D’Antoni elogia contratação, mas não garante titularidade de Carmelo: “Não importa”

NEW YORK - JANUARY 11: Carmelo Anthony #7 of the New York Knicks talks to head coach Mike D'Antoni during the game against the Philadelphia 76ers on January 11, 2012 at Madison Square Garden in New York, New York. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and/or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2012 NBAE (Photo by Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images)

Carmelo Anthony já é reforço oficial do Houston Rockets. A franquia confirmou que o astro de 33 anos assinou contrato nesta segunda-feira, colocando ponto final em um processo de recrutamento que havia sido iniciado ainda antes da offseason. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, ele assinou vínculo até o término da próxima temporada e receberá US$2.4 milhões em salários no período.

“Carmelo está comprometido conosco e, assim, não havia o que pensar. É um bom chutador que poderá espaçar a quadra para James Harden, como Chris Paul faz. Ele é dono de certas habilidades que serão bastante valiosas em alguns momentos e, quando não forem necessárias, ainda vai ser capaz de arremessar jogando duro – como qualquer outro atleta”, elogiou o técnico Mike D’Antoni, em entrevista ao jornal Houston Chronicle após o anúncio.

A contratação era considerada uma prioridade para a direção do Rockets, que tinha o experiente pontuador como o potencial substituto ideal no mercado para Trevor Ariza, que acaba de deixar a equipe texana. D’Antoni sabe que ambos são atletas de características radicalmente diferentes e compreender as dúvidas de diversos analistas com a mudança, mas acredita que pode fazer tudo funcionar.

“Eu entendo alguns dos céticos e questionamentos. Era a mesma coisa que diziam quando Chris chegou, lembram? Que não poderia jogar junto com James? Pois só cabe a nós provar que todos estão errados. A técnica de Carmelo é enorme e seu talento pode tornar essa equipe (ainda) mais formidável. Ele só quer ser parte do que temos aqui e, no final das contas, vencer”, argumentou o treinador.

D’Antoni e Carmelo já trabalharam juntos em 2011, durante conturbado período no New York Knicks. Um episódio que, garante, ficou no passado. “As coisas mudam em momentos diferentes da carreira e vida das pessoas. Naquela época, a franquia abriu mão de meio elenco para trazê-lo e todos esperavam que fossemos brigar por títulos. Não era realista. Havia muita pressão e isso cria rusgas mesmo. Mas nunca brigamos ou guardamos rancor um do outro”, assegurou.

Apostava-se, porém, que um certo revanchismo poderia se criar novamente entre ambos por conta da questão da titularidade. Uma aposta que não se confirmará, segundo D’Antoni. Ele revelou que, antes da efetivação da contratação, teve uma longa conversa de recrutamento com o reforço e ouviu do próprio que iria aceitar sair do banco de reservas se isso fosse necessário para o sucesso do time.

“Nada está decidido. Nós veremos o que será melhor para o time e faremos. Pode ser que Carmelo seja titular, pode ser que não. Isso realmente não importa. O que importa é certificar se todos compartilham o mesmo pensamento, para que, juntos, possamos derrotar o provável melhor time da história. Já conversamos e posso garantir que ele, definitivamente, compartilha”, esclareceu o técnico.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Elias Ferreira

    Vai ter que ralar para ser titular Caramelo!

    • Felipe Monteiro

      Sou muito mais ele do que James Ennis III

  • Danilo Celtics #Banner18

    tem q ser sexto homem , n tem como ser titular no lugar do PJ tucker nunca

    • Marcinho Mueller

      Mas o Tucker é PF. Melo vai jogar muito provavelmente de SF. O OKC que inventou de colocar ele de PF, mas ele sempre foi e sempre vai ser ala…

      • Guilherme Mota

        Na vdd quem inventou isso foi o Mike Krzyzewski na seleção, e ele rendeu PRA CARALHO. Questão é que o OKC é uma bagunça taticamente.

        • Francimarques Lakão

          E OKC realmente nao é padrão pra nada.

        • Wilker Pereira

          Na verdade e que naquela selecao americana podiam meter qualquer outro jogador da NBB ai naquela posicao que os EUA ganhariam do mesmo jeito!!

        • Marcinho Mueller

          Mas na seleção você pode colocar Isaiah Thomas de PF que vai dar certo…

      • Vinícius Maia

        Ele já jogou de PF no Knicks e rendia bem.

