Mike Budenholzer não é mais técnico do Atlanta Hawks. Franquia e treinador acertaram a rescisão de contrato nessa quarta-feira, depois de encontro que reuniu o gerente-geral Travis Schlenk e o dono da equipe, Tony Ressler. O acordo marca o fim de uma passagem de cinco temporadas do profissional pelo comando técnico do Hawks.

A liberação recente para que Budenholzer fosse entrevistado por times interessados, como Phoenix Suns e New York Knicks, foi um sinal de que a parceria estava mesmo chegando ao fim.

“Sou grato pelos cinco anos que passei como treinador do Atlanta Hawks e vou sempre valorizar as incríveis contribuições, o comprometimento e as conquistas dos jogadores com os quais tive a sorte de trabalhar. Vou olhar para trás com grande orgulho pelo que conseguimos alcançar em conjunto com o Hawks”, afirmou Budenholzer, ganhador do prêmio de técnico do ano, em 2015.

Contratado em 2013, Budenholzer deixa o comando do Hawks com um retrospecto de 213 vitórias e 197 derrotas. Considerado um dos melhores estrategistas da NBA, ele chegou aos playoffs em quatro de suas cinco temporadas disputadas, incluindo uma final da conferência Leste (2015). Como assistente do San Antonio Spurs, ele ganhou quatro títulos da NBA.

O treinador, de 48 anos, tinha contrato com a franquia de Atlanta, no valor de US$14 milhões, válido até 2020. De acordo com o repórter Marc Berman, do jornal New York Post, Budenholzer estava insatisfeito com a perda de autonomia interna e com o processo de reconstrução de elenco. Além disso, a franquia não queria pagar o alto salário do treinador neste período de reformulação.

Ainda segundo a publicação, Budenholzer tem interesse em assumir o comando do Knicks, equipe que o entrevistou no último domingo. “Nova Iorque é a primeira opção de Mike. Se eles oferecerem o cargo, ele dirá sim – até porque quer morar lá”, revelou uma fonte influente nos bastidores da NBA, em declaração ao New York Post.

Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Hawks pretende contratar um jovem treinador em ascensão para evoluir com a reconstrução do time. Os assistentes Stephen Silas (Charlotte Hornets), Nate Tibbetts e David Vanterpool (Portland Trail Blazers) e Ime Udoka e James Borrego (San Antonio Spurs) estão na mira da equipe de Atlanta para o cargo.

Vale lembrar que o Hawks terá três escolhas de primeira rodada no Draft deste ano – a própria (TOP 7) e aquelas que foram angariadas em negociações com Minnesota Timberwolves (#19) e Houston Rockets (#30), além de uma pick de segunda rodada (#33).

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Guilherme Petros

    Knicks, agora:

    – Ae Mike, vi que vc apagou as fotos de ATL. Queria saber se ta td bem…

  • vsr.snake

    Se for pro Knicks mesmo, tem boas chances de fazer um excelente trabalho.

  • É um excelente treinador, excelente mesmo. O time que ele montou com o Hoford, Teague, Milsapp e Korver era absolutamente divertido de assistir e mortífero. Se for para algum lugar que tenha algum talento (Atlanta não tem nenhum, Schroder não é o cara pra isso) volta a estar em evidência.

  • Franklin Gomes Peixoto

    Atlanta vem forte pro draft. Dou mais 3 anos de reconstrução no máximo.

  • Marcelo Desoxi

    Rapaz, ótimo técnico.

  • Jefferson Cavalcanti

    Por favor Suns contrata o maluco.
    Alô Robert Sarver.

    • Arthur B.

      Não dá … Já foi noticiado que o próprio preferiu sair da concorrência pela vaga de treinador do Suns. Uma pena…

    • Brad

      Não faria muito sentido pra ele, já que disseram que ele não tava satisfeito com um time que vai passar por uns 3 anos no minimo de reconstrução, no Suns vai ser a mesma coisa, a menos que eles deem uma descaralhada ( o que acho que vao fazer) com essas picks altas que têm.

      • Marcio

        O Devin Booker já avisou que não vai aceita fica mais um ano vendo os Playoffs do sofá não…. Se a mentalidade dos caras for de mais 3 anos de first pick, duvido muito segura os jovens que la estão…

        • Brad

          Verdade, acho que eles vão oq o pessoal vem ventilando : Se pegar a pick 2 pega o Doncic, trocas as outras 2 picks pela pick 3 e pega o JJJ. Seria o correto, também iria em cima do Jabari Parker, já que provavelmente vai ser trocado, acho que o time subiria de patamar fazendo essa mudanças.

  • Gabriel S Monteiro

    Se for pra NY vai ser excelente pra franquia.

  • Diego Costa

    Knicks é zicado pra porra. No mesmo ano em que eles podem ter um baita técnico, o KP pode perder a temporada toda. De qualquer forma, ele é um dos melhores técnicos dessa liga, e o Suns como sempre vacilou muito e não fechou com ele.

  • Gustavo

    Kobe Altman tem obrigação moral de mandar aquele WhatsApp maroto: “Não decida nada antes de falar comigo”.

  • Brad

    Se eu fosse o Hawks também teria ido por esse caminho. OFF : Se eu fosse o Hawks e ele ainda estivesse sobrando ( o que por burrice das franquias vai acontecer) minha pick 19 teria um nome : Jalen Brunson. Esse mlk tem tudo pra ser a maior steal do draft, tipo o que o Kuzma foi nessa temporada.

    • Albert Santos

      Concordo.

  • Fiasco City Tank

    Vem pra Oklahoma!!!

  • Doug

    É, cara…Hawks podem começar a montar um time bacana a partir do draft com tantas picks próximas…um projeto a longo prazo…por outro lado, o Budenholzer nos Knicks ia ser bonito…cara top…pegar esse punhado de meninos e tentar extrair o melhor dele…KP, Ntilikina, Mudiay, e até mesmo Burke e Hardaway Jr., podem permanecer para a formação de um time jovem…certo que, para além do Kristaps, o talento ali em NY é bem limitado…não será tarefa fácil, mas atrativo o mercado é, então, se não vingar em picks, que nem sei quais são as do Knicks, já facilita um pouco para formar um time com jogadores já consolidados…mas, creio que será mesmo um trabalho de reconstrução à longo prazo, a exemplo do que se inicia tb em Atlanta…

  • felipe fernando Oliveira

    Acho que ele fez besteira pois Hawks vai ter um bom espaço no CAP e tem bons valores jovens e uma otima pick. Se escolherem Doncic ja ficarão com um perimetro promissor com Dennis e Doncic, John Collins jovem que mostrou que pode ser muito útil. Então acho que Mike poderia continuar fazendo um excelente trabalho em Atlanta. Se for pra NY esta enrolado.

  • Andre Messetti Christofoletti

    Bom técnico, acho que vai pra NY ou Charlotte. Suns realmente perdeu uma opoetudoportde ouro para elevar a franquia em 2 anos. Não sei nao, mas Atlanta não aparece no meu radar de playoff nos próximos 2 anos. Antes era 1, agora 2.