Time de pior campanha na temporada, o Phoenix Suns iniciou a busca por um novo treinador. De acordo com o repórter Adrian Wojnarowksi, da ESPN, o gerente-geral Ryan McDonough e o proprietário da franquia, Robert Sarver, se reuniram nos últimos dois dias com Mike Budenholzer, ainda técnico do Atlanta Hawks, nome mais forte para o cargo.

Ainda de acordo com a publicação, Budenholzer e a equipe de Atlanta estão abertos a encerrarem uma parceria de cinco temporadas. Só que um possível acerto dele com o Suns não parece ser dos mais simples. O técnico ainda tem mais dois anos de contrato com o Hawks, no valor de US$13 milhões. Por isso, é possível que a franquia de Phoenix tenha que pagar alguma compensação (financeira/escolha de draft) para que o Hawks libere o treinador.

Budenholzer, de 48 anos, é natural do estado de Arizona e trabalhou durante 17 temporadas como assistente técnico de Gregg Popovich no San Antonio Spurs. Considerado um dos melhores estrategistas da NBA, ele acumulou o cargo de presidente de operações de basquete do Hawks até a chegada do novo GM, Travis Schlenk, no ano passado.

Em cinco anos em Atlanta, Budenholzer levou a equipe aos playoffs em quatro oportunidades. A melhor campanha foi na temporada 2014/15, quando o time liderou o Leste, com 60 vitórias na fase regular, e alcançou as finais de conferência. Como consequência do ótimo trabalho, ele foi eleito técnico do ano em 2015.

Apesar de Budenholzer surgir como favorito ao cargo, o Suns ainda tem encontros agendados com outros quatro treinadores. Nesta quarta-feira, a direção da franquia se reúne com David Fizdale, ex-técnico do Memphis Grizzlies. Nos próximos dias, os entrevistados serão Frank Vogel, ex-Orlando Magic, Steve Clifford, ex-Charlotte Hornets, e o atual treinador interino da equipe, Jay Triano. David Blatt, ex-técnico do Cleveland Cavaliers, e o assistente James Borrego, do San Antonio Spurs, também figuram na lista de interesses do time de Phoenix.

A expectativa do Suns é a de anunciar o nome do novo treinador antes da loteria do draft, que acontece no dia 15/05. Neste ano, a equipe do Arizona tem 25% de chances de angariar a primeira escolha do recrutamento. O pivô DeAndre Ayton e o armador/ala-armador/ala Luka Doncic aparecem com os principais alvos do Suns no draft.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Tem muitos técnicos bons na mira; Budenholzer, Fizdale, Vogel, Blatt. Qual a possibilidade do Suns ficar com o Jay Triano?

    • Alex Alves

      Ou Steve Clifford rsrs.

    • Arthur B.

      Eu espero que 5% hahahahaha

    • Vinícius Maia

      David Blatt?

      • Eu achei ele competente… Não? Hehe

        • Vinícius Maia

          Foi só para confirmar se estávamos pensando no mesmo Blatt kkk

          Cara, eu concordo contigo, mas acho que o filme dele na NBA deve ter ficado meio queimado depois de sua demissão no Cavs. Não acho que ele seja totalmente culpado pelos altos e baixos que a equipe vivia com ele no comando, pois mudou o técnico e o problema continua. Além disso, lembro dele reclamando publicamente dos atletas não seguirem seu esquema tático. Mas, querendo ou não, o filme do técnico sempre acaba queimado nessas horas e, se tratando de um estrangeiro, tenho minhas duvidas se alguma franquia da liga arriscaria de novo.

    • Cidadão de bem

      Blatt, Clifford e Vogel receberam propostas informas, já o Budenholzer esteve reunido com a diretoria na segunda e na terça, o Fizdale se reúne hoje a tarde, e o vogel talvez quinta ou sexta.

  • Doug

    Excelente notícia para os Suns…esse é um dos caras tops da liga…consegue extrair muito de jogadores medianos e impõe um esquema tático muito coeso…

  • Bom técnico, mas em Atlanta estava complicado ainda mais com um elenco ruim e com pouco futuro, no Suns pelo menos o Bud pode trabalhar com jovens mais promissores…

  • vsr.snake

    Vai assumir um pepinão, pessoal vai ter que dar tempo pra ele trabalhar.

  • KleineBosch

    É desse cara que o Suns precisa.

  • Mavscelo

    Bom técnico. Aquele time do Hawks em 14/15 era muito foda.

  • xmaah

    Vogel mal saiu de uma bagunça e já vai ser entrevistado em outra.

  • Arthur B.

    Deus queira que seja ele… É um ótimo treinador, pode dar finalmente um rumo para o Suns.

  • Vitor Martins

    Vão começar a construir uma cultura coletiva e de boa defesa, a lá Spurs. Como ele tentou fazer naquele Hawks que liderou o leste, só que dessa vez com mais talento. Booker, Jackson e a escolha desse ano. Acho que pra ele faz sentido. Lembrando que ele foi um dos caras responsáveis por desenvolver o Kawhi Leonard. Acredito que o Jackson vai crescer muito com ele. Tomara que dê certo!

  • JASPION DA MASSA

    Se conseguir o Mike Budenholzer já é um baita passo para melhorar o time . Tentar acertar o contrato do D.Booker logo e ter um pouco de sorte na loteria se ficar entre os dois primeiros , pega ou o Doncic ou Ayton . ainda fica com a pick 16 e pick 31 que podem ser usadas para despachar alguns encostos do elenco(Dudley , Chandler e Knight ) abrindo espaço no CAP para contratações.

  • // °Thiago √ The plaaayoooffs

    Ex técnico do Hornets nao. Rsrs

  • Cidadão de bem

    Espero que acertem com ele.. tudo indica que é o favorito ao cargo, segundo o Woj falou, a diretoria do Suns estava empolgada após a entrevista dele. Agora resta saber a forma que o Suns terá que pagar a compensação ao Atlanta Hawks, para poder tirá-lo de lá, talvez uma pick de segundo round já seja o suficiente.

  • vini #WEAREPHX

    vai ser o comandante dos 5 titulos seguidos #soubuddydobud

  • Guilherme

    É bom treinador. Dos nomes especulados, me parece o melhor para o Suns.

  • É tão bom treinador que com o time de G-League desse ano conseguiu não ficar com a pior campanha.

  • Diego Costa

    Só falta depois de especularem o Mike, os caras fecharem com o Steve clifford, que praticamente mata todos os jovens que jogam no Hornets.