    • Thiago Marques

      Acho q o PJ vai pra 4, e ele na 3 daí

    • Michel Moral

      Vamos ver como vão se sair os testes.

      Pensando no equilíbrio da rotação, eu montaria assim:

      Starting Lineup:

      Chris Paul
      James Harden
      PJ Tucker
      Ryan Anderson
      Clint Capela

      Reserv.:

      Michael Carter-Williams
      Eric Gordon
      Carmelo Anthony
      James Ennis III
      Nenê Hilário

      Aí tem a possibilidade de encaixar o Gerald Green. Como CP3, Barba e Gordon sempre ficam em quadra (pelo menos um deles) e os três têm capacidade para levar a bola, poderia colocar o Green no lugar de MCW / James Ennis / Ryan Anderson.

      Falta mais um Center de ofício para o Rockets também.

      • Joabe#VamoSpurs

        Lucas Bebê, tá de 👀 nessa conversa, rs

      • Danilo Celtics #Banner18

        se ele perder a concorrencia pro ryan anderson ja pode aposentar

        • Michel Moral

          Não é perder. O técnico tem que definir o que é melhor para o time.

          Vc acha o Tucker melhor que o Eric Gordon?

          • Danilo Celtics #Banner18

            considero os 2 importantes

  • Michel Moral

    Perfeito, D’Antoni.

    Time que quer ser campeão tem que romper com essa vaidade de titularidade meramente por status.

    Melo tem que focar em ajudar o time. Não é mais o cara dos 30ppg. Se ele se sedimentar como chutador, vai calar muitos críticos.

    Eu não apostava que CP3 e Harden fossem funcionar tão bem. A chegada de Anthony, na minha concepção, é bem menos complicada em termos de adaptação, porque é um coadjuvante, podendo até ser reserva como menciona a matéria.

    Vale lembrar que foi contratado pelo mínimo, o que é um baita negócio.

    Haverá uma perda em termos defensivos, porque Ariza era especialista nesse quesito, mas Melo traz um upgrade ofensivo, desde que recupere a boa forma. Mesmo assim, Tucker, Capela e CP3 ainda formam uma base defensiva muito forte.

    • Doug

      Isso aí, Michel. Assino embaixo.

      • Michel Moral

        Pra falar a verdade, não sei qual vai ser a reação e o comportamento de Melo. Analisando a carreira dele nos últimos três anos, já é quase ex-jogador. Então, é bem isso que vc colocou: é um jogador jovem, que tem lenha para queimar, mas precisa ter a motivação de antes.

        Agora, nada me leva a crer que ele é incapaz de ser melhor, como muita gente diz por aí.

    • Vitor Martins

      Concordo, mas a titularidade do CP3 não é “status”? Não que ele não mereça (é obviamente o segundo melhor jogador do time), mas ele sai muitas vezes com poucos minutos jogados no primeiro quarto e entra pra comandar a segunda unidade. Se CP3 não fosse tão famoso, sei lá, se fosse um calouro com o mesmo desempenho, Gordon não seria o titular?

      • Michel Moral

        O Eric Gordon era reserva mesmo antes da chegada do CP3. É o equilíbrio do time entre as unidades. Acho até que esse sempre foi o triunfo D’Antoni.

        Não estou dizendo que vc faz isso, especificamente, mas a gente precisa olhar com muito mais profundidade para os reservas.

        Nesse sentido, mesmo que com o pior roster, ele vai continuar trazendo Gordon do banco.

        Sobre o CP3, eu vejo de uma forma diferente. Ele é titular absoluto e o segundo pilar do time (muitas vezes o primeiro, como a gente viu nos playoffs). Quando Mike D’Antoni o tira da rotação “cedo” é porque ele precisará recompor a segunda unidade. Ou seja, é uma questão puramente tática e não de status.

        O Rockets não funciona sem CP3 ou Harden em quadra. O time fica bem mais fragilizado. Por isso o técnico tira CP3 logo no início da partida, para que em seguida possa descansar o Barba (que geralmente começa o jogo voando).

        Enfim, é nessa perspectiva que Melo pode ajudar muito na rotação, pelo fato de ser um jogador de qualidade. Talvez agora D’Antoni continue tirando CP3 no começo e já introduzindo Gordon. Na sequência, ele descansa o Barba e coloca CP3 e Carmelo.

    • João LAL

      Como afirmou Michel, certamente o encaixe dele é muito mais simples do que CP3 com Harden.

