Mike D’Antoni: “Harden é um dos melhores armadores que já vi”

Mike D’Antoni superou uma sequência de trabalhos frustrados e revive os melhores momentos da carreira ao conduzir o Houston Rockets de volta ao topo do Oeste. Mas o técnico assegura: o sucesso deve-se muito mais aos comandados do que ao comandante. E um comandado, lógico, tem espaço especial: James Harden, que vem retribuindo a confiança do treinador com uma temporada digna de MVP atuando como armador principal.

“James aceitou uma nova posição e, então, alcançou um nível que eu não poderia imaginar. Ele está fazendo algumas coisas que nunca foram feitas na NBA. É um dos melhores armadores que já vi. A forma como orquestra o jogo é simplesmente incrível”, exaltou o ex-técnico de Phoenix Suns, que, a nível de comparação, comandou o lendário Steve Nash em duas campanhas coroadas com prêmios de MVP.

Harden lidera a liga em média de assistências (11.9) com folgas e é o segundo atleta com mais triplos-duplos na temporada (nove), só atrás de Russell Westbrook. Possível favorito ao prêmio de jogador mais valioso da liga, o ala-armador de origem acumula 28.3 pontos e 8.2 rebotes – além dos já citados passes decisivos – em 36 jogos disputados na campanha.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • pedrokadf

    Quando soube que ele iria exercer essa nova função pensei ” putz, Mike Dantoni já chegou fazendo besteira, quer fazer com o barba oq fez com Nash, isso não vai dar certo, o barba não vai aceitar assim como não vão encaixar ”
    Hoje eu digo, foi a melhor coisa q aconteceu neste time, Harden cresceu demais, essa nova função favoreceu seu jogo, sem contar q a saída do D12 foi essencial para isso (outra coisa que eu não gostei na época, Saída do D12)…
    Candidato a MVP, Hoje só enxergo ele West e LBJ na disputa…
    Vai depender muito da posição da tabela de cada um, acho q James corre por fora, não pq está em um nível abaixo, mas pq já ganhou demais…

  • Temporada para calar de vez os críticos que insistiam no absurdo. Harden é talentosíssimo, falha apenas na defesa. Beira o jogador completo.
    Por ser OKC torço para que perca o MVP, mas é inegável que é o principal favorito.

    • Kleber Silva

      Kawhi Leonard é mais completo….mesmo não tendo a eficiência ofensiva do Barba…..mas defende como um cão de guarda!!!!

    • Paulo Ribeiro

      “falha apenas na defesa”

      Problema é que isso não é só um detalhe do jogo, é 50% ou mais do esporte. Porém, Westbrook não faz uma temporada boa nesse aspecto também porque se preocupa mais em buscar rebotes para TD do que voltar para a defesa ou marcar seu jogador.

  • Fabians

    Nao posso falar c precisao pq nao venho assistindo os jogos do houston desde o começo da temporada, mas se as assistências do harden forem as q ele deu nos últimos 2 jogos essas estatísticas sao meio enganosas, pq a maioria ele chega p fazer a jogada e toca p cara do lado q arremessa de 3 msm estando marcado, e o time do houston tem bons arremessadores… e nao sao nem aquelas q ele corre p infiltrar e joga p cara livre arremessar de 3…

    • Fabians

      Pra mim o melhor jogador no momento eh o westbrook seguido pelo harden, so q campanha pesa e o okc ta eh em declinio parece…

    • TRUETHIAGO

      Os Rockets são disparado o time que mais arremessa de fora na temporada (quase 40 tentativas por jogo), óbvio que boa parte das assists dele vem daí. E também dá muitas alley-oops para os Big Mens (Capela, Harrell) completaram. Não entendi qualquer o demérito nisso.

      Se for para contestar, eu usaria contra o número de TOs dele que também é muito alto. Há jogadores com médias menores de assistências, pórem que cuidam melhor da bola e possuem um ratio superior (assist per TO) e acabam sendo mais eficientes passando, como o CP3. Só que aí esse problema vale igualmente para o seu Westbrook, ambos lideram a liga em média de erros.

