, do Orlando Magic, que teve 364 pontos, e o armador Trey Burke, terceiro colocado, com 96 pontos.

Cinco pontos foram concedidos para votos de primeiro lugar, três pontos para votos de segundo lugar e um ponto para terceiro lugar.

O jogador, de 22 anos, foi a 11a escolha geral do draft de 2013. Nesta temporada, ele teve médias de 16.7 pontos, 6.2 rebotes e 6.3 assistências, em 70 jogos disputados. 

Além disso, Carter-Williams alcançou duas marcas expressivas na liga: terceiro jogador desde Oscar Robertson e Alvan Adams a liderar os novatos em pontos, rebotes e assistências; e terceiro calouro a registrar médias de pelo menos 16 pontos, seis rebotes e seis assistências (os outros foram Oscar Robertson e Magic Johnson).

Confira como terminou a votação para o prêmio de calouro do ano:

Candidatos

Votos Resultado
Jogador Time

Pontos

Michael Carter-Williams

76ers 104 15 4 569
Victor Oladipo Magic 16 89 17

364

Trey Burke

Jazz 1 13 52 96
Mason Plumlee Nets 2 5 33

58

Tim Hardaway Jr.

Knicks 1 2 12 23
Gorgui Dieng Timberwolves 0 0 3

3

Steven Adams

Thunder 0 0 1 1
Giannis Antetokounmpo Bucks 0 0 1

1

Nick Calathes

Grizzlies 0 0 1

1

 

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • jonasjoao

    boa garoto!!! que orgulho. Meu sixão com uma ótima base pro futuro, é isso aí!

    • brunoriboli

      Estamos torcendo por isso Jonas… Já estou começando a juntar a grana e acompanhar as finais de 2018…

      • jonasjoao

        Amém. Proxima temporada já vou comprar league pass exclusivo pra acompanhar todos os jogos e ver a evolução do time. Que a gente tenha um bom draft esse ano! Lembrando que temos duas escolhas de primeiro round. A F.A. movimentada podemos garimpar algo(creio que não seja o primeiro objetivo da franquia) já que temos cap pra isso. Estou muito empolgado com o futuro do Phila. Deu pra perceber né!? ahahhaha

    • Michel Moral

      Pode ficar esperançoso mesmo, jonas.

      Vale mencionar ainda que Nerlens Noel nem estreou com a camisa do Phili. Acho que Noel 100% estaria fácil nessa lista.

      Dependendo do que vier nesta offseason, acredito que o 76ers já briga por playoff na próxima temporada, algo semelhante com o que vem acontecendo com o Wizards.

      Com relação ao MCW, os números mostram o respeito que esse jogador merece. Iniciar a carreira com marcas de Magic Johnson não é para qualquer um.

      • Concordo, o time do Philla tem muito futuro, além de Carter-Williams o time tem o bom Thaddeus Young e ainda uma grande aposta em Nerlens Noel, se o Granger ficar e voltar a ser um All-Star, a diretoria contratar um SG bom, tipo um Gerlad Henderson dos Cats e selecionar um Julius Randle no draft pra formar esse garrafão, esse time vai ficar muito bom, já pensaram :

        Carter-Williams – SG Free Agency – Granger – Randle – Noel.

      • O Granger ta no LA Clippers

      • Michel Moral

        O Granger está no Clippers.

        Pudesse montar o time, seria mais ou menos assim:

        MCW, Lance Stephenson, Jab. Parker, T. Young e Asik.

        Banco: Jason Richardson, Henry Sims (foi MUITO bem nessa temporada), Nerlens Noel e + um armador reserva de um bom nível.

  • Julio Zago

    Acredito que se Trey Burke tivesse jogado mais venceria o prêmio, porém, ainda que com um desempenho irregular, MCW mereceu vencer.
    E fica aqui uma ressalva, com MCW, Noel e duas escolhas altas no próximo draft, o Phila pode e deve ter um time muito forte por vários anos.

    • Michel Moral

      Acredito que a oscilação no começo é normal. Porém, acho até difícil afirmar isso no MCW. O cara ter as médias de pontos, rebotes, assistências e steals que teve, muito difícil falar em oscilação. Achei até que foi bem consistente, se vc for considerar a desgraça que foi o time do Sixers na temporada, principalmente pela ausência de capital humano.

  • Acho que nenhuma novidade entre os 3 primeiros.

  • brunoriboli

    E Anthony Benett nem entre os quinze melhores… Parabéns Cavs… bela escolha

    • Daniel Boizão

      Kkkkkk…. melhor nem mencionar!

    • Cavs sendo Cavs, não sei como o Verejão aguenta tanta incompetência vindo do seu time…

    • Daniel

      Hahahahaha, mito Bennett

    • pedrokadf

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk foda !!

    • Michel Moral

      A cada temporada eu tenho mais convicção de que o Cavs só faz besteira.

      É um time sem espírito, essa é a verdade. Time que não compete não ganha. Cleveland precisa de uma reformulação geral, desde a diretoria até os jogadores. Eu manteria no elenco apenas Irving, Waiters e Thompson, sejam esses titulares ou reservas.