      Mas acho que, inevitavelmente, ele terá que compor a segunda unidade. Não consigo ver o HOU enfrentando o poderio ofensivo do GSW com Melo e Harden ao mesmo tempo em quadra. Sem Ariza enfraquece muito a defesa.

      Vamos ver o que D’Antoni vai fazer, depois de encaixar o barba com CP3 eu parei de duvidar dele Kkkkkk

      • Michel Moral

        Pois é rs

        Eu também me surpreendi com D’Antoni (que vinha de uma sequência ruim de trabalhos), encaixar CP3 e Barba.

        Penso que Melo pode compor a primeira unidade como coadjuvante. Claro que o volume de jogo que ele possui vai cair drasticamente. Paul e Harden não podem sair da característica para dar moral para o Carmelo, espaço para ele chutar 20 bolas por jogo. Isso é um erro sem perdão!

        Mas concordo que ele pode compor a segunda unidade também. Se a gente considerar que Harden e CP3 não conseguiam ter descanso (sempre um ou o outro teve que ficar em quadra), a chegada de Melo pode desafogar a segunda unidade, que já tem um nome principal que é Eric Gordon.

        Acho que pode rolar das duas formas, mas tudo depende dos testes.

        • Uma rotação com Gordon e Melo vindo do banco é assustadoramente boa na teoria!

        • Rafa Oliveira

          Acho que nesse caso o que facilita o encaixe dos CP3 é o alto QI de basquete e a compreensão que ele possui do jogo em geral, a leitura de jogo do CP3 é absurda coisa que eu não vejo no Carmelo. Espero que de certo mas ainda mantenho o pé atrás, se o Carmelo compreender sua função acho que ele pode ser bastante útil, coisa que ele não faz há bastante tempo.

    • Guilherme Petros

      Eu só não concordo que o encaixe dele é mais fácil que do CP3 pq o Paul tem muito mais repertório que o Carmelo. O “Classic Melo” é um dos jogadores que menos combina com o run and gun. Porém, como vc disse, se ele se sedimentar como arremessador e vir como o principal pontuador da segunda unidade, ai o caldo engrossa legal! E foi pelo mínimo, um grande negócio.

      • Michel Moral

        Penso na nova leitura do Melo mesmo.

        Não vejo muita possibilidade de ele ser utilizado da maneira antiga. Na melhor das hipóteses, acredito que Carmelo venha para 14, 15 pontos por noite (chutando bem alto).

        Ele estará no time para chutar, pois é com isso que ele pode contribuir hoje.

        Ariza era muito mais rápido, mas tinha um repertório bem fraco também. Um jogador nota 5,5 / 6 em tudo que fazia no ataque (Melo tem um teto em maior do que essa nota).

        Sobre o run’n gun, um ano antes da chegada de CP3, o Ryan Anderson conseguiu se encaixar. Então, acho que Melo também pode, muito mais como um espaçador do que como um ball handler.

        • Eliézer Alves

          O difícil é crer que ele mudou a mentalidade, em okc ele era um espaçador e falou publicamente que não gostou, esperar pra ver

          • Michel Moral

            Verdade.

            O que serve de conforto é que OKC não é parâmetro para muita coisa.

            O time evoluiu muito pouco com a chegada de Melo e, principalmente, Paul George.

            Claro que PG teve um ano infinitamente melhor do que Melo, mas em termos práticos, o time continuou uma bagunça.

            George mesmo não tem característica de jogo que complementa o Westbrook, já que ele gosta muito de um jogo cadenciado, com a bola mais trabalhada e rotativa. Nesse ponto, Durant era muito mais flexível em termos táticos e, por isso, era um complemento melhor para o Westbrook.

            Se PG vem tendo dificuldade, que é um jogador no auge, imagina o decadente Melo?

            Na minha opinião, as duas últimas experiências de Anthony (OKC e final da passagem no Knicks) não servem muito como parâmetro para avaliar nada.

            Agora em Houston sim ele tem obrigação de jogar, pois chega ao time de melhor campanha da liga, que por muito pouco não foi campeão.

  • Joabe#VamoSpurs

    ” Ele revelou que, antes da efetivação da contratação, teve uma longa conversa de recrutamento com o reforço e ouviu do próprio que iria aceitar sair do banco de reservas se isso fosse necessário para o sucesso do time.”
    Depois desse trecho do texto, agora sim vejo q o Carmelão pode dá certo nos Rockets. Só com essa mudança de atitude, ganhou a minha torcida #GoMelo

  • Lucas Callado França

    Pode ser que Carmelo seja titular, pode ser que avacalhe o vestiário.
    Essas são as 2 opções reais.