      • Rafael Al

        Resumindo ele é hater do Harden

        • TRUETHIAGO

          Sei lá se é, meu ponto é que se for analisar de maneira séria precisa utilizar os mesmos critérios, a mesma régua para todos, e não diferenciar de acordo com a preferência pessoal, ou então não dá para levar a sério.

          Vale para Harden, Westbrook, Durant, LeBron, Curry, Irving, enfim.

          Ontem tinha nego questionando o Curry ser o mais votado entre os G do Oeste (e realmente Westbrook e Harden fazem temporadas melhores) mas não falava nada do Irving ser o mais votado do Leste. E se comparar os números de ambos, a temporada dos dois é super parecida em praticamente todos os quesitos: PPG, RBT, AST, STL, PER, e tal.

          Vamos ser coerentes, pessoal. O debate agradece.

          • ThiagOo25

            Pois é…não entendi direito…vai ver para as assistências valerem tem que ser ala Rajon Rondo em tempos de Celtics, toda trabalhada na arte.

          • Killer Crossover

            Mas há uma diferença entre os concorrentes do Curry no Oeste e os do Irving no Leste, e saltitante não ??? Óbvio que ele tem mais votos do que se espera “por justiça”, mas ele ao lado de grandes nomes com KD, Lebron e Kobe tem um tênis assinado por ele, da Nike (acho que isso não influência e muito ?), fora que não é absurdo algum ele estar à frente “apenas” de nomes como Wall, Thomas, Lowry na posição (e desconsiderando os guards).

            Mesmo com o que disse acima, continua sendo uma quantia escandalosa de votos pra ele, mas não muda o fato de que os guards do Oeste tem mais do que reclamar por assim dizer.

          • TRUETHIAGO

            Curry > 523 mil
            Harden> 519
            Westbrook > 501

            Irving > 543 mil
            Thomas > 193
            Lowry > 128
            Wall > 87
            Walker > 52

            A diferença de votos do Curry para Harden e Westbrook é mínima, totalmente reversível numa próxima parcial. Irving é disparado o mais votado do Leste, nem somando a votação desses outros 4 que eu citei, e que na minha visão fazem temporadas equivalentes, chegam nele.

            Veja bem, não estou criticando a escolha em si e não vejo nenhuma injustiça se ele for um dos titulares do ASG, agora falar que a votação que o Curry tem é absurda, injusta, etc, e não dar um pio em relação a do Irving, desculpe, mas não é nada coerente.

          • Victor Chittolina

            Bastante sensato o teu comentário. Eu mesmo votei Thomas, DeRozan, West e Harden nos backcourts de leste e oeste, respectivamente.

            Eu acho que a grande revolta geral em relação ao Curry, não diz respeito diretamente a ele, mas sim ao fato de que, se ele for um dos selecionados, vai faltar lugar pra Harden ou Westbrook, apontados pela maioria como os dois melhores jogadores da temporada, individualmente falando.
            No leste isso não acontece porque os armadores principais estão em níveis muito próximos, sendo muito questão pessoal a escolha entre Irving, Lowry, Thomas, Wall ou Walker.

            Acho a situação do Curry diferente da do Pachulia, em que a maioria concorda que ele não deve estar ali, ainda que possam haver discordância em quem deveria ocupar o lugar: Davis, Cousins, Leonard, principalmente. Sabe-se que há uma injustiça, mas é difícil apontar com quem.

  • WESLEY

    Concordo

  • Rafael Al

    Harden e Magic Johnson não consigo diferenciar.. Harden gastando a bola laranja

    • Danilo Veroneze #GreenRunsDeep

      que isso cara kkkk , ele é um craque mais comparar com magic ?

      • Rafael Al

        É zueira mano Harden joga muito mas não chega no magico.. apenas uma zueira kkk