      Acho que o Varejão tem que ser trocado, uma vez que o brasileiro ainda tem um bom mercado na NBA. Não é hora de segurar o Deng também, primeiro porque ele tem mercado e por isso o desembolso é significativo, segundo porque tem muito jogador de nível disponível no mercado em breve.

  • Zorg

    Duas boas escolhas do 76ers no draft desse ano (+ a contratação de um FA agregador ) podem possibilitar um futuro promissor a franquia por um longo período …..

  • Celso Cachali Jr

    Sixers realmente tem um futuro muito bom… mas mesmo assim não boto Fé ainda em NOEL… temos que ver como ele volta… por que se não sera um outro ODEN.

  • Guilherme

    Nenhuma surpresa entre os três primeiros.

    O Pessoal falando que o 76ers serão o “time do futuro”, sim tem tudo pra ser, Mas vejo no Magic um candidato mais forte a ser essa equipe do futuro.Tem vários talentos jovens no time como, Victor Oladipo, Nikola Vučević, Maurice Harkless,Tobias Harris. Alguns que ainda podem evoluir, Doron Lamb, Andrew Nicholson. E vão com duas escolhas para esse Draft, podendo ter uma top 3 e a outra ao que tudo incida top 15. Podem ai pegar um Randle, com a primeira escolha e um PG com a top 15.

    • Concordo, lembrando que ainda eles tem Jameer Nelson e Arron Afflalo para trocar em….

      Realmente o Magic está a frente do Sixers na reformulação, já pensaram esse time aqui: Shabazz Napier – Victor Oladipo – Jabari Parker – Tobias Harris – Nikola Vucevic.

      Meu pai do céu, com um banco de Harkless, Lamb, Nicholson + Free Agents(lembrando que eles tem CAP pra cacete), já vai pros Offs nessa temporada.

      • Guilherme

        Ou então Alisson, Napier – Oladipo – Harris ou Harkless – Randle – Vucevic. E no Banco Harkless ou Harris, Afflalo, Lamb, Nicholson, mais alguns Role Players da FA, e bem lembrado eles tem CAP pra caramba, da pra montar um time muito bom, e quem sabe irem para os Offs já na temporada que vem.

  • iuri_OKC

    e aquele “pseudo” quadruplo-duplo dele na primeira rodada (acho q foi na primeira)…simplesmente espetacular

  • Guilherme Martins

    Oladipo.

  • JPcortes

    Magic e 76ers tem tudo para terem um futuro fantastico

  • Merecido. MCW começou a temporada voando baixo, surpreendendo a todos. Teve aqueles primeiros jogos sensacionais que criou esperança em toda mídia internacional. Depois, é óbvio, caiu o rendimento, mas continuou com boas médias. Tem tudo pra evoluir bem no segundo ano junto a um time que promete e muito no futuro próximo.

    Olapido parecer ter mais talento, mas nesta primeira temporada MCW foi melhor.

  • AlexT-Wolves

    É o provável Busto se tornou no melhor jogador da classe kkkk.

    Uma peba q o Dieng não teve chances durante a temporada.

    • Michel Moral

      Dieng poderia mesmo estar nessa lista. Não entendi o porquê de não colocar o Dieng mesmo quando Pekovic estava machucado.

  • marquin

    Justo. Embora a campanha do Sixers tenha sido uma verdadeira piada.

  • rodrigohawks

    MCW e um monstro …. sem mais ….

  • Thiago Reis

    Ao contrário da maioria aqui acho MCW extremamente superestimado, e foi favorecido por uma das classes mais fracas dos últimos anos. Tem aproveitamento de quadra ruim (40%), é ridículo nos 3pt (26%), fraco pra razoável nos lances livres (70%), péssimo protegendo a bola (3,5 turnovers por jogo), teve seus números inflados pela campanha pífia dos Sixers esse ano quando ele simplesmente não era cobrado e podia fazer o que quiser em quadra, prova disso são seus 15.1 arremessos por jogo, incomum para calouros. Depois de tudo isso eu acho ele ruim?? Claro que não, ele tem talento, mas nunca para liderar um time ou ser um principal jogador, em minha opinião será um útil armador reserva, algo como Shaun Livingston!!!!

    • AlexT-Wolves

      Mas ele tem um futuro promissor. É muito atlético e ten tudo pra ser um grande defensor o melhor da posição só precisa melhorar os arremessos e ele mostrou q pode fazer isso.

      Sem contar q a maioria achava q ele seria Bust.

      • Thiago Reis

        Sim, Alex, não desconsidero seu potencial, principalmente defensivo, mas não o vejo liderando uma franquia, só acho que o Sixers apostaram demais nele, pra completar só faltava se desfazer do Thadeus Young, alguns acima falaram do Noel, mas a verdade é que é outro tiro no escuro, ninguém sabe como seu jogo vai se desenvolver na NBA e como vai se comportar depois da lesão. Se físico fosse sinônimo de sucesso garantido Thabeet era o melhor center da NBA rsrsrsrs!!!