  • Marcinho Mueller

    Não canso de repitir. Melo vai dar trabalho essa temporada e calar muita gente ai, já é a décima vez que to falando isso, e se não acontecer alguma lesão ou algum problema extra quadra. Vocês vão ter que engolir o gordinho, que pelo o que eu vi nos treinos de férias nem gordinho está…

    • Luiz Henrique Moura Matos

      HoodMelo ano passado estava destruindo nas férias .kkkkkk

    • Lucas Callado França

      Mas esse é o problema. São muitos “se” Se não machucar ninguém, se Melo aceitar um papel de coadjuvante, se o extra quadra funcionar….
      A realidade é q CP3 se machuca todo ano, Melo está há ubs bons 3 anos amassando aro e já demitiu o D’Antoni uma vez deixando o vestiário de NY uma feira.

    • Vitor Martins

      Galera zoa por conta da temporada dele em OKC, mas pode acontecer o mesmo com o Oladipo.

    • Francimarques Lakão
    • Guilherme Petros

      Eu tbm já falei isso umas 10 vezes aqui. Só na época do Knicks, eu falei umas 6. Aí falei o mesmo na época do OCK. Uma hora temos que acertar, po… hehehe

      • Marcinho Mueller

        Kkkkkkkkk eu não era do jumper essa época, e no OKC, eu falei que não ia dar certo… então até agora no jumper, em relação ao Melo, to com 100% de aproveitamento ahahaha

    • VictorLakers

      Hood melo é o maior craque em treinamentos … faz questão de gravar pra fazer propaganda enganosa!!

  • Matheus Pacheco

    Parei de ler os comentários quando o cara perguntou se a titularidade do CP3 não é status kkkkkkkk

  • Magic Paquetá
    • KlayMVP

      esse cara é um comédia, só fala merda,clubista ao extremo.

      • Guilherme Petros

        mas a proposta é essa mesmo, ue

  • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

    No Rockets ele aceita ser reserva e no OKC não?
    Difícil saber quem está sendo bundão agora.
    Alguma coisa aí não bate.

    • Guilherme Petros

      ele aceita enquanto a temporada não começa. o discurso é sempre assim mesmo

      • VictorLakers

        Pse, e ainda vai “ser reserva” do pj tucker segundo alguns hahahahah!

    • Marcio

      Realmente alguém esta faltando com a verdade! Antes da temporada começa tudo e flores, conhecendo o carmelo, vamos ter um vestiário problemático em Houston!

      • Thomazbrasil

        Mais problemático que do Lakers duvido…

  • Guilherme Petros

    “NBA contrata primeiro jogador vindo direto da NBB.
    Depois de um ano no Olaria, o astro Carmelo Anthony é anunciado oficialmente pelo Houston Rockets.”

  • Marcelo Desoxi

    #HoodieMelo

  • Marcelo Desoxi

    Reserva para quê ?
    Se a permanência do Ariza tivesse se confirmado, seria a favor do Melo na reserva. Como isso não ocorreu, não faz sentido ficar no banco para Rhyno/Ennis jogar no lineup, me ajuda né.

    Se PJ for para 4 , bota o Melo na 3, se Tucker for para a 3, joga o Anthony na 4.

    Simples demais.

    • Thomazbrasil

      E pede para o Espírito Santo defender por todos né?

      • Marcos Oliveira

        Capela, Tucker e CP3 são ótimos defensores…

      • Marcelo Desoxi

        kkk até porque o Ryan Anderson é um DPOY.

      • Guilherme Petros

        Mas isso complicou desde que saiu o Ariza e Luc e chegou o MCW e o Melo pra repor. Ai não tem milagre que faça o time defender, não importa o line-up… rs

  • arruda91 arruda

    se fazer o arroz feijão, pode ser muito útil para o time, se fica de birra provavelmente vai ser chutado, ai praticamente perderá a ultima oportunidade de ser campeão

  • Rafael L

    Ele tem q ser reserva msm e jogar qd o harden n estiver em quadra, o barba só passa pra pivô e pra bola de 3…Melo n terminará a temporada no houston com tanta birra q vai fazer

    Esse obeso

  • Diego Costa

    Declaraçao política apenas. Óbvio que vai ser titular, bancar pro Ennis que não vai ser.